Luiz Gonzaga Belluzzo, um dos mais importantes economistas brasileiros, fundador da FACAMP e da UNICAMP , responde às perguntas mais frequentes que lhe têm sido feitas em suas palestras para vestibulandos

Qual é a característica fundamental do curso de Economia da FACAMP?
O curso de Economia da FACAMP está voltado inteiramente para atender às necessidades do mercado de trabalho. A prova é nosso índice recorde de empregabilidade: 99% dos formados em Economia pela FACAMP trabalham na profissão que escolheram.

Quais são as diferenças entre o curso de Economia da FACAMP e os outros de reconhecida qualidade?
Os cursos das universidades públicas de reconhecida excelência – a USP e a UNICAMP – têm, como devem ter, características mais acadêmicas. Em relação aos cursos de qualidade oferecidos por outras instituições privadas, a diferença é que o curso de Economia da FACAMP é oferecido em tempo integral, o que permite uma formação completa.

O que o senhor considera uma formação completa?
Sólido preparo teórico, domínio dos métodos quantitativos e das ferramentas digitais, conhecimento da realidade macroeconômica e empresarial do mundo e do Brasil, inovador e sofisticado sistema de prática profissional, domínio de línguas e formação humanística.

Qual é a linha teórica do curso da FACAMP?
O projeto pedagógico do curso de Economia da FACAMP compreende naturalmente o estudo e o debate aprofundado de todas as linhas teóricas. O aluno deve tomar contato com a diversidade do pensamento econômico.

E em relação à área quantitativa (Matemática , Estatística , Econometria)?
Basta comparar as grades curriculares para verificar que na FACAMP a carga horária das disciplinas quantitativas (Matemática, Estatística, Econometria) é igual ou superior à dos outros cursos de reconhecida qualidade. E acrescento: na FACAMP o aluno aprende a utilizar todas as ferramentas digitais indispensáveis ao exercício da profissão.

Muita gente confunde tempo integral com sobrecarga de aulas teóricas...
É verdade, essa confusão é muito comum. Mas é equivocada. No curso da FACAMP, teoria e prática estão associadas desde o primeiro dia de aula. Uma das inovações pedagógicas mais importantes que fizemos foi exatamente a implantação de um sistema avançado de treinamento profissional que percorre todo o curso e é o tempo integral que permite o desenvolvimento destas duas linhas de formação, a teórica e a prática profissional.

 

 

 

 

 

 

 

 

.