Especialização FACAMP

Formação de Counselors

Objetivo

Este curso tem por objetivo preparar profissionais de educação, como professores, coordenadores pedagógicos, e administradores escolares, bem como para aqueles que buscam especialização na área de counseling educacional para atuar como counselor.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais de educação, como professores, coordenadores pedagógicos, e administradores escolares, bem como para aqueles que buscam especialização na área de counseling educacional.

A educação internacional está na vanguarda da formação de líderes e cidadãos globais. Com a crescente globalização e as rápidas mudanças sociais, é fundamental que os educadores estejam equipados com as habilidades e conhecimentos necessários para orientar os estudantes nesse cenário complexo e interconectado. O curso de Pós-Graduação para Formação de Counselors busca capacitar profissionais com as competências essenciais para atuarem como apoio efetivo, ajudando estudantes a navegarem no mundo acadêmico internacional e em suas carreiras.

Módulo 1 | O papel do counselor dentro e fora da escola (30 horas)

Esta disciplina orienta o profissional sobre as vastas responsabilidades de um counselor dentro e fora da escola, introduzindo:

  • Processos Holísticos de Candidatura
  • O Papel do Colégio
  • O Papel do Counselor Independente
  • Avaliando o Progresso do Aluno
  • Teacher/Community Buy-In
  • Fazendo parcerias e virando um centro aplicador.
Processos Internacionais de Candidatura: Introdução (30 horas)

Esta disciplina oferece um resumo dos partes principais de uma candidatura para universidades fora do Brasil, detalhando:

  • Proficiência Linguística
  • Provas Internacionais Padronizadas (SAT/ACT)
  • Atividades Extracurriculares/ Incentivando engajamento fora da sala de aula.
  • Questões financeiras
  • Rankings e Pesquisa
Módulo 2 | Construindo o Perfil do Aluno (30 horas)

Nesta disciplina, os counselors serão treinados para auxiliar melhor os alunos no processo de autoconhecimento e escolha de curso e carreira, tanto no Brasil como no exterior. Será apresentado conceitos e ferramentas relacionado ao:

  • Personalidade e Soft Skills
  • Soft Skills e profissões do futuro
  • Orientação Vocacional
  • Semana das profissões, estágios e job shadowing
  • Mindfulness e Saúde Mental
  • Estresses e estratégias de aconselhamento
Extracurriculares e enriquecimento de currículo (30 horas)

Esta disciplina providenciará um overview das opções existentes para intercâmbios e graduações no exterior, comparando os sistemas de vários países. Também auxiliará o profissional a ajudar alunos na busca de diferenciais na hora de montar o seu currículo, modelos de currículo e entrevistas. Os temas principais desta disciplina são:

  • Sistemas educacionais ao redor do mundo (Com foco na graduação)
  • Aproveitando as mock classes e visitas de representantes
  • Criando uma cultura de serviço
  • Resumes
  • Intercâmbios e “Summer programs”
Módulo 3 | Guiando alunos pelos processos seletivos (40 horas)

Esta disciplina capacitará os counselors para trabalhar de forma individualizada com os candidatos navegando pelos processos internacionais de candidatura, com um foco na preparação de documentação sensível como entrevistas e pedidos de bolsas. O profissional aprenderá como gerenciar as demandas simultâneas de uma turma inteira, ensinando aos alunos habilidades de autogerenciamento e independência.

  • Gerenciamento do tempo e processos de candidatura
  • Documentação financeira
  • Equilibrando expectativas
  • Entrevistas
  • Summers, tours e intercâmbios
Tecnologia nas escolas (20 horas)
  • Plataformas de candidatura
  • Plataformas CRM e My Way
  • Outros recursos
Módulo 4 | O papel do counselor: Montando um departamento internacional (40 horas)

Esta disciplina orientará os counselor sobre como montar um departamento que serve para apoiar os alunos e fazer a ponte entre a escola e instituições estrangeiras, explicando a importância e procedimentos para cumprir com as exigências básicas em termos de documentação, comunicação e acompanhamento. Topicos que serão abordados:

  • Correção de redações e writing workshops
  • Newsletters, relatórios e documentação
  • Espaço e ferramentas físicas
  • School Profile
  • Network 101
  • Mentoria para summers programs
  • Avaliando processos internos
  • Parcerias e plataformas
Empreendedorismo criativo (20 horas)

Esta disciplina convoca o counselor para cumprir um papel maior dentro da administração e marketing do colégio, pensando de forma empreendedora ao introduzir e reimaginar uma programação internacional. Temas de administração serão integrados incluindo:

  • Análise e pesquisa de mercado;
  • Estratégia de marketing;
  • Inovação de produtos e serviços.
Módulo 5 | O Papel do counselor: solidificando seu departamento internacional (40 horas)

Esta disciplina aprofundará os temas do papel do counselor 1, introduzindo oportunidades para consolidar o trabalho do colégio, aumentar o marketing da instituição perante universidades estrangeiras, certificando a escola e ampliando as oportunidades e contatos da comunidade com representantes ao redor do mundo com um alto grau de controle de qualidade ética. Os principais tópicos incluem:

  • Certificações e credenciamentos
  • Parcerias, eventos e feiras
  • Rastrear e controlar os etapas da candidatura e celebrar o progresso
  • Relacionamento com alumni
  • Ajudando professores com as cartas
  • Inteligência Artificial para counselors e professores
  • Fly-Ins e Feiras Profissionais
  • Proteção de dados e integridade
  • Atualizações e novidades
Processos Internacionais de candidatura: provas padronizadas Internacionais (20 horas)

Esta disciplina capacitará o counselor a entender a importância das provas padronizadas, avaliar as habilidades dos alunos, ajudar famílias com os processos de inscrição e se tornar um centro aplicador. Também ajudará o counselor a atender as várias opções de adaptação e a documentação necessária diferenciadas para alunos com necessidades especiais. O foco desta disciplina será na:

  • Administração e Documentação.
Navegando em um mundo Globalizado (30 horas)

Um profissional com formação estrangeira pode atuar no Brasil? Como funciona a imigração para os EUA, Canadá ou Europa para quem estuda fora? Quais opções de intercâmbio, e dupla-titulação, existem no Brasil? Qual é o caminho para uma pósgraduação ou carreira no exterior? Este curso abordará as questões mais comuns entre as famílias brasileiras e capacitará o profissional a apresentar oportunidades internacionais de maior prazo que somente a graduação. As aulas terão foco em como incorporar esses assuntos em sala de aula e palestras para os pais.

TRILHA EVENTOS E PRÁTICAS (40H)

Esta trilha será composta de 40 horas em que os alunos deverão escolher e participar de visitas técnicas, disciplinas eletivas presenciais ou/em eventos nacionais e/ou internacionais chancelados pela Efígie Academy, Facamp ou outra Instituição de comprovado reconhecimento. A comprovação de participação deverá ser aprovada pela Facamp.

O programa combina teoria e prática, incluindo:

  • Palestras interativas com especialistas em educação internacional.
  • Estudos de caso reais e simulações de counseling.
  • Workshops sobre estratégias eficazes de orientação acadêmica e profissional.
  • Projetos práticos para aplicação de conhecimentos em cenários reais.
  • Como trabalho de conclusão, cada participante deverá produzir um artigo para revisão após a conclusão de todos os módulos, que poderá ser publicado em site ou revista especializada relacionada à educação internacional.

As aulas serão online e ao vivo, síncronas com datas pré-definidas para eventos presenciais.

Aulas ao vivo

Interação Ao Vivo entre Professores e Alunos pela Plataforma Zoom

Atividades Práticas

Atividades, Cases, Exercícios, Vídeos e Artigos entre as Aulas

Plataforma de Interação

Uso do Canvas para Interação e Feedback das Atividades Práticas

400 Horas/Aula

Carga Horária Total do Curso

3 Semestres Letivos

Aulas e Atividades

Aulas Quinzenais *

Início das Aulas

1º Semestre: a definir
2º Semestre: a definir
3º Semestre: a definir
Prazo Conclusão do TCC: a definir

* As aulas são realizadas majoritariamente quinzenalmente. Contudo, devido aos feriados ou problemas diversos o intervalo poderá ser, excepcionalmente, semanal.

O curso será válido como curso de pós-graduação no Brasil e curso de formação de counselor acreditado nos EUA e Europa para credenciamento de conselheiros representando escolas internacionais.

Renato Botelho Junqueira de Andrade

Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira e gerenciamento de riscos. Experiência em grandes Instituições Financeiras nacionais e multinacionais. Avaliação de viabilidade econômica de projetos, treinamento em mercados financeiros, produtos de investimento e financiamento, finanças corporativas e derivativos. Experiência docente em matérias de finanças, administração financeira, operações em mercados internacionais, aulas presenciais e a distância.

Nicole Ribeiro

Nativa de Boston (EUA) com quase 20 anos de experiência aconselhando candidatos às universidades estrangeiras e  desenvolvendo cursos preparatórios e programas internacionais. Trabalhou no escritório de admissões na MIT e na reitoria da Berklee College of Music.

Dra. Lara Crivelaro

Doutora em sociologia pela Unesp, mestre pela Unicamp, graduação em Ciências Sociais pela Unicamp. Especialista em Educação Internacional com 18 anos de experiência, fundadora da Efígie Educacional. Liderou a elaboração da plataforma My Way. Atualmente é diretora academica do Instituto Educbank e CEO da Efígie Academy.

Suzie Castello (Redações)

Independent Educational Consultant and English Tutor, Bacharel em Artes pela Califórnia State University, Consultora Educacional Independente e Tutora de Inglês, Bacharel em Artes pela Califórnia State University, Certificado de Consultora Educacional Independente, Aconselhamento para Estudantes Universitários e Serviços de Pessoal pela UC Irvine.

Dra. Betina Von Staa

Doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP, Diretora de Ética e Qualidade eleita para o mandato de 2023-2027 da Abed, Consultora para o desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras, Líder da localização do programa de pós-Graduação Star Lessons, da Universidade de Helsinque, da Finlândia para o Brasil, Professora convidada para a Pós- Graduação da PUC-PR e PUC-Minas, Gestora de relações B2B para a empresa canadense RoboGarden.

Ms. Marjorie Cristina Rocha da Silva

Psicóloga, mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco. Especialista em Neuropsicologia. Pesquisadora Colaboradora FCM Unicamp. Tem experiência na área clínica, pesquisa, docência, supervisão em clínica, graduação e pós-graduação, assessoria e consultoria. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica e educacional, neuropsicologia, fatores de sucesso e fracasso escolar, saúde mental e declínio cognitivo em adultos e idosos; e fatores que influenciam na aprendizagem e vinculação terapêutica.

Ms. Márcio de Moraes Malerbi

Mestrado em Engenharia Mecânica (foco em redução de custos) – UNICAMP, MBA em Gestão Empresarial – FGV, Especialização em Administração da Produção, Produtos e Materiais – INPG, Graduação em Engenharia Mecânica – Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP). Professor de cursos de Pós-Graduação da UNIP, Gerente de Operações da Efígie Academy.

Esp. Aline Grippi de Mello Fontes

Formada em Letras-Tradução pela Unesp, e pós-graduada pela Unibero em ensino de língua inglesa, possui acreditação internacional de counselors acreditada pela BMI.

Daniel Hofling

Pesquisador e Professor Universitário desde 2001; há 23 anos atuando como Consultor em Instituições e Órgãos Públicos nas esferas Municipal, Estadual e Federal. Chefe da Educação Internacional da FACAMP. Perito Judicial na área econômica, contábil e financeira cadastrado no TJ-SP

Ms.Carolina Abdalla

Mestre em Educação e Tecnologias Digitais pela Universidade de Lisboa, pós-graduada em: Metodologia e Gestão em EaD, Metodologia Ensino Superior e graduada em Publicidade e Propaganda. Na Educação há 14 anos já atuou como docente, coordenadora de curso, tutora, coordenadora de tutoria, leitora crítica, autora, gerente de curadoria e coordenadora de material didático. Atualmente é empreendedora na MUDE Estratégia Educacional e Inovação e professora convidada da pósgraduação no Mackenzie na área da Educação.

Reginaldo Aguiar

Head of College Counseling – Grupo Positivo – Especialista em admissões universitárias internacionais com foco na expansão do acesso ao aconselhamento universitário e maior mobilidade global para o ensino superior.-Internacionalização dos currículos nacionais.

Rebecca McIntosh (Lacerda Hansen)

College of Wooster, International Student Advocate | Champion of Women Supporting Women | 10+ years in University Enrollment Management

Investimento

Forma de pagamento: boleto bancário

Valor do curso

R$ 18.000,00

Á vista

R$ 16.200,00
(10% de desconto)

Parcelamento no boleto

18x parcelas de R$ 1.000,00
(sem desconto)