Prática Profissional

1.450 horas

CENTRO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA FACAMP – CITEC

A formação de um aluno de Engenharia de Computação deve enfatizar a capacidade de empreender e de inovar. No CITEC, o aluno estuda o processo de inovação, desde a estruturação de uma proposta até sua implementação, discutindo a importância da inovação na competitividade empresarial. Os projetos de inovação são desenvolvidos a partir de demandas empresariais reais, e ideias e protótipos são gerados no Maker Lab da FACAMP. O programa do CITEC é desenvolvido em três semestres:

• No sexto semestre do curso, o aluno é preparado para atuar no ambiente de Inovação, compreendendo necessidades e problemas e desenvolvendo soluções robustas. Os alunos, em pequenas equipes, assistem a palestras sobre inovação, fazem visitas a empresas e estudam as etapas do desenvolvimento de um projeto inovador para propor um produto de Internet das Coisas, que é desenvolvido no MAKER Lab FACAMP;

• No sétimo semestre, os alunos desenvolvem soluções a partir de desafios propostos por empresas. O projeto pode ser desenvolvido na empresa, na escola ou nos dois ambientes. As equipes são orientadas por professores da FACAMP e por profissionais designados pela empresa que acompanham o desenvolvimento da inovação em processos, produtos ou serviços relativos aos seus negócios;

• No oitavo semestre, a partir da prospecção de oportunidades de negócios, são desenvolvidos projetos de inovação, seja por sugestão das empresas, seja por propostas dos alunos. Os alunos podem desenvolver seus próprios projetos sob a supervisão de professores e, no último ano do curso, devem apresentar uma proposta estruturada de start-up ao Centro de Empreendedorismo da FACAMP.

 

MAKER Lab FACAMP

No segundo semestre de 2017, será inaugurado o MAKER Lab FACAMP, um laboratório de criação e execução de projetos, de protótipos e de novos produtos. O MAKER Lab FACAMP será similar às mais modernas iniciativas mundiais para o desenvolvimento de ideias, inovações e novos negócios.

No espaço do MAKER Lab, os alunos e professores da FACAMP terão acesso a sofisticadas ferramentas para elaboração de projetos digitais. Terão à sua disposição os mais avançados equipamentos de manufatura.

 

 

OUTRAS ATIVIDADES DE PRÁTICA PROFISSIONAL

 

PROJETO INTEGRADO DE ENGENHARIA

Durante os três primeiros semestres, os alunos, orientados por uma equipe de professores, aprendem a criar soluções estruturadas executando projetos. Os principais objetivos são integrar os conteúdos básicos da engenharia, estimular o trabalho em equipe e acompanhar todas as etapas de um projeto.

LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO

O estudo das linguagens de programação começa já no primeiro semestre. As duas principais linguagens de programação, Java e C, são estudadas em profundidade através de trabalhos práticos e de desenvolvimento de projetos.

Nestas atividades de laboratório, o aluno também toma contato com diversos problemas práticos como a conectividade e a transmissão dos dados (estudo de redes), o uso da inteligência artificial, o uso da computação gráfica e a gestão do banco de dados.

Os laboratórios também permitem que o aluno aprende a manejar com fluência as outras linguagens mais utilizadas nos dias de hoje como Windows, Linux, VirtualBox, SQL, Erlang, Javascript, Python, Quartus, BCCD, Apache, Groovy, Blender, Opengl.

LABORATÓRIO DE SISTEMAS DIGITAIS

Nestes Laboratórios, o aluno desenvolve projetos de sistemas digitais baseados em princípios da física, eletrônica, cálculo e teoria da transmissão de dados. Utilizando kits específicos, osciloscópios, protoboards, componentes eletrônicos e microcomputadores, o aluno compreende o entendimento e manipulação do sistema via software.

Laboratório de Redes de Computadores

No Laboratório de Redes, o aluno analisa problemas de comunicação de dados entre computadores à luz do modelo de referência ISO/OSI, projeta e implementa soluções baseadas em protocolos de redes locais, desde os níveis físico e de enlace, previstos em normas IEEE 802, passando por questões de roteamento, comunicação de mensagens e desenvolvimento de aplicações distribuídas sobre a arquitetura TCP/IP, até a instalação e configuração de serviços para redes corporativas e Internet.

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE

A partir de estudos de casos reais, o aluno analisa problemas de integração de sistemas nas empresas. Nestes laboratórios, o aluno avalia as necessidades dos clientes, especifica os requisitos de software, projeta, desenvolve, implementa soluções de software.

ESTÁGIO QUALIFICADO

Para a FACAMP, o estágio exige maturidade e formação avançada em Engenharia. Desse modo, a sua realização na fase inicial de formação não contribui para que o aluno adquira visão de conjunto do mercado e da empresa. Por isso, a FACAMP criou um programa de Prática Profissional Avançada que leva o aluno, passo a passo, a entender a complexidade da área profissional na qual está sendo formado. A parceria da FACAMP com grandes empresas garante atividades profissionais diferenciadas que preparam o aluno para o ingresso no mercado de trabalho no momento certo. O Estágio Qualificado também pode ser realizado no CITEC.

 

PROGRAMAS ESPECIAIS

EDUCAÇÃO INTERNACIONAL

A FACAMP conta com um inédito e exclusivo programa de educação internacional para todos os seus alunos fluentes em Inglês. Desde 2016, cerca de 300 alunos, metade deles com bolsas de estudo, participaram da Educação Internacional na Alemanha, China, Inglaterra, Rússia, Itália, Canadá, EUA, Holanda, França e Coreia do Sul. Para o curso de Engenharia de Computação são oferecidos os seguintes programas:

·      Bidiplomação em Engenharia na Coreia do Sul 
·      Estados Unidos
·      China
·      União Europeia
·      Holanda
·      Rússia
·      Canadá

 

CENTRO DE EMPREENDEDORISMO

O Centro de Empreendedorismo da FACAMP desenvolve as seguintes atividades:

• Estudo de casos reais;
• Debates mensais com empresários de sucesso;
• Cursos intensivos sobre inovação e criação de empresas;
• Discussão de negócios originais entre alunos, professores da FACAMP e empresários brasileiros;
• Formulação de projetos de investimento;
• Apoio financeiro, jurídico, de marketing e contábil para as empresas criadas no Centro.