Pesquise e siga sua vocação

A escolha da profissão é uma das decisões mais difíceis que devemos tomar em nossa vida. Não é por acaso que os jovens ficam angustiados e as famílias preocupadas quando chega a hora de escolher a carreira. O Professor João Manuel Cardoso de Mello, fundador da FACAMP e da UNICAMP, responde as per guntas mais freqüentes que lhe têm sido feitas em suas palestras para vestibulandos.

Existe uma profissão em que o mercado de trabalho esteja mais fácil?
JM – Não, infelizmente não existe. Todos os mercados são concorridíssimos. Há uma enorme oferta de todo tipo de formados. No meio dos anos 60, o Brasil tinha 150 mil alunos nos cursos superiores. Hoje tem 5 milhões.

E a demanda?
JM – A procura por profissionais é pequena porque a economia gera poucos empregos de qualidade. Quem não está muito bem preparado fica desempregado ou subempregado, trabalhando fora da profissão que escolheu.

Existe uma profissão que seja melhor remunerada?
JM – É preciso que o vestibulando tenha clara consciência de que só ganha dinheiro quem é um profissional de elite, um superprofissional altíssimamente qualificado.

Devo então seguir minha vocação?
JM – É claro que deve. Imagine-se trabalhando todos os dias durante trinta, quarenta anos no que não gosta. A vida torna-se um inferno. Por isso, siga sempre sua vocação. Saiba que só pode ser um profissional de elite quem realmente tem prazer no que faz.

Mas é difícil saber qual é a minha vocação...
JM – É difícil, muito difícil saber qual é a própria vocação aos 17, 18 anos. O correto seria o estudante entrar para a universidade, fazer um ano e meio de curso básico e depois escolher a carreira. Estaria mais maduro e mais informado. Mas infelizmente não é assim.

O que fazer, então?
JM – Em primeiro lugar, saiba que a decisão que você tomar não é irrevogável. Você é muito jovem e poderá mudar de curso, depois, é claro, de pensar bem e conversar com a sua família. Procure entrar numa escola que garanta a transferência de um curso para outro. Não tenha medo de errar. Mas é preciso, é claro, tomar uma decisão consciente.

Como tomar uma decisão consciente?
JM – Só há uma maneira de tomar uma decisão consciente: informar-se muito bem. Dá trabalho, mas vale a pena.

Qual é o primeiro passo que devo dar?
JM – Procure definir primeiro qual é a área profissional de seu interesse: Humanas, Exatas ou Biológicas. Para isso, é bom conversar bastante com seus pais, professores, pessoas nas quais você tem confiança. Se a dúvida persistir, faça um teste vocacional com um profissional competente.

Escolhida a área, qual é o passo seguinte?
JM – Obtenha uma primeira informação sobre cada uma das profissões que integram a área que você escolheu. Você poderá, então, eliminar profissões para as quais você manifestadamente não tem vocação. Ou profissões claramente menos valorizadas no mercado de trabalho. Procure escolher profissões sólidas. Faça Administração e se especialize depois em Administração Hoteleira. Faça Geografia e depois se especialize em Turismo. Segundo conselho: procure escolher profissões que estejam em ascensão. Por exemplo: na área das engenharias, é notório que o engenheiro generalista, o Engenheiro de Produção, ganha crescente importância. Preste bem atenção em novas profissões que estejam em ascensão, como, por exemplo, Analista de Relações Internacionais e Designer.

Como proceder?
JM – Procure ler a respeito do perfil atual das profissões e suas respectivas áreas de atuação. Examine, também, as grades curriculares dos cursos de excelência para ter uma idéia clara da formação exigida pelo mercado de trabalho do século 21. Para os cursos de graduação oferecidos pela FACAMP, você encontrará informações nesta revista e no nosso site. Procure profissionais atualizados, vá a faculdades de primeira linha, peça para conversar com coordenadores e professores. Insisto: o vestibulando precisa correr atrás para se informar bem e tomar uma decisão consciente.

Onde encontrar essas informações?
JM – Para as profissões ligadas aos cursos oferecidos pela FACAMP, o vestibulando encontrará informações nesta revista ou no nosso site. Os colégios costumam organizar “feiras de profissões”. A própria FACAMP, tem promovido uma Galeria de Profissões, que acontece sempre no mês de maio. E todo ano recebemos muitos alunos em busca de muitos esclarecimentos.