fbpx
Visita à empresa Ypê

Visita à empresa Ypê

No dia 23 de abril, os alunos do segundo ano dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Computação realizaram uma visita à indústria Química Amparo, uma empresa 100% brasileira que fabrica a linha de produtos de limpeza Ypê.

A empresa, que, fundada em 1950 pelo Sr. Waldyr Beira, iniciou suas atividades em Amparo com a produção do tradicional sabão em barras YPÊ, hoje conta com mais quatro fábricas no Brasil, exporta para 11 países e é um dos principais players no segmento em que atua. Por exemplo, de acordo com a Euromonitor, no ano de 2018, a marca mais vendida de detergentes foi a Ypê, representando 38,9% do mercado! A empresa está atenta à evolução tecnológica e aparece como um importante exemplo de uma indústria nacional eficiente e competente.

A visita ocorreu como atividade obrigatória na disciplina de Química, com o objetivo de integrar os conteúdos teóricos à realidade industrial, e esteve sob a responsabilidade das professoras Maria Eugênia Porto e Inara Gabriel. Os alunos visitaram as unidades produtivas de lava-louças, amaciantes, sabão em barras, sabonetes e a de produtos clorados, usando vestimenta adequada, óculos de proteção e fones de ouvido que permitiam receber informações durante todo o percurso.

Com a visita, os alunos puderam observar e entender o processo de produção das embalagens, rotulagem, envase e acondicionamento dos produtos em caixas. Outro aspecto importante observado foi  o controle de qualidade da matéria-prima que chega à fábrica. A fábrica da YPÊ em Amparo é muito automatizada, mas, mesmo assim, conta com 4000 mil colaboradores, funcionando em 3 turnos.

Após uma hora e meia de percurso dentro das unidades produtivas, os alunos retornaram para uma sala chamada Aconchego, onde foram servidos sanduíches e suco, além de brindes em uma sacola com produtos YPÊ para cada participante.

Visitas técnicas como essa complementam a formação de nossos alunos! Agradecemos toda a recepção dada pela YPÊ aos nossos alunos e professores!