Av. Alan Turing, nº 805 - Barão Geraldo – Campinas

Agência de Propaganda e Pesquisa de Mercado FACAMP

CLIENTES REAIS
AGÊNCIA FACAMP

A Agência de Propaganda e Pesquisa de Mercado FACAMP é parte da disciplina de Oficina de Prática Profissional e atua sob demanda de clientes reais, que são prospectados pela Direção ou Coordenação do Curso de Propaganda e Marketing.

Ela foi pensada para simular a prática profissional de três das principais áreas de uma agência de Publicidade e Propaganda.

  • Planejamento e Atendimento
  • Pesquisa de Mercado
  • Criação e Design

Cada área desenvolve uma série de atividades que funcionam de maneira complementar, ou podem, também, trabalhar isoladamente dependendo da demanda do cliente que chega à agência. Ao final de cada ciclo os alunos podem mudar de área, para experimentarem outras atividades.

Áreas dentro da Agência

Planejamento/Atendimento e Design

Sob orientação do Prof. Dr. Fábio Caim e do Prof. Ms. Filipe Negrão – esse espaço é voltado para os discentes que sentem mais afinidade, ou querem experimentar as atividades relacionadas à prospecção, atendimento e manutenção da conta do cliente na agência e viver o planejamento estratégico das ações de comunicação publicitária, com o objetivo de solucionar algum problema identificado pelo atendimento. Também, são orientados em relação às atividades de design e análise dos materiais de comunicação dos clientes.

  • Análise do Briefing
  • Análises do cenário micro e macroambiental
  • Demanda de Pesquisa de Mercado (quando há necessidade)
  • Construção do Briefing de Pesquisa
  • Diagnóstico do problema da marca (com base também na Pesquisa de Mercado)
  • Decisões de Campanha
  • Planos de Ação
  • Construção do Briefing de Criação
  • Apresentação da Primeira Fase de Campanha para Validação do Cliente
  • Acompanhamento da Criação e o desenvolvimento das Peças Publicitárias

Pesquisa de Mercado

Esse espaço é destinado aos alunos que gostam de trabalhar com situações de investigação, problemas de mercado, ou demandas pontuais de pesquisa sobre marcas, produtos e consumidores. A Pesquisa de Mercado atua em parceria com Planejamento, na medida em que oferece subsídios para tomadas de decisões e, também, ideias e informações importantes para as atividades de criação publicitária.

  • Estudo exploratório
  • Planejamento da Pesquisa
  • Definição da metodologia e método de coleta de dados
  • Aplicação da Pesquisa
  • Análise dos Dados
  • Apresentação da Pesquisa para o Cliente, Planejamento e Criação

Criação

Sob orientação dos Professores Ruy Sanches e Filipe Negrão, a Criação agrega as áreas de Direção de Arte e Redação Publicitária, que trabalham sob demanda da área de Planejamento. Os discentes que atuam nesta atividade são os responsáveis por elaborarem os conceitos criativos e desenvolverem todos os layouts e demais peças publicitárias que serão usadas pelos clientes em suas comunicações.

  • Recepção do Briefing de Criação com as demandas de peças e outras informações
  • Estudo da marca e demais informações estéticas
  • Desenvolvimento dos roughs de criação
  • Aprovação das ideias e conceitos com o Professor Orientador
  • Desenvolvimento dos layouts
  • Apresentação para aprovação do cliente
  • Finalização das artes para encaminhamento ao cliente e produção.
  • Estudo e análise dos sites dos clientes
  • Estudo da identidade visual do clientes
  • Desenvolvimento de nova identidade visual
  • Orientação para o fechamento de arquivos e produção de materiais