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Queda em dezembro interrompe recuperação do varejo ampliado e sinaliza desaceleração no primeiro semestre de 2021

O comércio varejista ampliado brasileiro[1] apresentou queda de 3,7% em dezembro comparado a novembro de 2020, segundo a última Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE, interrompendo a acelerada recuperação do setor no segundo semestre. A recuperação dos últimos meses – em ritmo superior ao mesmo período de 2019 – não foi suficiente para evitar a queda do varejo ampliado em 2020 (-1,5%). O resultado de dezembro reforça os efeitos da queda do auxílio emergencial, da recuperação lenta no mercado de trabalho (e em desaceleração a partir de outubro) e das restrições da crise sanitária sobre a atividade do comércio.

O desempenho negativo do volume de vendas do varejo ampliado marcou todos os setores no mês de dezembro comparado a novembro de 2020 (gráfico 2). Destaca-se os setores de tecidos, vestuário e calçados (-13,3% em dezembro, com queda de -22,7% em 2020, em relação a 2019), de “outros artigos de uso pessoal e doméstico” (-13,8%) e de “veículos, motocicletas, partes e peças” (-2,6% em dezembro, com queda acumulada de -13,7% em 2020). Conforme a Fenabrave, os emplacamentos de automóveis caíram de maneira ainda mais expressiva em janeiro de 2021 (-32,1% em relação ao mês anterior, sem ajuste sazonal), sinalizando um início de ano difícil para o setor.

Segundo o economista da Facamp, Saulo Abouchedid, “a queda do varejo ampliado em dezembro sinaliza um cenário preocupante para 2021. A queda do auxílio emergencial (e a interrupção do benefício nos primeiros meses de 2021) sem recuperação satisfatória do mercado de trabalho pode causar uma reversão considerável da recuperação conquistada até aqui. Ademais, a manutenção do desemprego e da informalidade em patamares elevados no mercado de trabalho e o repique da inflação possuem evidentes efeitos deletérios sobre as vendas de determinados produtos, fatores que voltaram a assombrar o final do ano de 2020 com forte tendência de perpetuação em 2021. Revela-se, portanto, o curto fôlego da retomada das vendas do varejo brasileiro”.

 

Gráficos e Tabelas

Fonte: PMC/IBGE

 

Brasil: Variação anual do volume de vendas no varejo ampliado (%)
2012 8,0
2013 3,6
2014 -1,7
2015 -8,6
2016 -8,7
2017 4,0
2018 5,0
2019 3,9
Acumulado últimos 12 meses (jan/20-dez/20) -1,5

Gráficos e Tabelas

Fonte: PMC/IBGE

 

Brasil: Variação mensal do volume de vendas no varejo (%)
Variação interanual (%) Variação na margem (%)
Dez 20/Dez 19 Dez 20/Out 20*
Comércio varejista 1,2 -6,1
Comércio varejista ampliado 2,6 -3,7
* Dados com ajuste sazonal.

 

 

 

Saulo Cabello Abouchedid

Imagem: Agência Brasil – Rovena Rosa

 

[1] O comércio varejista inclui combustíveis e lubrificantes; hiper, supermercados, produtos alimentícios e fumo; tecidos, vestuários e calçados; móveis e eletrodomésticos; artigos farmacêuticos, médios, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos; livros jornais, revistas e papelarias; equipamentos e materiaias para escritórios, informática e comunicação; e outros artigos de uso pessoal e doméstico. O comércio varejista ampliado adiciona veículos motos, partes e peças, assim como material de construção, aos demais segmentos citados. Neste documento, destaca-se o comportamento do varejo ampliado.

 

 

Expediente

FACAMP explica: PMC é uma publicação mensal do Centro de Pesquisas Econômicas da FACAMP que repercute os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE.

FACAMP é uma faculdade privada com espírito público fundada em 2000 por João Manuel Cardoso de Mello, Liana Aureliano, Luiz Gonzaga de Melo Belluzzo e Eduardo Rocha Azevedo. Com 100% de Mestres e Doutores, seu curso de Economia recebeu 5 estrelas do Guia do Estudante em 2018.

www.facamp.com.br

Pesquisadores

Adriana Marques da Cunha, Beatriz Bertasso, Bento Maia, Fernanda Serralha, Jackeline Bertuolo, José Augusto Ruas, Juliana Filleti, Ricardo Buratini, Rodrigo Sabbatini, Saulo Abouchedid e Thiago Dallaverde

Assistentes de Pesquisa:

Thais Trombeta e Jacques

 

Como citar esta nota

CUNHA, A.M.; ABOUCHEDID, S. PMC: dezembro de 2020”. In FACAMP Explica: PMC. Campinas: Editora FACAMP, dezembro de 2020.

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