Av. Alan Turing, nº 805 - Barão Geraldo – Campinas

Instruções para realização da prova on-line

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS

Para realizar a prova on-line, o candidato deverá certificar-se quanto às especificações de hardware, software e equipamentos, de forma antecipada. São elas:

  • Webcam e microfone (equipamentos obrigatórios);
  • Ser Administrador da máquina, em função da necessidade de instalação de plug-in;
  • Sistemas Operacionais e Navegadores permitidos: Windows 7 ou superior

(Firefox ou Chrome), MacOS 10.10 ou superior (Firefox ou Chrome);

  • Browsers e versões mínimas suportadas: Chrome versão 63 ou superior; e Firefox

52 ou superior;

  • Conexão de internet: 1 mega ou superior;
  • Recomenda-se, ao menos, 500Mb de RAM livre para execução da aplicação.

 

 

ORIENTAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA ON-LINE

 

  • O candidato deverá estar conectado online, no mínimo, 30 minutos antes do início da prova, portando, obrigatoriamente, o documento: Cédula de Identidade (RG) ou Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) originais e com fotos recentes. Não serãoaceitas cópias xerográficas ou documentos que dificultem a efetiva identificação dos participantes.
  • As instruções de acesso à prova estarão disponíveis na Área do Candidato no link https://faca.mp/AreaCandidato
  • A realização das provas será controlada através de um cronômetro virtual que encerrará a aplicação quando o tempo limite for atingido (3 horas).
  • Para efeito de segurança, no início da prova, o candidato será solicitado a tirar sua foto e apresentar documento oficial (frente com foto).
  • Ao longo da realização da prova, a FACAMP fará a identificação facial do candidato por meio de Webcam, para manter a legitimidade do processo.
  • Além do monitoramento baseado em Inteligência Artificial, o processo conta com Fiscais Virtuais que farão o acompanhamento remoto e ao vivo de toda a prova. Os fiscais poderão mandar alertas e até cortar da prova os candidatos que desobedecerem as normas de conduta.
  • Será realizada a comparação da foto e do documento coletados na data da prova com os documentos apresentados quando os candidatos aprovados comparecerem para a Matrícula.

 

NORMAS DE CONDUTA DO CANDIDATO

 

  • O candidato não poderá acessar a plataforma online usando gorro/touca, casaco com capuz, boné ou fones de ouvido.

Durante a realização das provas somente será autorizada a saída do candidato durante 2-3 minutos para ir ao banheiro. Antes de deixar o recinto e para obter a devida autorização, o candidato obriga-se a avisar o inspetor remoto via janela de Chat (na parte inferior direita da tela da página de teste), caso contrário, tal atitude pode ser reportada como violação. Além disso, recomenda-se não se ausentar, mais do que uma ou duas vezes durante toda a realização do teste, por motivos de necessidades fisiológicas / biológicas.

 

  • O candidato só poderá desconectar-se, definitivamente após o término de cada período de prova.
  • O Vestibular Online possui normas e ações de segurança digital baseadas em ferramentas especializadas de forma que sejam garantidas a veracidade das informações, evitando fraude durante a realização da prova.
  • Ao ingressar na plataforma online para realizar as provas, o candidato não poderá utilizar telefone celular e equipamentos eletrônicos aquém do utilizado para realização das provas, sob pena de eliminação do Processo Seletivo.
  • A duração da prova é de 3 horas e não haverá prorrogação, em hipótese alguma.

 

SERÁ EXCLUÍDO DO VESTIBULAR E TERÁ SUA PROVA ANULADA O CANDIDATO

QUE:

 

  1. Perturbar, de qualquer modo, a ordem da realização da provas on-line, incorrendo em comportamento indevido durante a realização das provas;
  2. For surpreendido, durante a realização das provas, em comunicação com outras pessoas ou entidades;
  3. Utilizar materiais e/ou outros objetos não permitidos;
  4. Portar, durante a realização da prova, qualquer aparelho eletrônico, como, por exemplo: celular, relógio digital, mp3, tablet ou similar, mesmo que desligados;
  5. Praticar atos que contrariem as normas do presente Edital ou do Termo de aceite para realização das provas.

 

 

SOBRE A TECNOLOGIA UTILIZADA

Para a realização da prova, será utilizada a tecnologia Remote Proctored IBT, que significa Teste Baseado em Internet com Monitoramento Remoto, sendo que o candidato deve ter conexão à Internet para fazer tal teste. A pessoa será acompanhada ao vivo e à distância por meio de áudio (microfone) e vídeo (webcam); somado a isso, a tela do computador também será monitorada.

O Teste Baseado em Internet com Monitoramento Remoto é um teste online seguro que pode ser feito a partir de qualquer local físico conveniente, podendo ter horários / datas fornecidas – ou seja, não há necessidade de se deslocar a um centro de testes específico. No entanto, para garantir a realização justa do teste, cada candidato é monitorado ao vivo e à distância por meio de áudio (microfone) e vídeo (webcam); a sessão é inteira gravada online e faz parte do histórico do candidato.

 

VEJA AS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

 

  1. É mandatório ter uma conexão com a internet?
  2. Sim, é obrigatório ter uma conexão estável à Internet e o mínimo de largura de banda (velocidade de transmissão de dados) é de 512 kbps.

 

  1. É mandatório ter um computador? Posso realizar a prova em um telefone celular, tablet etc.?
  2. Sim, é obrigatório ter um computador, seja ele desktop ou notebook, com webcam e microfone (ambos funcionando perfeitamente). Não seria possível realizar tal prova utilizando-se de telefones celulares, tablets etc.

 

  1. Quais são as especificações para o dispositivo que eu preciso ter para realizar a prova?
  2. É necessário ter um computador (desktop ou notebook) com webcam e microfone (ambos funcionando perfeitamente). A prova deverá ser feita no ambiente Windows 7 ou superior ou MacOS 10.10 ou superior com as versões do Chrome ou Firefox atualizadas.

 

  1. Como devo me preparar para a prova com Monitoramento Remoto?
  2. Prepare-se seguindo tais ações:

– Leia atentamente o edital do teste;

– Veja o vídeo de demonstração quantas vezes quiser;

– Atente-se para todos os detalhes do processo disponíveis no edital (data, horário, FAQs etc.);

– Assegure-se da estabilidade / velocidade mínima de sua conexão com a internet e de ter um fornecimento (backup) de energia suficiente para se ter uma experiência ininterrupta.

 

  1. Como devo configurar o ambiente físico para realizar a prova com Monitoramento Remoto?
  2. Deve certificar-se de estar em um local calmo, com assento confortável, em um ambiente bem iluminado, com iluminação adequada no seu rosto.

 

  1. Existe um código de vestimenta (dress code) para a prova?
  2. Embora seja uma prova online que será feito a partir do local de sua preferência, deve-se estar devidamente vestido, uma vez que o candidato será gravado via vídeo. Recomendamos roupas casuais e confortáveis, não tendo necessidade de se vestir formalmente (tome cuidado com roupas íntimas, por exemplo).

 

  1. Sou obrigado a manter comigo um documento original de identificação, com foto, ao realizar a prova com Monitoramento Remoto?
  2. Sim, desde antes de se sentar para a realização da prova, é obrigatório manter a posse de um documento original de identificação com fotografia (aprovado pelo edital do teste). Em dado momento, o candidato deverá enviar uma imagem do documento, via sistema, para ser autorizado a iniciar o teste.

 

  1. No meu local podem haver pessoas que queiram falar comigo e/ou que estejam à minha volta. Em tal situação, o que é esperado de mim?
  2. A prova com Monitoramento Remoto deve ser tratada com a máxima seriedade como qualquer prova séria onde não se pode “trapacear”. O local (ambiente onde o candidato esteja acomodado para a prova) deve ser considerado como uma sala de provas durante todo o momento da duração da prova, não devendo ninguém falar com o candidato, estar próximo ao mesmo e/ou emitir ruídos. A webcam deve ser ajustada de forma que o rosto esteja plenamente visível para o inspetor durante todo a prova. Cabe citar que quaisquer comportamentos suspeitos poderão levar à finalização forçada da prova.

 

  1. Poderei utilizar o telefone celular durante a prova?
  2. Não. A prova com Monitoramento Remoto deve ser tratado com a máxima seriedade como qualquer teste sério onde não se pode “trapacear”. A não ser o computador, não é permitido utilizar-se de quaisquer outros dispositivos eletrônicos (ex.: telefones celulares, pontos eletrônicos, fones de quaisquer tipos, smartwatches, dispositivos ant+ / bluetooth, dispositivos de radiofrequência etc.).

 

  1. Poderei utilizar uma calculadora durante a prova?
  2. Não, não é permitida a utilização de quaisquer calculadoras e/ou dispositivos semelhantes durante a realização do teste.

 

  1. Poderei utilizar folhas de rascunho para os cálculos durante a prova?
  2. Sim, será autorizada a utilização de folhas de rascunho apenas para fins de cálculos. Durante a realização do teste, o inspetor pode entrar em contato com o candidato, remotamente e online, pedindo-lhe que mostre tais folhas, via webcam, para averiguação de conteúdo.

 

  1. Poderei ir ao toalete durante a prova?
  2. Sim, paradas para necessidades fisiológicas / biológicas são permitidas por um curto período de tempo, ou seja, 2-3 minutos apenas. Antes de deixar o recinto e para obter a devida autorização, o candidato obriga-se a avisar o inspetor remoto via janela de Chat (na parte inferior direita da tela da página de teste), caso contrário, tal atitude pode ser reportada como violação. Além disso, recomenda-se não se ausentar, mais do que uma ou duas vezes durante toda a realização do teste, por motivos de necessidades fisiológicas / biológicas.

 

  1. Como faço para iniciar a prova caso tenha recebido o seguinte erro – “Video Streaming Error” (Erro de Transmissão de Vídeo)?
  2. Provavelmente existem restrições habilitadas no computador (ou no servidor de acesso à internet) que impedem o acesso às imagens. Os seguintes passos poderão tomados:

– Temporariamente, desative o antivírus e/ou firewall do computador;

– É necessário que o candidato se certifique em utilizar uma rede que não possua restrição de acesso ao website.

Se o problema persistir, deve-se utilizar outro computador e/ou outra rede de acesso à internet.

 

  1. Estou no momento de obter a autorização para a prova, mas, não a consegui e recebo a mensagem “We are currently processing your authorization submission” (Estamos, atualmente, processando o seu pedido de autorização) ou “You are in the queue. Please wait while your details are being authorized” (Você está na fila de espera. Por favor, aguarde enquanto os seus dados estão sendo autorizados). Quanto tempo vai demorar?
  2. As referidas mensagens são exibidas quando os dados dos candidatos estão sendo visualizados e validados pelo inspetor, assim, é necessário que se aguarde na fila de espera.

Nota: O tempo da prova não é afetado por este fato, uma vez que o temporizador só começa quando o candidato vê a primeira pergunta do teste.

 

  1. O que devo fazer se me desconectar enquanto realizo a prova devido a uma falha de energia ou de conexão com a internet?
  2. A prova funciona no modo de gravação automática, sendo que ele pode ser retomado seguindo os mesmos passos iniciais, a partir do mesmo número de questão em que o candidato parou. No entanto, note que tais desconexões serão monitoradas e quaisquer atividades suspeitas serão levadas em conta para as tomadas de decisões a respeito do teste do candidato.

 

  1. Não consigo iniciar a prova, pois recebo a mensagem “This Test has been deactivated” (Esse teste foi desativado). O que devo fazer?
  2. Essa mensagem é exibida quando a janela de tempo para participação no teste tiver sido expirada, ou seja, o candidato atrasou-se para o teste. Para evitar isso, o candidato deve assegurar o login a tempo de fazer o teste de acordo com o horário previamente agendado.

 

  1. Não consigo iniciar a prova, pois recebo a mensagem “Connection with Chat Server Failed” (A conexão com o servidor de Chat falhou). O que devo fazer?
  2. Essa mensagem aparece quando há restrição ativada na rede / sistema que o candidato utiliza.

Caso não esteja utilizando sistema / acesso corporativo:

– Temporariamente, desative o antivírus e/ou firewall do computador;

– Deve-se tentar mudar para uma outra conexão de internet;

– Mude o computador / sistema a ser utilizado, caso o problema persista.

Se estiver utilizando sistema / acesso corporativo:

– Deve-se contatar as pessoas de TI da organização.

 

  1. Uma vez que finalizei as questões da prova, como eu envio a prova?
  2. É necessário clicar no botão “Finish Test” (finalizar a prova) localizado no canto superior direito da janela da prova. Com isso, o resumo da prova será mostrado, incluindo os detalhes dos números de questões Respondidas – cor verde, Não Respondidas – cor cinza, e àquelas marcadas como “Revisit” (revisitar) – cor laranja. Então, deve-se clicar em “Yes, Finish test” (sim, finalizar a prova) para enviá-lo e marcá-lo como concluído (esse botão só poderá ser clicado uma única vez). Concluído a prova, o candidato não poderá tentar responder mais questões ou prosseguir com a prova.