Av. Alan Turing, nº 805 - Barão Geraldo – Campinas

PMS: outubro 2020

Setor de serviço apresentou aumento de 1,7% na comparação com setembro e acumula quinta alta consecutiva. De acordo com a última Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, publicada em 11 de dezembro de 2020, o mês de outubro registrou a quinta alta consecutiva, consolidando uma trajetória de recuperação. O resultado indica que o setor está em um nível 7,4% inferior ao registrado em outubro de 2019.

Em relação a setembro de 2020, as 4 principais atividades de serviços apresentaram crescimento. Os serviços prestados às famílias cresceram 4,6% e somaram a quinta alta consecutiva, embora ainda apresentem nível 6% inferior ao mês de fevereiro. Os serviços de informação e comunicação (SIC) apresentaram alta de 2,6% e os serviços de correio e transporte, alta de 1,5%. Os serviços profissionais registraram crescimento de 0,8%. O único resultado negativo foi dos outros serviços (-3,5%).

Dentre os subsetores, os destaques são o crescimento dos serviços de alojamento e alimentação (6,4%) e os serviços de tecnologia da informação e comunicação (2%). O destaque negativo ficou com os outros serviços prestados às famílias e serviços de telecomunicação, que apresentaram queda de 3,4% e 0,2%.

Na acumulado no ano, os serviços se encontram 8,7% abaixo do verificado em 2019. As atividades mais afetadas pelo isolamento social, como os serviços de alojamento e alimentação e os transportes aéreos, registram queda de 39,2% e 37,6%. Os serviços profissionais e transportes também operam a níveis bastante inferiores (-12% e -8,5%). Os SIC, menos afetados pelas medidas de isolamento, apresentam queda inferior, de 2,3%.

Apesar do crescimento das atividades de serviços, recuperação ainda se dá em meio a grande incerteza. Os serviços têm apresentado um crescimento consistente nos últimos meses, entretanto há uma redução no ritmo dessa trajetória, sobretudo, por uma fraca recuperação dos serviços prestados às famílias. Diante das incertezas políticas em relação às medidas de estímulo da atividade econômica e do crescimento dos números de casos de COVID registrado em dezembro, a recuperação do setor a níveis anteriores ao da pandemia dependerá da agilidade de implementação de um programa amplo de vacinação.

 

Gráficos e Tabelas

Fonte: IBGE

Elaboração: Centro de Pesquisas Econômicas da FACAMP

 

Tabela 1 – Crescimento mensal dos setores de serviços – PMS (em %)
Em relação a setembro* Em relação ao ano anterior acumulado no ano
1,7% -7,4% -8,7%
Fonte: FACAMP – dados IBGE       *dados com ajuste sazonal

 

 

 

José Augusto Gaspar Ruas

Thiago Dallaverde

 

FacampExplica_PMS_202010 final

 

Expediente

FACAMP explica: PMS é uma publicação mensal do Centro de Pesquisas Econômicas da FACAMP que repercute os resultados da Pesquisa Mensal dos serviços do IBGE.

FACAMP é uma faculdade privada fundada em 2000 por João Manuel Cardoso de Mello, Liana Aureliano, Luiz Gonzaga de Melo Belluzzo e Eduardo Rocha Azevedo. Com 100% de Mestres e Doutores, seu curso de Economia recebeu 5 estrelas do Guia do Estudante.

Centro de Pesquisas Econômicas da FACAMP

www.facamp.com.br

cepe@facamp.com.br

Pesquisadores

Adriana Marques da Cunha, Beatriz Bertasso, Bento Maia, Fernanda Serralha, Jackeline Bertuolo, José Augusto Ruas, Juliana Filleti, Ricardo Buratini, Rodrigo Sabbatini, Saulo Abouchedid e Thiago Dallaverde

Como citar esta nota

RUAS, J.A.G.; DALLAVERDE, T. PMS: Outubro 2019”. In FACAMP Explica: PMS. Campinas: Editora FACAMP, volume 01, número 14, dezembro de 2020.

Related Posts

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.