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Profissional de Propaganda e Marketing

Neste texto, vamos mostrar quais são as principais áreas de atuação dos profissionais de marketing bem formado.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que nos últimos anos a antiga separação entre marketing ou propaganda não existe mais no mercado de trabalho. Hoje em dia o publicitário tem que dominar as principais ferramentas da gestão de marketing e o antigo “marqueteiro” tem que dominar também os principais conhecimento de publicidade e propaganda. Hoje temos, portanto, um profissional que entende o valor estratégico da comunicação para o melhorar o desempenho das empresas.

Vamos ver agora onde podem trabalhar estes profissionais completos de marketing e propaganda. Eu começaria distinguindo as duas trajetórias mais conhecidas: carreira em Grandes Empresas e em Agências de Comunicação.

Vamos começar pelas carreiras em Grandes Empresas, da indústria, no mercado financeiro e nos serviços. São estas as empresas que empregam grande número de profissionais de propaganda em marketing.

Nestas empresas, os nossos profissionais comandam uma das áreas mais estratégicas das empresas: a área de marketing. Aqui, as atividades profissionais são bastante diversificadas, mas todas elas apontam para um objetivo central contribuir para o aumento das vendas dos produtos ou serviços da empresa. Dentre estas ações eu destacaria as três mais relevantes: gestão da marca; gestão de vendas e pesquisa de mercado.

Vamos falar primeiro de Gestão da marca ou branding: a marca é o ativo mais importante das empresas. Algumas marcas sozinhas chegam a valer bilhões de dólares. São os profissionais de propaganda e marketing que promovem ações que reforçam a importância da marca. Sem eles e seus conhecimentos, as marcas morrem e, com elas, sucumbem as empresas.

Também é essencial a Gestão de vendas: comandar o esforço de vendas também é uma das atividades centrais dos profissionais de propaganda e marketing numa empresa.

Aqui as atividades vão desde o treinamento de vendedores até a definição das estratégias de uma campanha publicitária ou promocional. Esta área é o motor de geração de receitas para a empresa!

E, por fim, temos a Pesquisa de mercado: outra área estratégica das empresas em nossos profissionais participam de outra importante de maneira decisiva.

Suas atividades e pesquisas pretendem conhecer a fundo o consumidor e suas necessidades; pretendem estimar a demanda futura, embasando assim o planejamento estratégico das vendas; pretendem também conhecer e analisar as ações dos concorrentes, o que ajuda na definição de preços e margens de lucro, além de desenvolver estratégias para obter vantagens na luta da concorrência. Enfim, são atividades essenciais para determinar o sucesso da empresa no mercado. Graças aos profissionais de marketing estas ações tendem a ser muito mais eficazes.

A importância dos profissionais de propaganda e marketing é tão grande nas empresas que não nos surpreende o fato de que estão entre aqueles que mais avançam na carreira corporativa, isto é, são promovidos e assumem mais rapidamente posições na alta direção das empresas.

Vamos falar agora da outra grande área de atuação para profissionais de propaganda e marketing: as atividades em agências de propaganda, marketing e comunicação.

Em agências grandes ou pequenas, nossos profissionais, em geral, acabam se especializando em algumas das seguintes atividades: criação publicitária; planejamento e atendimento.

Em Criação, encontramos os profissionais dotados de talento criativo e preparados para usar esta criatividade para vender ideias, produtos e serviços.

Cria-se um conjunto de peça publicitária: filmes para TV, anúncios gráficos para jornais e revistas; visual gráfico de sites e aplicativos digitais; textos para rádios são algumas das ações criativas que os profissionais de propaganda e marketing podem exercer na área de Criação.

Já na área de Atendimento, encontramos o profissional que vai até o cliente, recolhe e analisa seus desejos e, desta forma, ajuda a definir qual será o objetivo da campanha publicitária.

Sem o profissional de Atendimento, os criadores não conseguiriam criar e os clientes não conheceriam a lógica da criação e das ações de marketing que lhes são propostas.

Aliás, os profissionais que propõem e planejam as ações de marketing são aqueles de Planejamento. A estratégia de uma campanha publicitária passa pela capacidade analítica deste profissional: é ele que comanda pesquisas de mercado, entende as ações dos concorrentes, interpreta as necessidades do consumidor e, desta forma, propõe quais são as melhores estratégias de marketing e quais as peças publicitárias que seriam criadas.

Além disso, uma agência ainda conta com profissionais que administram todas estas atividades e que, além disto, se relacionam com os fornecedores, em especial com os veículos de comunicação que receberão as peças publicitárias.

Como vocês puderam ver, na área de propaganda e marketing exige-se cada vez mais profissionais que não são especialistas puros, que conhecem só marketing ou só propaganda. Devem ser profissionais completos, que podem trabalhar em grandes empresas ou em agências de comunicação, exercendo quaisquer das atividades estratégicas que apresentamos rapidamente neste vídeo. Se espera dos profissionais de propaganda e marketing bem formados que sejam criativos, antenados com a realidade econômica, com as tendências tecnológicas e com o mundo dos negócios. Este profissional sempre terá as melhores oportunidades de emprego, seja em grandes empresas, seja em grandes agências ou em sua própria empresa de comunicação. Para este profissional completo não faltam oportunidades.