fbpx
Conhecimento, habilidade e atitude: palestra do Engenheiro Pedro Colleta

Conhecimento, habilidade e atitude: palestra do Engenheiro Pedro Colleta

Conhecimento, habilidade e atitude são, para o Engenheiro Pedro Colleta, os requisitos fundamentais para a análise e a solução de problemas nas mais diversas áreas. Formado em Engenharia Química pela UNICAMP em 1986, Pedro Colleta trabalhou na Unilever, na Pepsico e foi Presidente da Kimberly-Clark. Em sua palestra, apresentou algumas de suas experiências ao longo da carreira profissional e orientou os alunos do 2º ano das Engenharias de Produção e de Computação sobre a importância dos conhecimentos técnicos na carreira de Engenharia e na carreira executiva.

O palestrante enfocou três vertentes fundamentais: conhecimento, habilidade e atitude. Por meio de vários exemplos vivenciados ao longo de sua carreira, mostrou a importância do conhecimento de conteúdos básicos, como a química, a física e a matemática, para análise de problemas das mais diversas áreas, inclusive para selecionar candidatos a vagas específicas nas empresas. Os alunos participaram da construção de soluções dos problemas exemplificados e viram a importância do conhecimento, como um dos pilares necessários para atingirem uma meta arrojada.

A segunda vertente, que é a habilidade, depende da prática, de colocar a mão na massa, e os nossos alunos vivenciam  isso logo no 3º ano de faculdade, em programas como o CEAF e o CITEC.

A terceira vertente, a atitude, depende do engajamento e ação de cada um em projetos que tornem o mundo melhor. A interação com o palestrante foi, nesse sentido, muito enriquecedora para os alunos.