Iniciativa pioneira no Brasil, o Centro de Engenharia Aplicada desenvolve parcerias e promove a cooperação entre grandes empresas e os cursos de Engenharias da FACAMP

A FACAMP criou um inédito sistema de parcerias com grandes empresas privadas de vários setores. O objetivo é iniciar a prática profissional exercida na empresa já no terceiro e quarto anos, preparando para o Estágio Qualificado no quinto ano.

Como funciona

No terceiro ano:
Os alunos são organizados em pequenos grupos e apresentados à direção de uma das empresas parceiras. A empresa propõe questões administrativas e econômicas integradas a processos de engenharia para serem estudadas, compreendidas e, quando for o caso, solucionadas pelos alunos. Sempre sob assistência e supervisão de professores e engenheiros da empresa parceira, os alunos:
• Estudam a situação da empresa parceira no contexto da concorrência.
• Apuram dados sobre o desempenho da empresa no mercado, sua capacidade produtiva e alcance de atuação.
• Relacionam o resultado de suas pesquisas preliminares com informações atualizadas sobre os setores econômicos nos quais a empresa está inserida.
• Estudam o problema proposto com o suporte de um levantamento detalhado de informações econômicas e administrativas.
• Realizam estudo integrado dos processos de engenharia envolvidos.
• Elaboram um plano de ação baseado nos resultados a que chegaram.

No fim do quarto ano:
Os alunos reúnem-se com a direção das empresas parceiras para apresentarem seus resultados na forma de um relatório propositivo e circunstanciado.

No quinto ano:
O aluno ingressa no Programa de Estágio Qualificado com visão integrada dos processos econômicos e administrativos, com a compreensão dos sistemas de gestão empresarial e dos mecanismos da concorrência.

Esse Sistema de Prática Profissional Avançada, já no terceiro ano do curso, foi recebido com entusiasmo pela direção das empresas porque prepara o seu futuro profissional durante três anos.