Av. Alan Turing, nº 805 - Barão Geraldo – Campinas

Comunicado retorno às aulas 2021

Caros alunos veteranos, novos alunos, professores e funcionários,

Esperamos encontrá-los com saúde.

Como sabem, pretendíamos iniciar o 1º semestre de 2021 de forma presencial, uma vez que, em nossa última comunicação, ao final de 2020, havia grande esperança no avanço da imunização contra a COVID-19. Infelizmente, não apenas o ritmo de imunização encontra-se bem mais lento do que esperado, mas também houve, desde janeiro de 2021, um forte e sustentado crescimento dos casos de contaminação e de óbitos associados à pandemia.

Por essa razão, a maior parte das instituições de ensino superior brasileiras, públicas e privadas, optou por manter o 1º semestre letivo de forma remota, mesmo que, em algumas cidades, haja autorização para o retorno parcial e alternado do corpo discente. A FACAMP seguirá a mesma diretriz: também iniciaremos o 1º semestre de 2021 em 1 de março, de forma exclusivamente remota. Os sistemas CANVAS e ZOOM continuarão a ser as ferramentas de apoio ao método de aprendizado remoto por nós desenvolvido e aperfeiçoado nos últimos meses. Lembramos que os novos alunos receberão todas as informações necessárias para o início do semestre na semana do dia 22 de fevereiro, incluindo vasta programação atividades extracurriculares e de integração com docentes, alunos e com a FACAMP.

Ainda manteremos em aberto a possibilidade de retorno presencial se as condições sanitárias permitirem. A cada 30 dias, informaremos a nova posição sobre o retorno presencial ou novos adiamentos, mas já gostaríamos de tranquilizar a toda comunidade acadêmica: se houver qualquer possibilidade de retorno ao campus, serão desenvolvidas condições especiais de aprendizado para os alunos que decidirem pelo retorno definitivo apenas no 2º semestre. Isso permite um horizonte de planejamento e segurança para todas famílias, em especial para aquelas que têm que definir contratos de longo prazo de moradia e transporte.

Por que adiar o retorno presencial?

A opção pela manutenção do ensino remoto é atribuída ao elevado risco de contaminação em salas de aula e às claras inconsistências pedagógicas do ensino híbrido e parcial (aula presencial para cerca de 1/3 dos alunos e transmissão simultânea da mesma aula para os demais alunos).

Por que nossa metodologia tem sido bem-sucedida?

Ressaltamos que as pesquisas de avaliação que realizamos entre alunos e professores confirmaram a convicção de que nosso projeto de adaptação emergencial para a metodologia de ensino remoto tem obtido bastante sucesso. Temos convicção que o método de ensino remoto por nós desenvolvida cria as melhores possibilidades de aprendizado, mesmo sob condições tão árduas como a que nós, e o mundo, estamos enfrentando. Nesse sentido, parabenizamos os quase 400 alunos que conquistaram disputadas vagas de estágio remunerado ao longo do final de 2020. Isso significa que mais de 90% dos alunos que entram agora em seu último ano, e que buscaram estágios, conquistaram as vagas oferecidas. Esse êxito de nossos alunos, no auge da crise pandêmica e econômica que enfrentamos, é mais um indício de que nossa opção por sustentar a qualidade de ensino tem sido bem sucedida. É hora, portanto, de agradecer mais uma vez a todos: desde o empenho de alunos, professores e funcionários, até a compreensão de suas famílias.

A posição da FACAMP diante da pandemia do COVID 19 sempre foi a mesma desde o início: defender a saúde de nossos alunos, professores e funcionários e manter a qualidade de ensino em condições de isolamento social. Sabemos que todos continuarão empenhados em superar as dificuldades deste longo período de pandemia. Graças à dedicação de toda nossa comunidade acadêmica e de suas famílias, conseguimos manter nosso ensino de excelência, mantendo inclusive os empregos de nossos professores e funcionários.

Por fim, mais uma vez, reafirmamos o compromisso de repor possíveis lacunas de conhecimento em aulas presenciais tão logo seja possível a volta definitiva ao campus.

Desejamos um bom início de semestre a todos.

Direção FACAMP

Related Posts

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.
× Olá! Como podemos ajudar?