Projeto pedagógico inovador

Para formar Profissionais de Elite, os Cursos de Graduação da FACAMP estão apoiados em 8 pilares.

Para você saber por que o Ensino de Excelência FACAMP está estruturado assim, é importante conhecer nossa visão sobre as relações entre Mercado de Trabalho e Universidade.

* [DDET Excelentes Professores]
O Reitor Zeferino Vaz, criador da UNICAMP, dizia com toda a razão que ensino de excelência se faz em primeiro lugar com excelentes professores, em segundo lugar com excelentes professores e em terceiro lugar também com excelentes professores.

Ele tinha razão: Direção Experiente e Qualificada e Professores Altamente Capacitados são os fundamentos do Ensino de Excelência.

1. DIREÇÃO QUALIFICADA.
Os fundadores da FACAMP têm mais de 30 anos de experiência na implantação e gestão de cursos de excelência.

2. PROFESSORES CAPACITADOS.
O corpo docente da FACAMP é titulado, experiente e motivado. Todos têm notoriedade profissional e estão conectados ao mercado de trabalho. E o que é importantíssimo: na FACAMP só dá aula quem tem vocação, quem gosta de ensinar.[/DDET]

* [DDET Ensino Personalizado]
Turmas apinhadas com 70, 80 e até mais de 100 estudantes; professores inacessíveis dando aulas com microfone, sem conhecer os seus alunos; cursos de graduação com um total de 1.200, 1.500, 2.500 alunos; coordenadores que não conhecem bem professores e estudantes de seu curso; falta total de contato com a direção. Ensino de massa não forma profissionais de elite.

Na FACAMP cada aluno é uma pessoa e não um número. Ensino de Elite quer dizer: turmas pequenas, limitação de vagas em cada curso de graduação, contato estreito entre alunos, professores, coordenadores e diretores.[/DDET]

* [DDET Tempo Integral Necessário à Formação Completa]
Há 15, 20 anos, cursos de graduação em tempo integral não eram necessários para formar profissionais de elite. Hoje é diferente: o profissional de Elite do Século 21 é SUPERQUALIFICADO, tem de saber muito mais e dominar conhecimentos muito mais complexos.

Todos os cursos de graduação da FACAMP são oferecidos em tempo integral para assegurar a formação completa do aluno, garantia de sua realização pessoal e de seu êxito no mundo do trabalho.[/DDET]

* [DDET Formação Completa]
Cursos de graduação em tempo parcial com currículos obsoletos e cheios de lacunas, com programas envelhecidos e bibliografias desatualizadas são o caminho certo para a incapacidade de empreender o seu próprio negócio, para a incompetência na condução dos negócios familiares, para o desemprego, para o subemprego ou o emprego rotineiro e mal remunerado.

Para a FACAMP a formação completa na área de ciências humanas quer dizer:

DOMÍNIO DE CADA UMA DAS TÉCNICAS DE SUA ÁREA PROFISSIONAL.
Houve nesses últimos 15, 20 anos uma verdadeira REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO. As técnicas já existentes transformaram-se e tornaram-se mais complexas. Surgiram novas áreas de conhecimento e uma infinidade de novas técnicas.

VISÃO DE CONJUNTO. A REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO exige do novo profissional da Área de Humanas o domínio das articulações entre as diversas técnicas profissionais. Ele deve, também, conhecer e saber analisar o cenário empresarial, econômico, social, político e cultural do mundo e do Brasil.

LÍNGUAS. Dominar bem a língua portuguesa e a inglesa é mais uma imposição da REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO. A FACAMP foi a primeira instituição de ensino superior a introduzir em todos os cursos pelo menos 3 semestres de Português e 6 semestres de Inglês. Para o curso de Relações Internacionais é também obrigatório o curso de Espanhol. Para todos os estudantes são oferecidas como disciplinas optativas: Espanhol, Francês e Mandarim. Esta é mais uma inovação da FACAMP.

DOMÍNIO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS. Nos Cursos de Graduação o aluno aprende a dominar todas as ferramentas digitais necessárias à sua atividade profissional.Veja exemplos para cada uma das profissões.

DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES PESSOAIS DO PROFISSIONAL DE ELITE

QUALIDADES COGNITIVAS. As qualidades cognitivas do Superprofissional do Século 21, sobretudo a autonomia intelectual e a capacidade de pensar e resolver problemas concretos, são desenvolvidas em todas as disciplinas dos Cursos de Graduação. Algumas das inovações da FACAMP merecem destaque especial:

1) Em todas as disciplinas teóricas há trabalhos práticos de pesquisa e estudos de caso;

2) Disciplinas de Lógica e Oficinas de Filosofia treinam o aluno para a leitura e interpretação de textos complexos; treinam o aluno para a leitura e interpretação de textos complexos;

3) O estudo sistemático dos principais problemas contemporâneos econômicos, sociais, políticos e culturais, treina o aluno na análise de situações concretas desenvolvendo o "sentido de realidade".

A Prática Profissional e o Estágio Qualificado são marcas registradas da FACAMP.

PRÁTICA PROFISSIONAL E O ESTÁGIO QUALIFICADO

QUALIDADES COMPORTAMENTAIS. Métodos pedagógicos modernos desenvolvem durante o curso as qualidades comportamentais do Superprofissional do Século 21: iniciativa, liderança e capacidade de trabalho em equipe.[/DDET]

* [DDET Valores Humanistas]
O período do curso superior é um momento fundamental na vida dos jovens. É o caminho de entrada para o mundo do trabalho. É nessa fase da vida que a pessoa consolida seus valores firmando compromissos humanos e sociais.

Para a FACAMP educar não é apenas formar super-profissionais. Educar é também transmitir valores. Uma instituição de excelência deve zelar pelo desenvolvimento pessoal de cada um de seus alunos.

Os valores da FACAMP são os valores humanistas do trabalho e da busca da excelência profissional, da honestidade, da lealdade, do respeito pelo outro, da solidariedade, da responsabilidade social, da cidadania, da busca de um mundo mais justo, mais humano.[/DDET]

* [DDET Avaliação Exigente]
A vida é exigente. A FACAMP é tão exigente quanto a vida. O aluno deve estudar com seriedade buscando o contínuo crescimento pessoal e a excelência profissional.

Em contrapartida, a FACAMP apóia seus alunos para a superação de todo tipo de dificuldades. Na FACAMP, cada aluno é uma pessoa e não um número.[/DDET]

* [DDET Convivência Acadêmica]
Fora da sala de aula a convivência entre alunos, professores, coordenadores e direção estreita relações, estimula o jovem, amplia horizontes.

Conviver assiduamente com colegas que serão também profissionais de elite constrói amizades para a vida toda. Estabelece relações que serão fundamentais para o desenvolvimento da vida profissional.

Isso tudo só é possível numa instituição de pequeno porte, com ensino em tempo integral e que dispõe de um campus agradável que favorece a aproximação entre as pessoas.[/DDET]

* [DDET Campus de Verdade e Infra-Estruruta de Ponta]
Na FACAMP, o campus e a infra-estrutura de ensino estão ajustadas a sua missão: Formar Profissionais de Elite.[/DDET]