O profissional de Propaganda e Marketing

No mundo globalizado, o Marketing e a Propaganda tornaram-se poderosos instrumentos na disputa pela liderança de mercado. Por essas razões, a carreira do profissional de Propaganda e Marketing continuará em ascensão no século XXI.

O profissional de Marketing orienta decisões estratégicas para o crescimento da empresa. A sua participação é crescente na concepção do produto, na formação de preço e é decisiva na construção e fixação da marca. É o profissional responsável por toda estratégia de comunicação da empresa e de suas marcas. Acompanha os níveis de satisfação do cliente, o atendimento e a assistência técnica. O profissional de Propaganda e Marketing domina as técnicas de administração financeira, gestão de produção e gestão de equipes e pessoas. É capaz de participar da elaboração e implementação da estratégia corporativa. Está habilitado a fazer
a análise dos concorrentes, dos fornecedores e distribuidores, com base em estratégias integradas de Marketing.
O profissional de Propaganda e Marketing conhece o comportamento do consumidor com base nos estudos de demografia, psicologia, antropologia, sociologia e economia.
No campo da Propaganda e da Publicidade, responde pela criação, execução e apresentação de campanhas publicitárias. A Propaganda abrange todas as formas de comunicação com o mercado: relações públicas, redes sociais, pontos de venda, telemarketing, marketing direto etc.
Com o surgimento de novas tecnologias e de novas mídias, ocorreu uma revolução na confecção das peças publicitárias e na capacidade de análise de dados, abrindo novos desafios e oportunidades para quem deseja atuar na área.

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Áreas de Atuação do profissional de Propaganda e Marketing

EMPRESAS

Nas empresas, o profissional de Propaganda e Marketing analisa oportunidades, identifica segmentos atraentes, isto é, visualiza o mercado e elabora planos para lançamentos de produtos. Ele é o responsável pela construção das marcas. É ele quem define a política de comunicação, planeja atividades etc.

GESTÃO DE MARKETING

O gestor de marketing é o responsável por criar, comunicar, entregar e promover ofertas que tenham valor para os consumidores.
Participa de diversas atividades: pesquisa de mercado, estudos sobre o comportamento do consumidor, segmentação de mercado, planejamento de produto, determinação de preços, distribuição, gestão de marcas e gestão da comunicação.
O profissional de marketing precisa identificar novas tendências de mercado, desenvolver produtos customizados e pensar quais as formas de comunicação adequadas para que o público-alvo seja atingido.
Carolina A. P. Campos, Publicitária

PESQUISA DE MERCADO

O perfil do profissional de Pesquisa de Mercado hoje é mais próximo de um consultor, que deve entender não somente das metodologias e análises de pesquisa, mas também do negócio do seu cliente. Há grande quantidade de informações disponíveis e, dessa forma, a principal habilidade do profissional de pesquisa está em buscar e filtrar o que é relevante para a análise e o conhecimento dos mercados e dos consumidores.
Renata Queiroz, Professora de marketing da FACAMP

GESTÃO DE MARCAS

O branding, ou gestão de marca, é uma área do Marketing que responde pela criação e gestão de marcas corporativas e de produtos. Uma marca não deve ser entendida apenas como o ícone gráfico que a distingue das demais. Ela traz consigo promessas e deve ter o compromisso de realizá-las. O branding oferece instrumentos para estabelecer os aspectos físicos, emocionais e aspiracionais de uma marca. O valor de uma marca é o valor da informação que ela carrega e o seu “sentido” é resultado de uma negociação.
Fátima Toledo, professora da FACAMP

AGÊNCIAS

Nas agências, o profissional de Propaganda e Marketing pode atuar em todos os departamentos. Depois das atividades de atendimento, o departamento de planejamento projeta a campanha, levando em consideração a verba do cliente. Na criação, o publicitário elabora as mensagens a serem veiculadas pelas mídias
(TV, rádio, internet, redes sociais etc.). Em mídia, tomando-se em conta o investimento a ser realizado, são selecionadas as formas de veiculação da mensagem. As peças publicitárias são produzidas para rádio, televisão, cinema, produção gráfica e web.

ATENDIMENTO

O atendimento é o fio condutor dos trabalhos de uma agência: desde a formulação da estratégia, passando pela criação e execução. Nele, o profissional de Propaganda e Marketing identifica a peculiaridade do cliente, entende o seu universo e contribui como um consultor. Ser multidisciplinar é uma das características deste profissional – entende de marcas, consumidores e dá forma às mensagens, seja para televisão, revista, rádio, seja para a ativação de um produto ou um hotsite que permita a melhor experiência com as marcas.
Filipe Bartholomeu, Vice-Presidente da Client Services

PLANEJAMENTO

O planejador precisa entender o mundo, o mercado, a sociedade e as pessoas. Precisa entender o briefing, o problema do cliente, ter um olhar crítico, definir que tipo de informação está faltando e ajudar a desenhar a estratégia de ação. Precisa aprofundar o conhecimento sobre o público-alvo, seu perfil, suas atitudes, estilo de vida e hábitos de mídia. Precisa conhecer os meios existentes e, principalmente, precisa estar disposto a pesquisar os meios que ele ainda não conhece.
Aina Fuentes, Regional Head of Strategy at Dentsu Aegis Network

MÍDIA

O principal papel do profissional de mídia é a elaboração de um plano que atenda os objetivos e as estratégias de marketing estabelecidas pelos clientes, bem como os objetivos de comunicação definidos para a campanha.
É ele quem faz a seleção dos veículos de comunicação - jornais, revistas, portais, redes sociais - para levar a mensagem ao público-alvo, na intensidade certa e no momento mais apropriado.

CRIAÇÃO

O profissional de criação é o responsável por desenvolver uma mensagem atraente para o público definido pelo cliente. É ele quem transforma as ideias em textos, imagens e histórias que se tornam atraentes e marcantes para o público-alvo. Cria as peças para jornais, revistas, televisão, internet e redes sociais.

O Profissional de Propaganda e Marketing