Ri_Profissao seo

Relações Internacionais - Profissão

Uma rede de interdependências econômicas, políticas, sociais e culturais caracteriza o mundo globalizado. Nesse contexto, emergiu um campo de trabalho promissor e um novo tipo de profissional: o analista de Relações Internacionais.


A atuação do analista de Relações Internacionais é indispensável na diplomacia, nas empresas, nas organizações não governamentais, nas instituições internacionais, em associações de classe e, naturalmente, no setor público, nos planos federal, estadual e municipal.


A globalização exige a presença desse especialista, elevando a carreira a uma posição de crescente importância no século XXI.


O seu campo de trabalho está se ampliando rapidamente. Ele é o profissional habilitado para analisar os potenciais e as oportunidades, as fragilidades e os riscos relativos às políticas de Estado e aos negócios privados. O analista de Relações Internacionais avalia os relacionamentos que podem contribuir para o desenvolvimento econômico e setorial de empresas, instituições, governos e lideranças.

É o profissional responsável pela elaboração de planos de negócios ou pela gestão dos empreendimentos internacionais que já estão em andamento e que são requeridos por trading companies, por multinacionais ou grandes organizações financeiras e também por muitas pequenas e médias empresas. O analista de Relações Internacionais é tanto um gestor de interesses como um negociador nas relações entre empresas ou entre empresas e governos.