Sobre nós
O Núcleo de Estudos de Conjuntura da FACAMP é um espaço de discussão e reflexão de professores e alunos e possui como objetivo a elaboração de notas e relatórios sobre conjuntura econômica. Tais publicações têm caráter informativo e são destinadas a toda comunidade.
Pesquisadores
Professores:
- Professor Doutor Rodrigo Coelho Sabbatini
- Professor Doutor José Augusto Gaspar Ruas
- Professora Doutora Beatriz Freire Bertasso
- Professora Doutora Adriana Marques
- Professora Mestre Fernanda Serralha
- Professor Doutor Saulo Cabello Abouchedid
- Professor Doutor Ricardo Buratini
- Professora Doutora Juliana Filetti
- Professor Mestre Thiago Dallaverde
Assistentes de pesquisa
- Felipe Silva
- Nathan Caixeta
ITE/FACAMP
O Índice de Tendência Econômica da FACAMP (ITE/FACAMP) foi criado com o objetivo de sinalizar rapidamente o nível da atividade econômica e, assim, fornecer subsídios para a análise da tendência e da conjuntura. Saiba mais.
ITE/FACAMP sinaliza forte recuperação do PIB no terceiro trimestre
Variação mensal novamente foi significativa dada a magnitude das medidas emergenciais. Persiste, porém, forte incerteza sobre a sustentação dessa trajetória num cenário ainda desfavorável à retomada dos investimentos. Ver a publicação completa
ITE/FACAMP supera os níveis pré-pandemia
Resultado confirma tendência de forte recuperação da atividade econômica no terceiro trimestre, puxada principalmente pelo auxílio emergencial. No entanto, a descontinuidade do programa de transferência de renda acentua as incertezas na retomada. Ver a publicação completa
Relatórios Especiais
A pandemia do COVID-19 gera uma crise global de grandes proporções que se reflete nas várias esferas da vida social. O isolamento necessário para conter os danos da crise sanitária gera uma crise econômica, explicitada em dois choques simultâneos à pandemia: a expressiva desvalorização dos ativos financeiros (com reflexos deletérios sobre o valor de mercado e solidez das grandes empresas) e a virtual interrupção do circuito gasto-emprego-renda que impulsiona a atividade econômica em todos os demais mercados. Como se sabe, tais impactos são amplificados nos países emergentes, seja por conta da maior vulnerabilidade desses países a choques nos mercados financeiros, seja pela maior sensibilidade de muitos países a uma retração do comércio internacional.
Veja a publicação completa
Publicações
Notas “Facamp Explica”: Notas de conjuntura mensais sobre as principais pesquisas realizadas pelo IBGE (indústria, comércio, serviços e mercado de trabalho)
SETEMBRO/2020
“Confirmou-se a recuperação do varejo brasileiro pelo quinto mês consecutivo, superando a média do período pré-recessivo em 2014”, afirmam especialistas.
Veja a publicação completa
Abril/2020
Pandemia provoca queda recorde da força de trabalho em abril
Os dados do mercado de trabalho brasileiro devem ser acompanhados com especial atenção nos meses que seguem. O impacto do isolamento social nos fluxos econômicos deve ser de grande proporção, afetando fortemente a demografia do mercado de trabalho, assim como a importante dificuldade de coleta de dados pelo IBGE trará um cuidado especial com a análise dos resultados.
Veja a publicação completa
Março/2020
Os primeiros impactos da COVID-19 no mercado de trabalho
Os dados do mercado de trabalho brasileiro devem ser acompanhados com especial atenção nos meses que seguem. O impacto do isolamento social nos fluxos econômicos deve ser de grande proporção, afetando fortemente o mercado de trabalho, assim como a importante dificuldade de coleta de dados pelo IBGE trará um cuidado especial com a análise dos resultados.
Veja a publicação completa
Janeiro/2020
PIM-PF -Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física
A produção industrial de janeiro avançou 0,9% em relação ao mês anterior (já descontada a sazonalidade), porém está abaixo do registrado em janeiro de 2019 (-0,9%). O resultado reverte parte das perdas acumuladas de novembro e dezembro (-2,4), porém revela a estagnação do setor, que não consegue retomar os níveis de 2017/2018.
Veja a publicação completa
Fevereiro/2019
PIM-PF -Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física
Ainda buscando recuperação, indústria “anda de lado”no início de 2019. De acordo com a última Pesquisa Industrial Mensal do IBGE, publicada em 2 de abril de 2019, a produção física da indústria brasileira apenas compensou a queda observadano mês anterior e o desempenho, novamente, ficou abaixo das expectativas. A análise da tendência aponta que, após uma recuperação tímidaentre o final de 2016 e meados de 2018, a produção voltou arecuar no 2°Semde 2018 e apenas “anda de lado”no início de 2019. Vale observar que produção industrial ainda está 11% abaixo da média de 2014, quando a crise econômica brasileira se manifestou de forma mais aguda.
Veja a publicação completa
Relatórios TRIMESTRAIS
Segundo trimestre de 2020: Os sinais e as incertezas da retomada
Relatórios Semestrais
Publicações especiais sobre setor público, sistema financeiro, setor externo e indústria.
Base de Dados
- Atividade Econômica
- Setor público
- Setor Externo
- Sistema Financeiro