Função da Ouvidoria
• Receber, analisar, encaminhar e responder ao cidadão/ usuário suas demandas;
• Fortalecer a cidadania ao permitir a participação do cidadão;
• Garantir ao cidadão o direito à informação; Forma de Atuação;
• Ouvir as reclamações, denúncias, elogios, solicitações, sugestões ou esclarecer as dúvidas sobre os serviços prestados;
• Receber, analisar e encaminhar as manifestações dos cidadãos aos setores responsáveis;
• Acompanhar as providências adotadas, cobrando soluções e mantendo o cidadão informado;
• Responder com clareza as manifestações dos usuários no menor prazo possível.

Quem é o Ouvidor?
• É um docente ou técnico administrativo facilitador das relações entre o cidadão e a Instituição. Atualmente a Ouvidora Geral da FACAMP é a Professora Doutora Ana Beatriz Linardi

Função do Ouvidor
• Estabelecer canais de comunicação de forma aberta, transparente e objetiva, procurando sempre facilitar e agilizar as informações;
• Agir com transparência, integridade e respeito;
• Atuar com agilidade e precisão;
• Exercer suas atividades com independência e autonomia, buscando a desburocratização;
• Fomentar a participação do cidadão no controle e decisão dos atos praticados pelo gestor público