FACAMP Formação Completa


PREPARANDO PARA O SÉCULO 21

Para inovar o ensino universitário e capacitar os alunos para enfrentar os desafios da empregabilidade no século XXI, a FACAMP dispõe de:

  • * direção competente, experiente no desenvolvimento do ensino de excelência, sintonizada com o mundo em transformação e na vanguarda das novas tendências educacionais;
  • * professores altamente qualificados, titulados e conectados ao mercado de trabalho, professores que gostam de ensinar e de aprender;
  • * ensino personalizado e não de massa, que permite contato estreito entre professores, coordenadores e alunos, capaz de atender às diferenças individuais de aprendizado e fundamental para o desenvolvimento das competências e para o amadurecimento intelectual;
  • * tempo integral que permite assistir aulas, realizar atividades de prática profissional, estudar e desenvolver plenamente suas capacidades intelectuais e pessoais;
  • * campus arborizado, agradável, equipado e à altura do projeto pedagógico.

Essas são as bases que permitem à FACAMP oferecer aos seus alunos uma formação integral. Uma formação técnica de excelência aliada ao desenvolvimento das competências pessoais.

 

FORMAÇÃO INTEGRAL = FORMAÇÃO TÉCNICA DE EXCELÊNCIA + DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS PESSOAIS

FORMAÇÃO TÉCNICA DE EXCELÊNCIA

A formação técnica de excelência é a base fundamental para o sucesso profissional no mercado de trabalho ou em seu próprio negócio.

Uma formação técnica de excelência requer:

  • * domínio de todas as técnicas profissionais, que são cada vez mais complexas em todas as áreas do conhecimento;
  • * visão de conjunto das técnicas, que deem ao aluno uma perspectiva ampla e sistemática de todas as técnicas profissionais;
  • * interdisciplinaridade, proporcionada pela integração dos diversos ramos
    do conhecimento;
  • * conhecimento do Brasil e do mundo, de seus problemas empresariais, econômicos, sociais, políticos, culturais, tecnológicos e éticos;
  • * domínio das principais ferramentas digitais e dos principais bancos de dados necessários ao exercício da profissão.

O domínio de línguas também é requisito indispensável para a formação do profissional de sucesso, que precisa ser capaz de se expressar com fluência em Português e Inglês.

A FACAMP dá grande ênfase à Prática Profissional dentro da escola, preparando o aluno para o Estágio Qualificado. A Prática Profissional é realizada nas Oficinas, no Escritório-Modelo, no Juizado Especial Cível, nas Agências e nos Laboratórios e ganha complexidade crescente ao longo do curso.

A FACAMP criou programas de Educação Internacional, indispensáveis para que o aluno adquira experiência internacional. São programas inéditos e exclusivos para seus alunos, em parceria com instituições de excelência. Os programas vão além dos intercâmbios tradicionais e incluem, além de aulas e palestras, visitas técnicas e culturais e encontros com lideranças empresariais e políticas.

Empreender é, hoje, a aspiração de grande parte da juventude. O Centro de Empreendedorismo da FACAMP é fruto da parceria com a Judge Business School - University of Cambridge. Inspirado na experiência do centro de negócios mais dinâmico da Europa, o Centro de Empreendedorismo atende à vocação dos alunos da FACAMP de se tornarem empreendedores.

Participam do Centro de Empreendedorismo da FACAMP alunos, ex-alunos, professores e empresários.

O Estágio Qualificado, ao final dos cursos, é a última etapa da prática profissional e primeiro passo do aluno em direção ao mercado de trabalho.

DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS PESSOAIS

O desenvolvimento das potencialidades de cada um dos alunos é meta da FACAMP. O desenvolvimento das competências pessoais exige turmas pequenas e diálogo permanente com os professores e coordenadores.

Na FACAMP, cada aluno é uma pessoa e não um número.

I. COMPETÊNCIAS COGNITIVAS

* O desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de argumentação é um requisito fundamental para pensar problemas complexos e para saber expor pontos de vista de maneira sintética e ordenada. A FACAMP oferece disciplinas de Lógica e Teoria da
Argumentação no 2º ano dos seus cursos;

* O domínio de línguas é indispensável para saber pensar e se expressar por escrito e
oralmente. Na FACAMP, há 4 semestres obrigatórios de Língua Portuguesa e 6 semestres de Língua Inglesa, que é hoje um requisito essencial para o profissional de sucesso;

* O estudo de outras línguas estrangeiras como Espanhol, Alemão, Francês, Italiano, Mandarim e Coreano, torna-se cada vez mais importante no mercado de trabalho.

ii. COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS

A ênfase no aprimoramento das competências interpessoais é uma das características fundamentais do Projeto FACAMP.

O desenvolvimento das competências interpessoais tem três suportes:

* os valores da FACAMP: lealdade, solidariedade, respeito à diversidade - de crença, de posição social, de gênero, de cor -, trabalho dedicado;

* turmas pequenas, que facilitam a interação social e estimulam a coesão do grupo;

* campus com muitos e agradáveis espaços de convivência, que favorecem o relacionamento.

O desenvolvimento das competências interpessoais se dá no trabalho em grupo, nas salas de aula, nos  Laboratórios, Oficinas de Trabalho, Agências, Escritório Jurídico Modelo, Centro de Empreendedorismo, Centro de Engenharia Aplicada (CEAF), Centro de Inovação Tecnológica (CITEC).

O método utilizado para o desenvolvimento dessas competências se apoia:

* no desenvolvimento da empatia: aprender a colocar-se no lugar do outro,
compreendendo seus valores, seus interesses, suas emoções, seus problemas;

* no conhecimento das regras impessoais que regulam as relações sociais e o
funcionamento do mundo social;

* na capacidade para organizar grupos, liderar e ser liderado, negociar soluções para
os conflitos.

III. DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE

O novo tempo exige que o ensino universitário vá além da simples reprodução ou memorização do conhecimento: o profissional de excelência deve necessariamente ser criativo. A criatividade não é atributo de gênios: pode e deve ser desenvolvida no ensino de qualidade.

Na FACAMP, há o estímulo permanente ao exercício do espírito crítico e da autonomia do aluno, os dois pressupostos da criatividade.

São necessários, porém, espaços específicos onde o potencial criativo do aluno possa florescer, como o Centro de Empreendedorismo, o Centro de Inovação Tecnológica, o Maker Lab e o Centro de Engenharia Aplicada.

Outro recurso educacional utilizado pioneiramente, no Brasil, pela FACAMP é o ensino de Artes:

oferecemos a partir do 2º ano, disciplinas de Artes Plásticas, Literatura, Cinema e Design.

IV. CAPACIDADE PARA TOMAR DECISÕES INOVADORAS

A FACAMP proporciona ao aluno o desenvolvimento da capacidade de tomar decisões inovadoras, característica indispensável ao profissional de sucesso.

Tomar decisões inovadoras exige:

* domínio da informação, inclusive com uso de BIG DATA;

* conhecimento da realidade: tecnológica, empresarial, jurídica, social, cultural e política do Brasil e do mundo;

* capacidade analítica que permita mapear corretamente os problemas, requisito indispensável para a busca de soluções;

* examinar alternativas possíveis com o auxílio de técnicas variadas, construção de cenários, projeções de tendências etc;

* exercitar a visão de futuro e utilizar a imaginação criadora;

* ter competência para executar a solução encontrada.