A passagem do ensino médio para o ensino universitário de alto nível coloca grandes desafios ao estudante. O ensino superior de excelência requer que o aluno desenvolva seu raciocínio lógico, hábitos de estudo regulares e compreensão, além do exigido no ensino médio.

Tempo integral e várias inovações pedagógicas permitem que a FACAMP ofereça um sistema de aprendizado único na educação superior brasileira. Um sistema concebido para que o aluno estude mais, estude melhor e tenha apoio personalizado dos professores.

Com este propósito, o Projeto Pedagógico FACAMP oferece no 1º ano nos cursos de Engenharia:

 

1)    Estudos Dirigidos

Dependendo do caráter da disciplina, os professores ministram, além de aulas teóricas, aulas práticas, de estudos dirigidos. Nas aulas de estudos dirigidos, professores e alunos

  • realizam atividades em laboratórios
  • resolvem exercícios
  • discutem estudos de caso
  • fazem visitas orientadas a empresas

 

2)    Oficinas de Trabalho

Os cursos de Engenharia possuem duas Oficinas de Trabalho que facilitam o aprendizado de matemática e o estudo de casos empresariais, a Oficina de Matemática e a Oficina do PIEF - Projeto Integrado de Engenharia da FACAMP. Essas Oficinas são dirigidas por equipes de professores que acompanham os alunos de forma personalizada e orientam suas atividades acadêmicas.

 

3)    Tutoria

Outra inovação pedagógica importante é o sistema de tutoria. Cada aluno poderá, se necessário, ter um professor tutor, que o apoiará de forma personalizada em sua rotina de estudos e o acompanhará até quando for necessário.

Para estes alunos em especial, serão oferecidos Laboratórios e Oficinas de Matemática e de apoio ao Projeto de Engenharia.

 

4)     Domínio de Idiomas

Em todos os cursos da FACAMP, as aulas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa consolidam a fundamentação gramatical que o aluno já traz do ensino médio. Os estudantes, divididos em grupos pequenos, exercitam a comunicação oral e escrita. Com o auxílio do professor, eles reveem, semanalmente, a evolução de seu aprendizado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.