O QUE É O TCC OU trabalho de conclusão de curso?
É a simulação de um planejamento de marketing e de uma campanha publicitária mediante a demanda/desafio estabelecido por um cliente real, prospectado pelos alunos integrantes do grupo de TCC. Os dados usados no projeto devem ser reais e as atividades adequadas à “verba” informada pelo “cliente”. O trabalho é desenvolvido em grupo seguindo os parâmetros e o cronograma determinados neste documento.
O trabalho deve primar pela criatividade nas soluções, bem como pelo uso estratégico e eficiente das ferramentas de marketing e comunicação e seguir os passos abaixo.
Planejamento de Marketing
Compreensão e análise dos dados de micro e macroambiente do cliente.
Pesquisa de Mercado
Dados primários organizados e coletados pela equipe.
Planejamento de Campanha
Planejamento publicitário da campanha para o cliente
Criação e Produção
Materialização de todos os dados e inteligência desenvolvida durante o processo.
Mídia e Orçamento
Organização e gestão da verba para veiculação e os investimentos feitos no projeto.
Ao contrário da maioria dos cursos de Publicidade e Propaganda, onde o TCC é apenas a realização de uma campanha publicitária, na FACAMP os alunos são desafiados a desenvolver um Planejamento de Marketing completo, bem como o planejamento publicitário de uma campanha e tudo isso para um cliente real, com demandas reais e um limite definido de verba que seria investida no marketing e campanha caso fosse realizada.
A prospecção do cliente para o TCC é responsabilidade dos alunos e durante os anos eles puderam trabalhar com marcas como: Xampu Seda; Sorvetes Magnum; Café da manhã McDonald´s; Sabonetes Ypê; Hammerhead – materiais esportivos para esportes aquáticos; Tintas Maza; Carmen Steffens; MMartan; Natura Faces; BeBlue – cash back; Britania; Viracopos; Calabresa Sadia; ClassApp; Mercur – linha de papelaria; Bosch entre outros.
ETAPAS
PLANEJAMENTO DE MARKETING
Cliente
Informações preliminares sobre o cliente e sua situação atual
Micro
Análise das variáveis micro-ambientais, que de fato impactarão as atividades do cliente
Macro
Análise das variáveis macro-ambientais, que de fato impactarão as atividades do cliente
Pesquisa
Surgida a partir das dúvidas geradas pelas análises anteriores, a pesquisa quali/quanti ajudará a tomar decisões mais assertivas.
Análises
Oferecem visões mais estratégicas das informações coletadas
Objetivos
Definição do Objetivo(s) de Marketing. Definição da Verba de Marketing. Definição dos KPIs
Estratégias
Estratégias de Marketing que contribuirão para atingir os objetivos determinados.
Definir as táticas e os prazos (curto, médio e longo prazo).
Inovação
Proposta de inovação (é uma estratégia também) que possa ser incorporada ao projeto.
CAMPANHA PUBLICITÁRIA
Campanha
Planejamento publicitário que documenta o que será feito durante a campanha como um todo
Decisões
Etapa importante do planejamento publicitário, onde as decisões de campanha são documentadas para orientar as ações
Plano de Ação
Desenvolvido para todas as ações que não forem definidas e discorridas em Mídia
Mídia
Planejamento que define os investimentos em mídia, bem como o alcance, frequência e intensidade das veiculações.
Digital
Concepção e criação das ações de digital, alinhadas às decisões estratégicas de campanha.
Criação
Conceito criativo e concepção das peças publicitárias de todas as ações de campanha.
Produção
Execução de todas as ações audiovisuais, inclusive, com previsão orçamentária
Controles
Definição dos KPIs e mensuração dos resultados de campanha. Planilha de investimentos da Campanha prevendo o fee da agência ou os 40% sobre mídia e 15% em cima de produção.
DESIGN
Agência
Concepção, criação e desenvolvimento do naming da agência (equipe formada pelos discentes) e identidade visual.
MIV
Construção do Manual de Identidade Visual da marca da agência.
Identidade
Definição das características de identidade visual da diagramação do book.
Trabalhos premiados na APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda
2017 – 38º Concurso Universitário de Campanhas Publicitárias (APP BRASIL – Associação dos Profissionais de Propaganda)
Agência Sigma: Alessandro de Souza Teles, Beatriz Boscariol, Isabelle Cristina Sartori, Isadora Egito, Luiza Casteli, Martina Mastellaro e Victória Franco
Produto: Preservativo Skyn
2013 – 34º Concurso Universitário de Campanhas Publicitárias (APP BRASIL – Associação dos Profissionais de Propaganda)
Agência Lampião: Carolina Rodrigues: Caroline Rossetti, Marcus Soares e Mariana Mocelin
Produto: Neosaldina – Neosa Ative
2006 – 27º Concurso Universitário de Campanhas Publicitárias (APP BRASIL – Associação dos Profissionais de Propaganda)
Agência Dois com Dois: Fanny Fujisawa, Fábio Wanderley, Leopoldo Azevedo e Manuel Miranda
Produto: Giroflex
PROFESSORES RESPONSÁVEIS
- Fábio Caim: Marketing e Campanha
- Camila Brasil: Planejamento de Marketing
- Filipe Negrão: Design e Produção gráfica
- Leopoldo Azevedo: Redação Publicitária
- Fábio Wanderley: Direção de Arte
- Flávio Valverde: Produção Audiovisual
- Vitor Damiani: Produção Audiovisual
- André Kadow: Digital