Conheça o Curso


TEORIA ECONÔMICA

1.080 horas
A teoria econômica tem várias correntes de pensamento e vários métodos de análise. Um bom economista deve conhecer as principais teorias para analisar os problemas da economia do Brasil e do mundo. Na FACAMP, o aluno estuda a fundo as principais correntes e os principais paradigmas teóricos da Economia.  Estuda suas aplicações em Microeconomia, Macroeconomia, Economia Monetária, Economia Internacional e Economia Política.

MÉTODOS QUANTITATIVOS

504 horas
Dominar as técnicas da matemática e da estatística é fundamental para o economista. Oferecendo apoio personalizado, a FACAMP tem obtido grande êxito na formação quantitativa de seus alunos.

ECONOMIA DE EMPRESAS

612 horas
O economista bem formado tem muitas oportunidades de trabalho em bancos e empresas de todos os setores. Na maior parte dos cursos de Economia, o ensino de gestão é deixado em segundo plano. Na FACAMP, os alunos aprendem, na teoria e na prática, as principais ferramentas de gestão, incluindo gestão financeira. Essa é uma das razões da altíssima empregabilidade dos formados pela FACAMP.

FUNDAMENTOS SOCIAIS E POLÍTICOS DA ECONOMIA

648 horas
As decisões econômicas dos indivíduos, das empresas e dos governos são condicionadas pelo que ocorre na vida política e social. As disciplinas de Humanidades, como História, Sociologia, Ciência Política, ampliam a capacidade de análise crítica e o conhecimento do Brasil e do mundo contemporâneos.

PRÁTICA PROFISSIONAL AVANÇADA

1.476 horas

A. LABORATÓRIOS DE PRÁTICA PROFISSIONAL 

468 horas

1º Semestre:  análise introdutória de conjuntura macroeconômica do Brasil.

2º Semestre: análise completa de conjuntura macroeconômica do Brasil.

3º Semestre: análise introdutória de dados econômicos internacionais.

4º Semestre: análise completa de dados econômicos internacionais.

5º Semestre: análise de concorrência e competitividade empresarial.

6º Semestre: análise financeira de empresas (incluindo valuation).

7º Semestre: análise completa da conjuntura econômica no Brasil e no mundo, incluindo projeções.

8º Semestre: operações reais de tesouraria, comprando e vendendo títulos nos mercados spot e a termo. Preparação para certificação CPA-20, para atuação no mercado financeiro.

Principais bases de dados utilizadas: SCN-IBGE, PNAD-IBGE, POF-IBGE, PIA-IBGE, RAIS-MTE, SECEX, BCB, BNDES, IPEA, Tesouro Nacional, World Bank, Euromonitor, OCDE, BIS, FMI, UNCTAD, WTO, CVM, SEC, Havard Business Publishing, The Case Centre, EBSCO Business Source, Economatica, UNIDO, estatísticas nacionais e regionais: China, Japão, Coreia do Sul, EUA, União Europeia, América Latina e bases de dados de organizações setoriais brasileiras e mundiais.

B. ANÁLISE APLICADA DA ECONOMIA GLOBAL 

216 horas

A globalização produtiva, comercial e financeira é discutida com o uso de todas as bases de dados importantes da economia internacional.

C. ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA 

360 horas

Os principais problemas estruturais da economia brasileira são debatidos utilizando-se todas as bases de dados disponíveis.

D. DISCUSSÃO DE PROBLEMAS E PERSPECTIVAS DO BRASIL NO SÉCULO XXI

144 horas

As tendências que afetarão a economia e a sociedade nas próximas décadas.

E. Plano de negócios 

72 horas

No curso de Economia, é oferecida a disciplina Elaboração de Projetos de Investimento. O produto final é um plano de negócios realizado ao longo do 4º ano. Os alunos completam seu aprendizado verificando a viabilidade econômica e a rentabilidade esperada do negócio.

F. PESQUISA ECONÔMICA PARA CONCLUSÃO DO CURSO 

504 horas

O aluno da FACAMP completa sua formação elaborando e defendendo publicamente um trabalho acadêmico.

DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS PESSOAIS

O desenvolvimento das potencialidades de cada um dos alunos é meta da FACAMP. O desenvolvimento das competências pessoais exige turmas pequenas e diálogo permanente com os professores e coordenadores.
Na FACAMP, cada aluno é uma pessoa e não um número.

CRIATIVIDADE ATRAVÉS DA CULTURA

A FACAMP é pioneira na utilização do ensino de Artes e das Humanidades para o desenvolvimento da criatividade, uma exigência da sociedade que inova permanentemente.

DOMÍNIO DE LÍNGUAS

720 horas
A capacidade de refletir e de se comunicar oralmente ou por escrito é um diferencial importante do profissional do século XXI. Nosso aluno deve dominar o Português e também deve ser fluente em Inglês, a língua do mundo globalizado.

CENTRO DE EMPREENDEDORISMO

Centro de Empreendedorismo, desenvolve as seguintes atividades:

  • * estudo de casos reais;
  • * debates mensais com empresários de sucesso;
  • * cursos intensivos sobre inovação e criação de empresas;
  • * discussão de negócios originais entre alunos, professores da FACAMP e empresários brasileiros;
  • * formulação de Projetos de Investimento;
  • * apoio financeiro, jurídico, de marketing e contábil para as empresas criadas no Centro.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTERNACIONAL

A FACAMP conta com um inédito e exclusivo programa de educação internacional para todos os seus alunos fluentes em inglês.Desde 2016, cerca de 300 alunos, metade deles com bolsas de estudo, participaram da Educação Internacional na Alemanha, China, Inglaterra, Rússia, Itália, Canadá, EUA, Holanda, França e Coreia do Sul. Para o curso de Economia são oferecidos os seguintes programas:

· Bidiplomação em Negócios na França

· China

· Estados Unidos

· Canadá

· União Europeia

· Holanda

· França

· Itália

· Rússia

· Coreia do Sul

GRADE CURRICULAR