Conheça o Curso


FUNDAMENTOS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

576 horas
O Estudo das Relações Internacionais está assentado na História das Relações Internacionais, nas Teorias das Relações Internacionais e nas Técnicas de Construção de Cenários e de Análise de Política Externa.

BASES PARA A ANÁLISE DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: ECONOMIA, POLÍTICA, DIREITO

1.440 horas
O Estudo das Relações Internacionais supõe um profundo conhecimento da Política, do Direito, da Economia. Essas disciplinas dão o suporte para o entendimento da complexidade extraordinária das Relações Internacionais.

DOMÍNIO DE IDIOMAS

936 horas
O analista de Relações Internacionais tem que dominar, pelo menos, a língua materna, o Inglês e o Espanhol. Além disso, a FACAMP oferece cursos extracurriculares de Mandarim, Francês, Alemão, Italiano e Coreano.

OUTRAS DISCIPLINAS INSTRUMENTAIS

216 horas
Uma boa formação em Matemática, Estatística e Informática dá a base para o acompanhamento de várias disciplinas do curso e apoia a análise de informações econômicas, políticas, sociais.

O BRASIL NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

684 horas
Um curso de excelência em Relações Internacionais deve examinar a história e o desenvolvimento social e político que determinam a inserção do Brasil nas Relações Internacionais.

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

288 horas
O mercado de trabalho requer o conhecimento de administração de empresas aplicado às peculiaridades dos negócios internacionais.

PRÁTICA PROFISSIONAL AVANÇADA

792 horas

A - LABORATÓRIOS DE PESQUISA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

432 horas

Nos Laboratórios de Pesquisa em Relações Internacionais, os alunos estudam, durante 6 semestres, os principais atores e regiões do mundo contemporâneo dos pontos de vista da economia, da sociedade, da política externa e da geopolítica. Estudam os Estados Unidos, China, Ásia, Europa,  América Latina. Há também cursos extracurriculares sobre África e Oriente Médio.

 

B - TEMAS DO SÉCULO XXI 

108 horas

Nas disciplinas de Temas do Século XXI são estudados os principais problemas contemporâneos:

1. AQUECIMENTO GLOBAL;

2. ÁGUA;

3. NOVAS ENERGIAS;

4. MIGRAÇÕES;

5. MUDANÇAS TECNOLÓGICAS;

6. PERSPECTIVAS DO TRABALHO;

7. POBREZA E DESIGUALDADE;

8. CONFLITOS INTERNACIONAIS.

 

C - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

180 horas

A atividade de Pesquisa em Relações Internacionais transcorre durante todo o curso e culmina com a apresentação de um trabalho final sobre um tema escolhido pelo aluno e orientado por professores.

 

D - PRÁTICA DIPLOMÁTICA: FAMUN-WIMUN 

72 horas

O treinamento para a Diplomacia realizado na FACAMP é o FAMUN (FACAMP Model United Nations), que envolve, anualmente, os alunos do Centro de Relações Internacionais. Orientados por professores e diplomatas de carreira, os alunos participam de uma simulação dos comitês da ONU e de outras organizações internacionais. Neste ano, por solicitação da ONU, a FACAMP realizará o WIMUN, a primeira simulação do funcionamento da ONU realizada na América Latina, que envolverá cerca de 400 participantes de todo o mundo, além dos alunos da FACAMP.

CRIATIVIDADE ATRAVÉS DA CULTURA

A FACAMP é pioneira na utilização do ensino de Artes e das Humanidades para o desenvolvimento da criatividade, uma exigência da sociedade que inova permanentemente.

DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS PESSOAIS

O desenvolvimento das potencialidades de cada um dos alunos é meta da FACAMP. O desenvolvimento das competências pessoais exige turmas pequenas e diálogo permanente com os professores e coordenadores.
Na FACAMP, cada aluno é uma pessoa e não um número.

BIDIPLOMAÇÃO EM ECONOMIA

1.224 horas
A FACAMP oferece ao aluno, graduado em Relações Internacionais, a oportunidade de se formar também em Economia, com apenas mais um ano de estudos. A bidiplomação reforça a capacidade competitiva no mercado de trabalho.

INOVAÇÃO FACAMP EXCLUSIVA EDUCAÇÃO INTERNACIONAL

A FACAMP conta com um inédito e exclusivo programa de educação internacional para todos os seus alunos fluentes em inglês.Desde 2016, cerca de 300 alunos, metade deles com bolsas de estudo, participaram da Educação Internacional na Alemanha, China, Inglaterra, Rússia, Itália, Canadá, EUA, Holanda, França e Coreia do Sul. Para o curso de Relações Internacionais são oferecidos os seguintes programas:

· Bidiplomação em Negócios na França

· China

· Estados Unidos

· Canadá

· União Europeia

· França

· Holanda

· Itália

· Rússia

INOVAÇÃO FACAMP CENTRO DE EMPREENDEDORISMO

Centro de Empreendedorismo, desenvolve as seguintes atividades:

• estudo de casos reais;

• debates mensais com empresários de sucesso;

• cursos intensivos sobre inovação e criação de empresas;

• discussão de negócios originais entre alunos, professores da FACAMP e empresários;

• formulação de Projetos de Investimento;

• apoio financeiro, jurídico, de marketing e contábil para as empresas criadas no Centro.

GRADE CURRICULAR