A Agência de Propaganda e Pesquisa de Mercado FACAMP é parte da disciplina de Oficina de Prática Profissional e atua sob demanda de clientes reais, que são prospectados pela Direção ou Coordenação do Curso de Propaganda e Marketing.
Ela foi pensada para simular a prática profissional de três das principais áreas de uma agência de Publicidade e Propaganda.
- Planejamento e Atendimento
- Pesquisa de Mercado
- Criação e Design
Cada área desenvolve uma série de atividades que funcionam de maneira complementar, ou podem, também, trabalhar isoladamente dependendo da demanda do cliente que chega à agência. Ao final de cada ciclo os alunos podem mudar de área, para experimentarem outras atividades.
Áreas dentro da Agência
Planejamento/Atendimento e Design
Sob orientação do Prof. Dr. Fábio Caim e do Prof. Ms. Filipe Negrão – esse espaço é voltado para os discentes que sentem mais afinidade, ou querem experimentar as atividades relacionadas à prospecção, atendimento e manutenção da conta do cliente na agência e viver o planejamento estratégico das ações de comunicação publicitária, com o objetivo de solucionar algum problema identificado pelo atendimento. Também, são orientados em relação às atividades de design e análise dos materiais de comunicação dos clientes.
- Análise do Briefing
- Análises do cenário micro e macroambiental
- Demanda de Pesquisa de Mercado (quando há necessidade)
- Construção do Briefing de Pesquisa
- Diagnóstico do problema da marca (com base também na Pesquisa de Mercado)
- Decisões de Campanha
- Planos de Ação
- Construção do Briefing de Criação
- Apresentação da Primeira Fase de Campanha para Validação do Cliente
- Acompanhamento da Criação e o desenvolvimento das Peças Publicitárias
Pesquisa de Mercado
Esse espaço é destinado aos alunos que gostam de trabalhar com situações de investigação, problemas de mercado, ou demandas pontuais de pesquisa sobre marcas, produtos e consumidores. A Pesquisa de Mercado atua em parceria com Planejamento, na medida em que oferece subsídios para tomadas de decisões e, também, ideias e informações importantes para as atividades de criação publicitária.
- Estudo exploratório
- Planejamento da Pesquisa
- Definição da metodologia e método de coleta de dados
- Aplicação da Pesquisa
- Análise dos Dados
- Apresentação da Pesquisa para o Cliente, Planejamento e Criação
Criação
Sob orientação dos Professores Ruy Sanches e Filipe Negrão, a Criação agrega as áreas de Direção de Arte e Redação Publicitária, que trabalham sob demanda da área de Planejamento. Os discentes que atuam nesta atividade são os responsáveis por elaborarem os conceitos criativos e desenvolverem todos os layouts e demais peças publicitárias que serão usadas pelos clientes em suas comunicações.
- Recepção do Briefing de Criação com as demandas de peças e outras informações
- Estudo da marca e demais informações estéticas
- Desenvolvimento dos roughs de criação
- Aprovação das ideias e conceitos com o Professor Orientador
- Desenvolvimento dos layouts
- Apresentação para aprovação do cliente
- Finalização das artes para encaminhamento ao cliente e produção.
- Estudo e análise dos sites dos clientes
- Estudo da identidade visual do clientes
- Desenvolvimento de nova identidade visual
- Orientação para o fechamento de arquivos e produção de materiais