Conheça o Curso


PROJETO MECÂNICO E MECÂNICA COMPUTACIONAL

864 horas
Nos dias atuais, os trabalhos numéricos e experimentais são importantes nas diversas etapas do projeto mecânico. Para tanto, a formação na área de análise, simulação e modelagem de problemas físicos, com o uso de computadores, é imprescindível ao engenheiro mecânico.

SISTEMAS ENERGÉTICOS, TÉRMICA E FLUIDOS

576 horas
O engenheiro mecânico precisa conhecer as fontes de energia e suas disponibilidades. O estudo dos sistemas e balanços energéticos é a base para a produção sustentável e responsável de energia. Para isso, deve-se estudar o controle térmico ambiental, a geração, transferência e armazenamento de calor, o comportamento dos fluidos e os respectivos equipamentos e processos.

MATERIAIS

468 horas
O conhecimento das características e propriedades dos diversos materiais e de suas formas de produção é a base para o desenvolvimento de novos produtos e materiais inovadores.

FABRICAÇÃO E PROCESSOS INDUSTRIAIS

648 horas
O ambiente industrial demanda conhecimento dos sistemas de gestão e automação da manufatura e dos processos das indústrias metal-mecânica, cerâmica e de polímeros.  

AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA

576  horas
O avanço da eletrônica e da programação mudou radicalmente a realidade da indústria. Hoje um engenheiro desenvolve um produto no computador e envia instruções para máquinas que cortam, soldam, moldam, montam esse produto do começo ao fim.

MÉTODOS QUANTITATIVOS

432 horas
O engenheiro mecânico deve ter uma formação avançada em matemática, estatística, programação e técnicas de construção de modelos de otimização.  

VISÃO DE NEGÓCIOS

1.116 horas
Para avançar na carreira e alcançar postos de direção ou para se tornar empreendedor, o engenheiro mecânico necessita de uma boa formação em negócios, finanças, marketing, gestão de pessoas, cenários econômicos, estratégia empresarial. 

DOMÍNIO DE LÍNGUAS

720 horas
O domínio da língua materna é imprescindível para atuar de forma competente. A fluência em língua inglesa é, hoje, uma exigência do mercado de trabalho. 

PRÁTICA PROFISSIONAL AVANÇADA

1.044 horas

A. PROJETO INTEGRADO DE ENGENHARIA 

Durante os três primeiros semestres, os alunos, orientados por uma equipe de professores, aprendem a criar soluções estruturadas executando projetos. Os principais objetivos são integrar os conteúdos básicos da engenharia, estimular o trabalho em equipe e acompanhar todas as etapas de um projeto.

1º SEMESTRE - Projeto Integrado de Engenharia da FACAMP – I

Alunos da Engenharia Mecânica, Computação e Produção executam um projeto em parceria e compreendem como as áreas se complementam.

2º SEMESTRE - Projeto Integrado de Engenharia da FACAMP – II

Os alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção propõem, em conjunto, um produto inovador com base nas necessidades do mercado e nas técnicas das engenharias.

3º SEMESTRE - Projeto Integrado de Engenharia da FACAMP – III

Os alunos propõem um projeto técnico para um sistema fluidomecânico.

 

B. CENTRO DE ENGENHARIA APLICADA DA FACAMP – CEAF – 3º E 4º ANOS

A FACAMP criou um sistema de parcerias com mais de 30 grandes empresas privadas de vários setores. O objetivo é iniciar a prática profissional exercida na empresa já no terceiro e quarto anos, preparando os alunos para o Estágio Qualificado no quinto ano.

COMO FUNCIONA

No terceiro ano: Os alunos são organizados em pequenos grupos e apresentados à direção de uma das empresas parceiras. A empresa propõe questões integradas a processos de engenharia para serem analisadas pelos alunos. Sempre sob assistência e supervisão de professores e engenheiros da empresa parceira, os alunos:

·      estudam a situação da empresa parceira no contexto da concorrência;

·      estudam o problema proposto com o suporte de um levantamento detalhado de informações econômicas e administrativas;

·      desenvolvem um projeto integrado de engenharia;

·      elaboram um plano de ação baseado nos resultados a que chegaram.

No fim do quarto ano: Os alunos reúnem-se com a direção das empresas parceiras para apresentar um relatório propositivo.

No quinto ano: O aluno ingressa no programa de estágio qualificado com visão integrada dos processos econômicos e administrativos, com a compreensão dos sistemas de gestão empresarial e dos mecanismos da concorrência.

EMPRESAS PARCEIRAS DO CEAF

Ajinomoto  •  Ambev  •  Ashby Cervejaria  •  Astra  •  Baita  •

Benteler Componentes   •  Automotivos Ltda.  •  Bosch Brasil  •

Brasil Kirin  •  Brf  •  Caterpillar  •  Cbi - Chassis Brakes International  •

Ci&T  •  Continental  •  Cosin Consulting  •  Cpfl  •  Cpqd  •

Dafiti  •  Deca  •  Dhl  •  Dpaschoal  •  Eaton do Brasil  •  Embraer  •  Emdec  •

Gas Tecnologia  •  Ge  •  Gm  •  Guabi  •  Honda  •  Ibm do Brasil  •

Instituto Eldorado de Pesquisa  •  International Paper  •  Ipt  •  Itautec  •

Johson e Johsnon  •  Kärcher  •  Katoen Natie do Brasil  •  La Basque  •

Lupatech S.A  •  Luxottica  •  Medley  •  Motorola Do Brasil  •  Movile  •

Natura  •  Pirelli do Brasil  •  Samsung  •  Siemens  •  Syngenta  •  Tam  •

Tetrapack  •  Unilever  •  Venturus  •  Villares Metals  •  Wabco Brasil  •

Weme  •  Wheaton Brasil  •  Whirlpool

 

C. MAKER Lab FACAMP

No segundo semestre de 2017, será inaugurado o MAKER Lab FACAMP, um laboratório de criação e execução de projetos, de protótipos e de novos produtos. O MAKER Lab FACAMP será similar às mais modernas iniciativas mundiais para o desenvolvimento de ideias, inovações e novos negócios.

No espaço do MAKER Lab, os alunos e professores da FACAMP terão acesso a sofisticadas ferramentas para elaboração de projetos digitais. Terão à sua disposição os mais avançados equipamentos de manufatura.

 

D. ESTÁGIO QUALIFICADO 5º ANO

A FACAMP considera o estágio prematuro um erro pedagógico. No último ano, o aluno da FACAMP está preparado para o estágio de qualidade, depois de passar por uma excelente formação pedagógica e profissional dentro da escola.

CRIATIVIDADE ATRAVÉS DA CULTURA

A FACAMP é pioneira na utilização do ensino de Artes e das Humanidades para o desenvolvimento da criatividade, uma exigência da sociedade que inova permanentemente.

DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS PESSOAIS

O desenvolvimento das potencialidades de cada um dos alunos é meta da FACAMP. O desenvolvimento das competências pessoais exige turmas pequenas e diálogo permanente com os professores e coordenadores.
Na FACAMP, cada aluno é uma pessoa e não um número.

EDUCAÇÃO INTERNACIONAL

A FACAMP conta com um inédito e exclusivoprograma de educação internacional para todos os seus alunos fluentes em Inglês. Desde 2016, cerca de 300 alunos, metade deles com bolsas de estudo, participaram da Educação Internacional na Alemanha, China, Inglaterra, Rússia, Itália, Canadá, EUA, Holanda, França e Coreia do Sul. Para o curso de Engenharia Mecânica são oferecidos os seguintes programas:

· Bidiplomação em Engenharia na Coreia do Sul
· Estados Unidos
· China
· União Europeia
· Holanda
· Rússia
· Canadá

CENTRO DE EMPREENDEDORISMO

O Centro de Empreendedorismo, desenvolve as seguintes atividades:

· estudo de casos reais;

· debates mensais com empresários de sucesso;

· cursos intensivos sobre inovação e criação de empresas;

· discussão de negócios originais entre alunos, professores da FACAMP e empresários;

· formulação de Projetos de Investimento;

· apoio financeiro, jurídico, de marketing e contábil para as empresas criadas no Centro.

GRADE CURRICULAR