Os caminhos que você deve percorrer
A escolha da faculdade onde você fará o seu curso é decisiva para o seu futuro. Veja a seguir a sugestão de um roteiro para você se informar melhor e decidir com mais segurança.
Leia mais

Uma escolha consciente
Pesquisa com os calouros mostra como escolheram a FACAMP. Veja os principais meios de informação que utilizaram para tomar a sua decisão.
Leia mais

As razões da escolha
100% dos alunos do 1º ano reconheceram a excelência da FACAMP e por isso a escolheram para prepará-los para o mercado de trabalho. É o que mostra a pesquisa realizada com os calouros de 2008.
Leia mais


Os caminhos que você deve percorrer

A escolha da faculdade onde você fará o seu curso é decisiva para o seu futuro. Veja a seguir a sugestão de um roteiro para você se informar melhor e decidir com mais segurança

Primeiro passo:
Faculdades de primeira categoria? Públicas ou privadas?
Afaste todas as idéias preconcebidas. Saiba, por exemplo, que existem universidades públicas de primeira categoria como a USP e a UNICAMP, mas existem também universidades públicas de 2ª, 3ª e até de 4ª e 5ª categorias. Saiba que nas universidades públicas existem cursos excelentes, cursos bons, mas também existem cursos regulares e ruins. Por outro lado, há um número reduzido de instituições privadas de ensino superior que são excelentes ou boas.

Segundo passo:
O curso está atualizado?
As opiniões de pessoas em quem você confia devem ser levadas em conta, é claro, mas é necessário também refletir sobre elas... É muito comum ouvir: “eu fiz o curso X na universidade Y e o curso é muito bom”. Você deve se perguntar: há quantos anos essa pessoa fez o seu curso? 10, 20, 30 anos atrás? Esse curso ficou ultrapassado? O que interessa é a qualidade do curso hoje. Há vários cursos que eram bons, mas, com o passardos anos, decaíram.

Terceiro passo:
Tempo integral ou tempo parcial?
Pesquise a carga horária do curso. Veja se o curso é oferecido em tempo parcial ou em tempo integral. Em geral, só cursos em tempo integral proporcionam uma formação completa exigida pelo mercado de trabalho do século 21.

Quarto passo:
Ensino de massa ou ensino de elite?
Saiba que há dois tipos de curso. Algumas instituições oferecem ensino de massa: excesso de vagas, turmas superlotadas com cem alunos ou mais, professores inacessíveis, coordenadores que não conhecem bem os professores e os estudantes de seu curso, falta total de contato com a direção. Ensino de elite quer dizer: turmas pequenas, limitação de vagas em cada curso de graduação, contato estreito entre alunos, professores, coordenadores e diretores.

Quinto passo:
O curso oferece formação completa?
Compare currículos dos vários cursos. O curso permite o domínio de todas as técnicas de sua área profissional? O curso oferece uma visão de conjunto dessas técnicas? O formado domina plenamente a língua portuguesa? É fluente em inglês? Conhece os principais problemas do Brasil e do mundo? O treinamento profissional começa no primeiro dia de aula? Neste passo, é muito bom ter a ajuda de um profissional competente da área que você ou seus pais conheçam bem.

Sexto passo:
Visite as faculdades que você selecionou.
Informe-se sobre quem dirige a instituição e quem coordena os cursos. Visite a faculdade ou universidade. Não tenha receio e procure marcar uma entrevista com o coordenador do curso. Faça todas as perguntas: o currículo, o corpo de professores, sua experiência e maturidade profissionais, as instalações, a empregabilidade dos formados, sua progressão na carreira e resultados no Provão. Mas observe também as salas de aula, o campus, a biblioteca, os laboratórios e outras instalações. Procure assistir a uma aula, conversar com os alunos.

Sétimo passo:
Examine a empregabilidade dos formados pelas instituições de sua escolha.
A melhor medida da qualidade do curso são os seus resultados no mercado de trabalho. Recolha informações com quem contrata os formados ou converse com os alunos já formados.

Uma escolha consciente

Pesquisa com os calouros mostra como escolheram a FACAMP. Veja os principais meios de informação que utilizaram para tomar a sua decisão

• Visita ao site da FACAMP
100% dos alunos consultaram o site da FACAMP. O site da FACAMP tem o objetivo muito preciso de prestar ao vestibulando informações detalhadas necessárias para a sua tomada de decisão: quem fundou e dirige a escola, qual é o seu projeto pedagógico, como está estruturado cada um dos cursos de graduação, qual é o sistema de prática profissional, qual é a infraestrutura disponível. Há, ainda, informações sobre os resultados obtidos pela FACAMP que naturalmente devem ser decisivas para a escolha:
1. Para os formados em Direito, o índice de aprovação no exame da OAB;
2. A empregabilidade dos formados.

• Leitura da Revista FACAMP
64% dos alunos leram a Revista da FACAMP, que é editada anualmente e distribuída em mais de 500 escolas. A Revista da FACAMP presta ao vestibulando todas as informações sobre a instituição e seus cursos de graduação.

• Informações prestadas por alunos da FACAMP
Os alunos que já estão cursando a FACAMP ou formados que já estão trabalhando na profissão que escolheram são uma excelente fonte de informação para o vestibulando. Em média, cada vestibulando se informou com 3 alunos da FACAMP.

• Informações prestadas por professores, coordenadores e diretores de escolas
Conversas com professores, coordenadores e diretores de sua escola é outro meio de informação importante para avaliar a qualidade de uma faculdade ou universidade. 72% dos alunos do primeiro ano obtiveram informação sobre a FACAMP de seus professores, coordenadores e diretores de colégios.

• Conversa em família
A escolha da faculdade é uma decisão crucial para a vida futura do vestibulando. Uma decisão dessa importância certamente deve ser e é discutida em família. 90% dos alunos do primeiro ano da FACAMP discutiram e tiveram o apoio dos pais na sua escolha.

As razões da escolha

100% dos alunos do 1º ano reconheceram a excelência da FACAMP e por isso a escolheram para prepará-los para o mercado de trabalho. É o que mostra a pesquisa realizada com os calouros de 2008

A FACAMP realizou uma ampla pesquisa com os alunos do primeiro ano dos Cursos de Graduação, logo na primeira semana de aula. Responderam ao questionário 487 alunos, o que equivale a 80% do total.

Dentre as perguntas do questionário, duas delas diziam respeito às razões da escolha da FACAMP. Os alunos foram convidados a declarar espontâneamente 3 motivos pelos quais fizeram suas opções. 100% dos alunos escolheram a FACAMP por
reconhecerem a excelência de seus cursos de graduação. O reconhecimento da excelência aparece através de vários adjetivos, declarados espontâneamente, como “qualidade do ensino”, “forte”, “boa e ótima”, “excelência”, “bem conceituada”, moderna”, “com resultados expressivos”.

A partir do reconhecimento da excelência os alunos destacaram outras características que singularizam a FACAMP. Dentre elas, ressaltaram duas:

• Competência: competente, elite, completa, projeto pedagógico, pequena, eficiente, estruturada, atualizada, inovadora.
• Seriedade: responsável, exigente, difícil, organizada, disciplinada, acolhedora, atenciosa, prestativa.

Expectativa confirmada

96% dos alunos do primeiro ano confirmaram suas expectativas em relação à excelência do ensino da FACAMP, estão bem adaptados à vida universitária e gostam do curso que escolheram

Como os calouros avaliam o curso de graduação que estão fazendo?
Para sabê-lo, a FACAMP realizou, no final do primeiro semestre de 2008, a continuação da pesquisa com os alunos do primeiro ano de seus cursos de graduação.

As perguntas do questionário cobriram os aspectos relevantes: satisfação com a FACAMP, ítens mais importantes do projeto pedagógico, adaptação à vida universitária, satisfação com o curso.

As respostas de cada um dos alunos foram cuidadosamente avaliadas por uma equipe de professores da FACAMP.

O resultado foi expressivo: 96% dos alunos confirmaram suas expectativas em relação à excelência da FACAMP, estão bem adaptados à vida universitária e gostam do curso que escolheram.

Dos restantes, 4% alguns têm ainda dúvidas em relação ao curso que escolheram. Outros encontraram certas dificuldades de adaptação à vida universitária numa faculdade com as características da FACAMP.

É claro que os alunos fizeram várias observações críticas pontuais. Na FACAMP, elas são muito bem vindas. Suas opiniões contribuem para o aperfeiçoamento dos cursos.