Av. Alan Turing, nº 805 - Barão Geraldo – Campinas

A Profissão do Economista

O ECONOMISTA É UM PROFISSIONAL SEM FRONTEIRAS.

Tem capacidade para comandar decisões complexas e ações práticas. Tem habilidade para se adaptar aos desafios das finanças e da concorrência corporativa, mas também para conduzir instituições em um planeta ávido por soluções sustentáveis. O economista de boa formação é um profissional completo e multidisciplinar. Entende o mundo em que vive e propõe estratégias práticas para problemas concretos. Por essas razões, na crise ou na prosperidade, em qualquer país, o economista é o profissional a ser consultado por empresas e governos.

Conheça o curso de Economia da FACAMP

Com essa versatilidade, os economistas encontram portas abertas em inúmeras atividades.

No setor financeiro, seja em grandes bancos, fundos ou fintechs, como responsável pela elaboração de cenários econômicos e de soluções para gestão da riqueza e valorização do capital.

Nas empresas do setor produtivo, pelo planejamento estratégico, fruto de suas análises de tendências tecnológicas e de mercado. Em qualquer ramo do setor privado pode também atuar como gestor, estabelecendo parâmetros para controle interno ou para negociação com fornecedores e clientes.

Como consultor, oferece suporte a processos de fusão e aquisição, reorganização corporativa, controle financeiro e contábil, abertura de capital em bolsa de valores, renegociação de dívidas ou mesmo para políticas de governo.

No setor público, tem um vasto campo de atuação no desenho de modelos de desenvolvimento, na gestão de investimentos, contratos e parcerias público-privadas, na administração de impostos, nas estatais, órgãos e autarquias municipais, estaduais ou federais.

Na área acadêmica e de pesquisa e nas organizações internacionais, encontra espaço para desenvolvimento intelectual, exercício da docência e de conhecimento aplicado, seja em universidades, institutos de pesquisa, ou em ONGs e instituições multilaterais.

Por todas as razões expostas, a escolha de um bom curso de economia é decisiva. Somente uma boa formação pode garantir um futuro de oportunidades profissionais e realizações pessoais.