Av. Alan Turing, nº 805 - Barão Geraldo – Campinas

O engenheiro mecânico atua em um amplo espectro de atividades no mercado de trabalho.
Deve ser um profissional habilitado a desenvolver projetos automobilísticos, tecnologias na área de novos materiais, a trabalhar nos mais diversos setores da indústria (têxtil, petroquímica, automobilística, alimentícia, siderúrgica, sucro-alcooleira, naval etc.), no planejamento de sistemas energéticos, no mercado financeiro e no desenvolvimento de sistemas de automação. Atua em indústrias de grande sofisticação tecnológica, como a de biomateriais, a aeroespacial, de petróleo e de sistemas de energia. É cada vez maior a demanda por engenheiros mecânicos em áreas como planejamento, desenvolvimento e gerenciamento de sistemas, operações e projetos.

ENGENHARIA MECÂNICA FACAMP

CONHEÇA O CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA DA FACAMP
A formação técnica de excelência é a base fundamental para o sucesso profissional no mercado de trabalho ou em seu próprio negócio. A FACAMP dá grande ênfase à prática profissional dentro da escola, preparando o aluno para o estágio qualificado.

PROJETOS MECÂNICOS E MECÂNICA COMPUTACIONAL

Os trabalhos numéricos e experimentais e o modelamento matemático são importantes nas diversas etapas do projeto mecânico. Para tanto, a formação na área de análise, simulação e modelagem de problemas físicos, com o apoio de computadores, é imprescindível ao engenheiro mecânico para desenvolver soluções em robótica, sistemas de controle, análise de dados etc.

SISTEMAS ENERGÉTICOS, TÉRMICA E FLUIDOS

O engenheiro mecânico precisa conhecer as fontes de energia e suas disponibilidades. O estudo dos sistemas e balanços energéticos é a base para a produção sustentável e responsável de energia. Para isso, deve-se estudar o controle térmico ambiental, a geração, transferência e armazenamento de calor, o comportamento dos fluidos e os respectivos equipamentos e processos.

MATERIAIS E PROCESSOS INDUSTRIAIS

O conhecimento das características e propriedades dos diversos materiais e de suas formas de produção é a base para o desenvolvimento de novos produtos e materiais inovadores. Esse conhecimento é amplamente aplicado no ambiente industrial para a especificação de equipamentos, para a automação da manufatura e para definições estratégicas dos sistemas de gestão.

AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA

O avanço da eletrônica e da programação mudou radicalmente a realidade da indústria. Hoje um engenheiro desenvolve um produto no computador e envia instruções para máquinas que cortam, soldam, moldam, montam esse produto do começo ao fim. Além disso, os robôs industriais são cada vez mais usados em uma variedade de indústrias e aplicações. As ações do robô são dirigidas por uma combinação de software de programação e controles. A tecnologia robótica também aumenta a produtividade e a lucratividade, ao mesmo tempo que elimina atividades de mão de obra que podem causar esforço físico ou lesões potenciais aos trabalhadores.

FORMAÇÃO SÓLIDA EM ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

Visão de negócios: para avançar na carreira e alcançar postos de direção ou para se tornar empreendedor, o engenheiro necessita de uma boa formação em negócios (finanças, marketing, gestão de pessoas, cenários econômicos, estratégia empresarial).

DOMÍNIO DE LÍNGUAS

O domínio da língua materna é imprescindível para o engenheiro atuar de forma competente no mercado de trabalho. A fluência em língua inglesa é, hoje, uma exigência do mercado de trabalho.

CENTRO DE EMPREENDEDORISMO

O Centro de Empreendedorismo, desenvolve as seguintes atividades:

  • estudo de casos reais;
  • debates mensais com empresários de sucesso;
  • cursos intensivos sobre inovação e criação de empresas;
  • discussão de negócios originais entre alunos, professores da FACAMP e empresários;
  • formulação de projetos de investimento;
  • apoio financeiro, jurídico, de marketing e contábil para as empresas criadas no Centro.

CRIATIVIDADE ATRAVÉS DA CULTURA

A FACAMP é pioneira na utilização do ensino de artes e de humanidades para o desenvolvimento da criatividade, uma exigência da sociedade que inova permanentemente.

DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS PESSOAIS

O desenvolvimento das potencialidades de cada um dos alunos é meta da FACAMP. O aprimoramento das competências pessoais exige turmas pequenas e diálogo permanente com os professores e coordenadores.
Na FACAMP, cada aluno é uma pessoa e não um número.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTERNACIONAL

A FACAMP conta com um inédito e exclusivo programa de educação internacional para todos os seus alunos fluentes em inglês. Desde 2016, cerca de 300 alunos, metade deles com bolsas de estudo, participaram da educação internacional na Alemanha, China, Inglaterra, Rússia, Itália, Canadá, EUA, Holanda, França e Coreia do Sul.

PROJETO INTEGRADO DE ENGENHARIA

Durante os três primeiros semestres, os alunos, orientados por uma equipe de professores, aprendem a criar soluções estruturadas executando projetos. Os principais objetivos são integrar os conteúdos básicos da engenharia, estimular o trabalho em equipe e acompanhar todas as etapas de um projeto.

1º SEMESTRE – Projeto Integrado de Engenharia da FACAMP – I

Alunos da Engenharia da Computação, Mecânica e Produção executam um projeto em parceria e compreendem como as áreas se complementam.

2º SEMESTRE – Projeto Integrado de Engenharia da FACAMP – II

Os alunos desenvolvem um programa para cálculo estatístico com interface gráfica.

3º SEMESTRE – Projeto Integrado de Engenharia da FACAMP – III

Desenvolvimento de um sistema de informação atendendo os requisitos do cliente a partir de entrevistas estruturadas.

CENTRO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DA FACAMP – CITEC – 3º e 4º anos

A formação de um aluno de Engenharia de Computação deve enfatizar a capacidade de empreender e de inovar. No CITEC, o aluno estuda o processo de inovação, desde a estruturação de uma proposta até sua implementação, discutindo a importância da inovação na competitividade empresarial. Os projetos de inovação são desenvolvidos a partir de demandas empresariais reais, e ideias e protótipos são gerados no Maker Lab da FACAMP. O programa do CITEC é desenvolvido em três semestres:

* No sexto semestre do curso, o aluno é preparado para atuar no ambiente de Inovação, compreendendo necessidades e problemas e desenvolvendo soluções robustas. Os alunos, em pequenas equipes, assistem a palestras sobre inovação, fazem visitas a empresas e estudam as etapas do desenvolvimento de um projeto inovador para propor um produto de Internet das Coisas, que é desenvolvido no MAKER Lab FACAMP;
* No sétimo semestre, os alunos desenvolvem soluções a partir de desafios propostos por empresas. O projeto pode ser desenvolvido na empresa, na escola ou nos dois ambientes. As equipes são orientadas por professores da FACAMP e por profissionais designados pela empresa que acompanham o desenvolvimento da inovação em processos, produtos ou serviços relativos aos seus negócios;
* No oitavo semestre, a partir da prospecção de oportunidades de negócios, são desenvolvidos projetos de inovação, seja por sugestão das empresas, seja por propostas dos alunos. Os alunos podem desenvolver seus próprios projetos sob a supervisão de professores e, no último ano do curso, devem apresentar uma proposta estruturada de start-up ao Centro de Empreendedorismo da FACAMP.

CENTRO DE ENGENHARIA APLICADA DA FACAMP – CEAF

O CEAF é um programa de parceria com mais de 30 empresas de porte médio e grande, no qual o aluno mapeia processos de produção e aprende a identificar alternativas de melhoria. O desenvolvimento de software e sistemas para o gerenciamento das empresas se baseia na compreensão e análise do processo produtivo.

MAKER Lab FACAMP

No segundo semestre de 2017, será inaugurado o MAKER Lab FACAMP, um laboratório de criação e execução de projetos, de protótipos e de novos produtos. O MAKER Lab FACAMP será similar às mais modernas iniciativas mundiais para o desenvolvimento de ideias, inovações e novos negócios.

No espaço do MAKER Lab, os alunos e professores da FACAMP terão acesso a sofisticadas ferramentas para elaboração de projetos digitais. Terão à sua disposição os mais avançados equipamentos de manufatura.

ESTÁGIO QUALIFICADO 5º ANO

No último ano, depois de realizar uma excelente formação pedagógica e profissional, o aluno da FACAMP está preparado para realizar um estágio de qualidade. A FACAMP considera o estágio prematuro um erro pedagógico.

Coordenadora

Profa. Dra. Adriana Franco Bueno Braga
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5017258712721019
Área de Atuação: Física, Engenharia do Produto, Laboratório de Engenharia Aplicada
Formação: Graduação (Engenharia Química, UNICAMP, 1987)
Mestrado (Engenharia Mecânica, UNICAMP, 1993)
Doutorado (Engenharia Mecânica, UNICAMP, 1997)
Pós-Doutorado (UNICAMP, 2008)
email: adriana.braga@facamp.com.br

Corpo Docente

Profa. Ms. Adriana Alcino Duarte
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6079979973874692
Área de Atuação: Tópicos Avançados em Gestão de Pessoas, Psicologia Organizacional, Tópicos de Pesquisa em Administração
Formação: Graduação (Psicologia, PUC, 1992)
Mestrado (Psicologia, PUC, 1996)

Profa. Dra. Ana Beatriz de Araujo Linardi
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0449373687259340
Área de Atuação: Oficina – Exercícios de Criação, Introdução à Pesquisa do Design
Formação: Graduação em Música (UNICAMP, 1990)
Mestrado em Educação (UNICAMP, 2001)
Doutorado em Educação (UNICAMP, 2007)

Prof. MSc. André Luiz de Castro Villas Boas
CV: http://lattes.cnpq.br/7457998627126261
Área de Atuação: Qualidade em Software, Gestão da Qualidade
Formação: Graduação (Ciência da Computação, UNICAMP, 1986)
Especialização: (Gestão de Empresas, UNICAMP, 1998)
Mestrado (Engenharia Elétrica, UNICAMP, 2003)

Prof. Esp. Arnaldo Aparecido Rezende
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5544296566100382
Área de Atuação: Responsabilidade e Governança Corporativa e CEAF
Formação: Graduação (Engenharia Mecânica, UFPR, 1986)
Especialização (Gestão Estratégica de Empresas, FACAMP, 2014)

Prof. MSc. Bruno Moser Nunes
CV: http://lattes.cnpq.br/7457998627126261
Área de Atuação: Qualidade em Software, Gestão da Qualidade
Formação: Graduação (Ciência da Computação, UNICAMP, 1986)
Especialização: (Gestão de Empresas, UNICAMP, 1998)
Mestrado (Engenharia Elétrica, UNICAMP, 2003)

Prof. MSc. Cid Fontana Lopez
CV: http://lattes.cnpq.br/8508261068484550
Área de Atuação: Projetos e Manufatura
Formação: Graduação (Engenharia Eletrônica, FEI, 1974)
Especialização: (Engenharia de Segurança, USP, 1975)

Prof. Ms. Daniel Filisetti Marcos da Silva
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0607490999172647
Área de Atuação: Otimização de Sistemas, Informática Aplicada
Formação: Graduação (Engenharia de Eletricidade, USP, 1996)
Especialização (Operador de Mercado Financeiro, FIA, 2003)
Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital ( PUC/SP, 2015)

Profa. Dra. Daniela Salomão Gorayeb
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5438453636967157
Área de Atuação: Microeconomia, Organização Industrial, Economia Industrial
Formação: Economia (Unicamp, 1998)
Mestrado em Economia (Unicamp, 2002)
Doutorado em Economia (Unicamp, 2017)

Prof. Ms. Edson Roberto Cau
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6281140159196850
Área de Atuação: Processos Industriais, Materiais de Engenharia
Formação: Engenharia Mecânica (Unicamp, 1986)
Mestrado em Engenharia Mecânica (Unicamp, 1991)

Prof. Ms. Emílio Gruneberg Boog
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0139251434957663
Área de Atuação: Engenharia Econômica, Ciências Ambientais, Pesquisa Operacional, Administração
Formação: Graduação (Engenharia Mecânica, USP, 1973)
Especialização (Ceag ,FGV-SP, 1978)
Mestrado (Engenharia Mecânica, UNICAMP, 2000)
Doutorado (Engenharia Mecânica em andamento, UNICAMP)

Prof. Esp. Gabriel Barbosa Souza
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5968674693353752
Área de Atuação: Laboratório Aplicado
Formação: Graduação (Design, FACAMP, 2008)
Especialização (Formação de Professores para o Ensino Superior, UNIP, 2015)

Prof. Dr. Guilherme Bezzon
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5648305790872516
Área de Atuação: Desenho Mecânico Assistido por Computador, Mecânica dos Fluídos)
Formação: Engenharia Mecânica (UNICAMP, 1991)
Mestrado em Engenharia Mecânica (UNICAMP, 1994)
Doutorado em Engenharia Mecânica (/UNICAMP, 1998)

Profa. Dra. Isabel Cristina Baddini Curralero
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1490431986742374
Área de Atuação: Termodinâmica
Formação: Engenharia Química (UNICAMP, 1986) e Química (UNICAMP, 2006)
Especialização (Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade e Responsabilidade Corp., UNICAMP, 2015
Mestrado em Engenharia de Alimentos (UNICAMP, 1993)
Doutorado em Engenharia de Alimentos (/UNICAMP, 2000)

Prof. Dr. José Alexandre Romano
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3729051794643743
Área de atuação: Cálculo
Formação: Física (UNICAMP, 1990)
Mestrado em Física (UNICAMP, 1993)
Doutorado em Física (UNICAMP, 1997)

Prof. Ms. José Carlos Ferreira Júnior
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2536346805545051
Área de atuação: Sistemas de Informação
Formação: Graduação em Análise de Sistemas (PUC-Campinas, 1988)
Mestrado em Ciência da Informação (PUC-Campinas, 1998)

Prof. Dr. José Martins Jr.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8107811058749982
Área de Atuação: Automação
Formação: Graduação em Ciência da Computação (EEP-FUMEP, 1991)
Mestrado (Ciências da Computação e Matemática Computacional, USP, 2003)
Doutorado (Engenharia Mecânica, USP, 2010)

Prof. Dr. José Montanha Neto
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2994730977287565
Área de Atuação: Física das Partículas Elementares e Campos
Formação: Graduação em Física (Unicamp, 1983)
Mestrado (Física, Unicamp, 1991)
Doutorado (Física, Unicamp, 1995)
Pós-Doutorado (Física, Unicamp, 1999)

Prof. Dr. Marcelo Assaoka Hayashi
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9030601400268195
Área de Atuação: Física da Matéria Condensada
Formação: Graduação em Física (Unicamp, 1992)
Mestrado (Física, Unicamp, 1995)
Doutorado (Física, Unicamp, 1999)
Pós-Doutorado (Física, Unicamp, 2002)

Profa. Dra. Maria Eugênia Garcia Porto
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8932870012374941
Área de Atuação: Introdução à Engenharia de Produção, Laboratório de Projeto de Engenharia, Trabalho de Conclusão de Curso
Formação: Graduação (Química, UNICAMP, 1993)
Especialização (Engenharia Ambiental ,UNICAMP. 2008)
Mestrado (Química, UNICAMP, 1998)
Doutorado (Química, UNICAMP, 2004)

Profa. Ms. Marina Wendel de Magalhães
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4409684709757332
Área de Atuação: Português
Formação: Letras (Unicamp, 1997)
Mestrado em Linguística Aplicada (Unicamp, 2001)

Prof. Ms. Mauricio Sanches Graça
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7084297177397892
Área de Atuação: Teoria da Administração, Estratégia Empresarial, Finanças para Propaganda – Plano de Negócios
Formação: Graduação (Administração de Empresas, FGV, 1990)
Mestrado (Administração de Empresas, FGV/EAESP, 2000)

Profa. Ms. Melissa Mesquita
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4761587812512805
Área de Atuação: Gestão de Qualidade, Laboratório de Engenharia Aplicada, Engenharia do Produto
Formação: Graduação (Engenharia de Produção: Materiais, UFSCAR, 1998)
Mestrado (Engenharia de Produção, UFSCAR, 2000)

Prof. MSc. Patrícia Faria Xavier
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3051550940016890
Área de Atuação: desenvolvimento de processos química; ensino de exatas
Formação: Graduação em Engenharia Química (UNICAMP, 1997)
Mestrado em Engenharia Química (UNICAMP, 2000)

Prof. Dr. Pedro Roberto Grosso
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2993716406464616
Área de Atuação: Matemática Aplicada.
Formação: Graduação em Física (Unesp, 1986)
Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica (ITA, 1989)
Doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica (ITA, 1996)

Prof. Esp. Robinson Luiz da Silva Braga
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3667042433554071
Área de Atuação: Introdução à Engenharia, Responsabilidade e Governança Corporativa, Ergonomia e Segurança do Trabalho, Laboratório Aplicado,
Formação: Graduação (Engenharia Química, UNICAMP, 1983)
Especialização (Engenharia de Segurança do Trabalho, UNICAMP, 1996)

Prof. MSc. Ruben Alekxander Pela
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3985823040825029
Área de atuação: Matemática
Formação: Graduação em Matemática (Unicamp, 1990)
Mestrado em Matemática (Unicamp, 1993)

Prof. Esp. Sergio Nicolau Cardoso de Mello Fovitzky
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8522612229062504
Área de Atuação: Laboratório de Engenharia Aplicada, Desenho Mecânico
Formação: Graduação (Engenharia Mecânica, FAAP, 1980)
Especialização (CEAG, FGV, 1988)

Prof. Ms. Sergio Yoshioka
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8087527582397793
Área de Atuação: Informática, Arquitetura de Computadores, Gestão de Bancos de Dados, Introdução à Engenharia, Laboratório Aplicado, CEAF
Formação: Graduação (Análise de Sistemas, PUC CAMPINAS, 1988)
Mestrado profissional em (COMPUTAÇÃO, UNICAMP, 2003)

Profa. Ms. Tatiele Dalfior Ferreira
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2701901657221090
Área de Atuação: Mecânica dos Fluídos, Transmissão de Calor e Massa
Formação: Graduação (Engenharia Química, UFES, 2011)
Mestrado (Engenharia Química, UNICAMP, 2014)

Prof. Ms. Victor Antonio de Deus Armellini
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0625806017202764
Área de Atuação: Matemática e Gestão do Conhecimento
Formação: Graduação (Matemática, UNICAMP, 2008)
Mestrado (Engenharia Química, UNICAMP, 2010)
Doutorado (Engenharia Química, UNICAMP, 2015)

Total Disciplinas Obrigatórias: 6.156h
Mínimo de Disciplinas Optativas: 144h
Total para Graduação em Engenharia Mecânica: 6.300h

1º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

Introdução à Engenharia

72

4

Desenho Mecânico

72

4

Cálculo I

108

6

Vetores e Álgebra Linear

108

6

Informática Aplicada

32

2

Laboratório de Projeto em Engenharia I

36

2

Comunicação em Língua Portuguesa I

72

4

Comunicação em Língua Inglesa I

72

4

Total Obrigatórias

576

32

2º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

Fundamentos de Gestão de Projetos

36

2

Tecnologia Mecânica Básica

72

4

Cálculo II

72

4

Física I

72

4

Estatística

72

4

Algoritmos e Programação

72

4

Laboratório de Projeto em Engenharia II

36

2

Comunicação em Língua Portuguesa II

72

4

Comunicação em Língua Inglesa II

72

4

Total Obrigatórias

648

36

3º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

Mecânica I

72

4

Mecânica dos Fluidos

72

4

Cálculo III

72

4

Física II

72

4

Desenho Mecânico Assistido por Computador

72

4

Fundamentos de Gestão Empresarial

72

4

Introdução à Economia

72

4

Comunicação em Língua Portuguesa III

72

4

Comunicação em Língua Inglesa III

72

4

Total Obrigatórias

648

36

4º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

Mecânica II

72

4

Gestão de Projetos

72

4

Mecânica dos Fluidos Aplicada

72

4

Elementos de Máquinas

36

2

Cálculo IV

72

4

Física III

72

4

Cálculo Numérico e Programação Matemática

72

2

Gestão Empresarial

72

2

Comunicação em Língua Portuguesa IV

36

2

Comunicação em Língua Inglesa IV

72

4

Total Obrigatórias

648

36

5º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

Engenharia de Manufatura

72

4

Materiais de Engenharia

72

4

Resistência dos Materiais

72

4

Transmissão de Calor e Massa

72

4

Termodinâmica

72

4

Sistemas Eletrônicos

72

4

Concorrência, Competitividade e Inovação

72

4

Laboratório de Mecânica dos Fluidos

36

2

CEAF I

108

6

Comunicação em Língua Inglesa V

72

4

Total Obrigatórias

720

40

6º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

Processos de Fabricação I

72

4

Vibrações de Sistemas Mecânicos

72

4

Hidráulica e Pneumática

36

2

Termodinâmica Aplicada

36

2

Gestão de Operações

72

4

Contabilidade

72

4

Laboratório de Transmissão de Calor e Massa

36

2

CEAF II

72

4

CITEC I

72

4

Comunicação em Língua Inglesa VI

72

4

Total Obrigatórias

612

34

7º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

Processos de Fabricação II

72

4

Gestão da Qualidade

36

2

Máquinas Térmicas

72

4

Automação e Robótica

72

4

Custos e Controladoria

72

4

Gestão de Marketing

72

4

Macroeconomia

72

4

Oficina de Desenvolvimento de Competências Pessoais

36

2

CEAF III

72

4

CITEC II

72

4

Total Obrigatórias

648

36

8º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

Motores

72

4

Seleção de Materiais

36

2

Controle de Sistemas Mecânicos

72

4

Gestão de Energia

72

4

Gestão Financeira

72

4

Estratégia Empresarial I

72

4

Economia Global

72

4

Laboratório de Mecatrônica

36

2

CEAF IV

72

4

CITEC III

144

8

Total Obrigatórias

720

40

9º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

Estratégia Empresarial II

72

4

Cenários Econômicos Brasileiros I

72

4

Cultura e Sociedade I

72

4

Mercados Financeiros

72

4

Trabalho de Conclusão de Curso I

72

4

Estágio Supervisionado I

180

10

Análise de Riscos Industriais e Ambientais (Optativa)

72

4

Manutenção e Confiabilidade (Optativa)

72

4

Responsabilidade e Governança Corporativa (Optativa)

72

4

Tópicos de Formação Profissional I (Optativa)

72

4

Linguagem Libras (Optativa)

72

4

Total Obrigatórias

540

30

Total Optativas Disponíveis

360

20

10º SEMESTRE

CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

Cenários Econômicos Brasileiros II

72

4

Cultura e Sociedade II

72

4

Trabalho de Conclusão de Curso II

72

4

Estágio Supervisionado II

180

10

Planejamento de Sistemas Energéticos (Optativa)

72

4

Gestão de Operações – Logística (Optativa)

72

4

Ergonomia e Segurança no Trabalho (Optativa)

72

4

Direito Empresarial (Optativa)

72

4

Tópicos de Formação Profissional II (Optativa)

72

4

Total Obrigatórias

396

22

Total Optativas Disponíveis

360

Quer conhecer melhor NOSSO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA?
CADASTRE-SE

Receba mais informações!
Não mandamos spam :)

facamp

ACONTECE NA FACAMP

Picture6
11 nov: Boletim De Comércio Exterior Da Região Metropolitana De Campinas Nº 2 – Outubro De 2021

Este boletim tem o objetivo de apresentar o desempenho do comércio exterior da RMC, fazendo referência à trajetória as- sumida na década (tratada com maior profundidade no primeiro número da série) e observando mais detidamente a conjuntura. Este número apresenta os resultados até o terceiro trimestre de 2021

Screenshot 2021-11-11 100101
11 nov: Boletim De Comércio Exterior Da Região Metropolitana De Campinas Nº 1

O Boletim De Comércio Exterior Da Região Metropolitana De Campinas tem como objetivo acompanhar, em edições trimestrais, a evolução do comércio internacional da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

01
04 nov: Queda da taxa de desemprego em agosto contrasta com avanço da precarização e estagnação da renda

A taxa de desocupação em agosto desse ano caiu para 13,2% ante a 13,7% de junho. Esse número reflete não…