O Coordenador, Professor Rodrigo Sabbatini, explica as razões do sucesso do curso de Economia e destaca as atividades de prática profissional

A excelência do curso de Economia da FACAMP é reconhecida pelo mercado de trabalho?
Sem dúvida. 95% dos nossos formados trabalham como economistas, em grandes empresas, no sistema financeiro e nas mais concorridas carreiras públicas. Vários dirigem seus próprios negócios. E há outros que
se encaminharam para a área acadêmica. Esse índice de empregabilidade é extraordinário.

Como o senhor explica esse sucesso?
Esse desempenho excepcional é resultado do projeto pedagógico da FACAMP. Em primeiro lugar, porque temos um corpo de professores titulados, experientes e conectados com o mercado de trabalho. Oferecemos um curso em tempo integral com uma carga horária de quase 5 mil horas. Isso nos permite fornecer uma formação completa, ajustada às necessidades do profissional do século 21.

Qual o espaço da prática profissional?
É um dos principais diferenciais de nosso curso. As atividades de treinamento profissional vão do primeiro ao quarto ano do curso e estão articuladas à sólida formação conceitual de nossos alunos.

O senhor poderia explicar melhor esse sistema de prática profissional?
Nosso sistema de prática profissional tem várias dimensões. Há disciplinas inteiramente voltadas para a prática. O maior exemplo são os Laboratórios de Conjuntura, nos quais os alunos aprendem a coletar e a analisar dados econômicos reais. Ao fim de cada semestre, elaboram um relatório completo do andamento da Economia, tal como fazem os grandes bancos e as empresas de consultoria.

Há outros exemplos de prática profissional?
Sim, muitos outros. Eu destacaria o Bank Simulation. Nosso curso é o único do Brasil que oferece esse treinamento, até então exclusivo dos grandes Bancos. Em um regime de imersão, os alunos vivenciam o funcionamento das principais operações do mercado financeiro.

E o estágio qualificado?
É a última etapa da prática profissional e pode ser, inclusive, realizado na própria FACAMP. São essas atividades de treinamento profissional que explicam por que nossos formados no ano passado tiveram grande êxito nos processos seletivos.