Av. Alan Turing, nº 805 - Barão Geraldo – Campinas

Atividades Semanais Remotas durante o período de suspensão das aulas

[phone][arve url=”https://vimeo.com/400596001″ /][/phone]

[notphone]
[tmm_video type=”vimeo” width=”1024″ height=”580″ sc_id=”sc1585148551872″]https://vimeo.com/400596001[/tmm_video]
[/notphone]

Válidas entre 30/03/2020 e 12/04/2020

Parte I: princípios gerais

  1. O momento é excepcional e grave. Nosso desafio é preservar a segurança de toda a comunidade acadêmica da FACAMP e, ao mesmo tempo, oferecer a melhor solução para a manutenção da qualidade de ensino durante a incontornável suspensão das aulas.
  2. De maneira emergencial, ofereceremos aos nossos alunos, enquanto durar a suspensão das aulas, atividades on-line, com o objetivo de mantê-los intelectualmente ativos e em contato com o conteúdo programático do semestre. Essas atividades não substituirão as aulas presenciais suspensas.
  3. Quando for possível retomar as aulas presenciais, a FACAMP realizará estudos para a readequação do Calendário Escolar e para completa reposição de aulas presenciais e dos conteúdos do atual semestre letivo.
    1. As atividades remotas aqui sugeridas serão, no entanto, consideradas na nota final semestral.
  4. Este conjunto de regras pretende informar aos alunos como funcionarão as atividades semanais remotas (on-line), que todos devem realizar entre 30/03 e 12/04.
    1. Se a suspensão das aulas for ampliada por determinação das autoridades, novas regras poderão ser aplicadas, mas os princípios de funcionamento das atividades serão os mesmos. Todos serão informados no devido tempo se for necessário estender a aplicação dessas atividades.

 

Parte II: funcionamento

  1. As atividades on-line são renovadas semanalmente. São obrigatórias e valerão notas.
  2. O peso de cada atividade semanal na nota final do semestre só será determinado ao final da suspensão das aulas e após a determinação de um novo calendário escolar. Ou seja, o peso dependerá do número de semanas em que as aulas serão suspensas.
    1. Ainda não podemos informar como funcionarão as avaliações escritas individuais regulares do semestre: provas bimestrais, semestrais e exames de segunda época.
    2. Tudo dependerá da extensão da suspensão de aulas. Todos serão informados no devido tempo. Por ora, as atividades semanais são instrumentos válidos de avaliação e comporão a nota final do semestre.
  3. As atividades remotas serão determinadas semanalmente pelos docentes de cada disciplina e turma em que você está matriculado de maneira regular ou em DHE.
    1. Alunos matriculados em DPDF não precisam realizar as atividades de forma obrigatória, mas entendamos que é altamente recomendável que o façam.
    2. Exemplo: se você está matriculado em 8 disciplinas regulares e 1 em DPDF, você deverá realizar obrigatoriamente atividades para as 8 disciplinas regulares, sendo voluntária a realização das atividades da disciplina em DPDF.
  4. Cada uma das atividades será elaborada com o intuito de estimular a atividade intelectual e deverá ocupar entre 2 e 4 horas de dedicação semanal por disciplina.
  5. Iniciando-se em 30/03, e em todas as semanas em que durar a suspensão de aulas, os professores inserirão no Sagres Portal, no Plano da Aula correspondente ao primeiro dia de aula da semana, as instruções para atividade da semana que se inicia.
  6. Os alunos terão prazo de até 7 dias (os docentes determinarão os prazos) para responder às atividades e enviá-la ao docente responsável através de e-mail especial criado para esse fim: o e-mail será sempre o código da disciplina em que está matriculado regularmente.
    1. Exemplo: a disciplina “Introdução à Economia” para curso de Economia tem o código ECO701. Neste caso, o aluno matriculado nessa disciplina enviará as respostas para o e-mail eco701@facamp.com.br
    2. Esse e-mail será, por ora, o canal de comunicação para o registro de dúvidas sobre a disciplina em questão.
    3. O uso desses canais oficiais de comunicação é fundamental para que registremos as atividades remotas e possamos atribuir notas.
    4. As respostas das atividades semanais serão avaliadas de 0,0 a 10,0 e comporão a nota semestral da disciplina, em pesos a serem determinados quando houver a definição da quantidade de semanas de suspensão.
  7. Uma semana após a postagem da atividade da semana 1, os docentes estarão ao vivo, através da plataforma ZOOM (https://zoom.us/), para comentar os resultados da tarefa 1 e anunciar as atividades que serão realizadas na semana 2. Nesses encontros, que podem ter a duração da aula presencial, o professor poderá ainda esclarecer dúvidas sobre o conteúdo.
    1. Acesse https://www.facamp.com.br/coronavirus/como-usar-o-zoom/ para um manual de uso do ZOOM.
  8. Convencionalmente, os docentes estarão ao vivo sempre no horário da primeira aula da semana da disciplina.
    1. Exemplo: se o aluno tem aulas da disciplina ECO701 às terças, às 8h, e às quintas, às 10h, ele deverá entrar ao vivo na terça-feira, às 8h.
    2. Poderão, no entanto, ocorrer alterações na escala dos encontros, para evitar sobrecargas. Os horários de atendimento estarão sempre disponíveis no Portal.
    3. Para cada sessão ao vivo, o docente postará no Sagres Portal, no plano de aulas, no dia e horário correspondente ao encontro, um “link ou ID de reunião” que é a terminologia que o ZOOM usa para indicar o acesso ao encontro virtual. No horário do encontro, basta ao aluno clicar no link para ingressar no encontro virtual. O link será o mesmo todas as semanas e cada docente tem o seu próprio ID/link.
    4. Se for necessário e possível, poderemos estender para a segunda aula da semana esses encontros ao vivo. Todos serão informados pelos docentes sobre essa possibilidade.
    5. A presença nas sessões ao vivo de ZOOM é altamente recomendável, mas, diante das condições heterogêneas de acesso à internet, poderão ocorrer falhas técnicas, daí serem aceitáveis eventuais ausências nesses eventos.
    6. A entrega por escrito (e por e-mail) das atividades é, no entanto, obrigatória.

 

 

Parte III: dúvidas

  1. Este é um processo de aprendizado, dúvidas surgirão e melhorais serão realizadas. Não hesite em nos contatar para solucionar suas dúvidas.
  2. Para dúvida dos pais, favor contatar:
    1. Whatsapp: (19) 99981-9610
    2. Email: informacoes@facamp.com.br
  3. Para dúvidas técnicas (site, Portal, Zoom etc), favor contatar:
    1. suporte_ti@facamp.com.br
  4. Para dúvidas acadêmicas, entre em contato com a coordenação de seu curso:

 

 

Administração paolo.coti-zelati@facamp.com.br

edmilson.manganote@facamp.com.br

Direito alvaro.silva@facamp.com.br

lucia.ferreira@facamp.com.br

Economia rodrigo.sabbatini@facamp.com.br

jose.ruas@facamp.com.br

Engenharias adriana.braga@facamp.com.br

maria.eugenia@facamp.com.br

isabel.curralero@facamp.com.br

PPM juliana.sabbatini@facamp.com.br
RI waldir.quadros@facamp.com.br

alessandro.ortuso@facamp.com.br

 

 

Campinas, 25 de março de 2020

Diretoria Acadêmica

Coordenações de Cursos

Related Posts