Av. Alan Turing, nº 805 - Barão Geraldo – Campinas

Indicador de Tendência Econômica ITE/FACAMP passa a fazer parte do conteúdo da agência Broadcast/Estado

O Núcleo de Estudos de Conjuntura da Facamp (NEC-FACAMP) lançará na próxima terça-feira (13/10) um novo Indicador de Tendência Econômica no mercado. O Índice de Tendência Econômica (ITE/FACAMP) será divulgado em parceria com a Agência Estado, que terá exclusividade de 48 horas antes do anúncio geral.

O indicador é calculado a partir de dados públicos do consumo de energia no Brasil. O NEC-FACAMP construiu uma agregação de segmentos de consumo que se mostra intimamente relacionada ao IBC-BR do Banco Central, principal proxy mensal do PIB brasileiro, e ao PIB trimestral.

Diferentemente de outros indicadores construídos a partir do consumo de energia, o ITE/FACAMP não sofre a influência da temperatura e da sazonalidade, que são fatores que distorcem a relação entre o consumo de energia e as tendências econômicas. Por conta desses diferenciais, o coeficiente de correlação (r) do ITE/FACAMP com o IBC-br do Banco Central é de 0,90. Já a correlação do ITE/FACAMP com o PIB trimestral é de 0,86. Correlações acima de 0,7 são consideradas fortes.

O ITE/FACAMP permitirá que os analistas e o público geral tenham uma indicação prévia muito confiável da tendência da atividade econômica antes da divulgação dos indicadores oficiais e de outros indicadores acompanhados pelo mercado.

Related Posts

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.