Av. Alan Turing, nº 805 - Barão Geraldo – Campinas

Por que estudar design digital na FACAMP?

O atual mercado de trabalho para designers está profundamente marcado pela era da transformação digital. O designer do futuro é um profissional cada vez mais multidisciplinar: criativo e com um sólido conhecimento da tecnologia e como ela impacta a vida das pessoas e o mundo dos negócios.

Através da criatividade e inovação, o Designer Digital encontra problemas e propõe soluções, ajudando na criação de aplicativos como o Uber, iFood ou Spotify, novos modelos para sites, interfaces, e-commerces e jogos digitais de sucesso.

Você está pronto para ajudar a transformar o mundo com criatividade e tecnologia? Projete o seu caminho com a FACAMP.

DESIGN DIGITAL FACAMP
ESPECIALIZAÇÃO EM UX/UI E GAME DESIGN

CONHEÇA NOSSO CURSO
A formação técnica de excelência é a base fundamental para o sucesso profissional no mercado de trabalho ou em seu próprio negócio. A FACAMP dá grande ênfase à prática Profissional dentro da escola, preparando o aluno para o estágio qualificado.

Ampliar as opções de desenvolvimento profissional dos nossos alunos é uma das principais missões do curso de Design da FACAMP.  

O designer que terá as melhores oportunidades profissionais deve ter formação multidisciplinar, deve ser criativo, inovador e empreendedor, deve ter sólidos conhecimentos tecnológicos e ainda ter ampla visão de negócios.
Para ter essa formação completa a FACAMP oferece aos seus alunos e alunas um curso elaborado para transmitir o amplo conhecimento necessário para o sucesso profissional, unindo teoria e prática, e utilizando os mais modernos softwares do mercado. O egresso de nosso curso domina as melhores técnicas de design digital, tais como Design Thinking e Agile, mas pode ainda se aprofundar em ferramentas de UX/UI ou de Game Design. E, claro, tem ampla visão de mercado, pois receberá muitos conhecimentos de propaganda publicidade e marketing.
Para os que desejarem uma formação ainda mais abrangente existe a possiblidade de bidiplomação em Propaganda e Marketing, ampliando ainda mais sua empregabilidade. 

 

FORMAÇÃO COMPLETA EM USER EXPERIENCE E USER INTERFACE (UX/UI)

O designer especializado em UX/UI é o responsável por entender as necessidades dos usuários e na maneira como aplicativos, sites e outras interfaces podem ajudar nas soluções de problemas, criando produtos digitais de sucesso.
Curiosidade, pesquisa, análise e interação são partes fundamentais do dia a dia deste profissional que além de todo o conhecimento prático e teórico precisa pensar diferente e inovar constantemente. É preciso pensar soluções não somente para o presente, mas também para o futuro. Com as disciplinas de humanidades nossos alunos ampliam a capacidade de análise crítica e como proporcionar as melhores soluções. 

 

FORMAÇÃO COMPLETA EM GAME DESIGN

Com o crescimento dos últimos anos, a indústria dos jogos digitais já é maior do que a da música, TV e cinema juntas. Este crescimento gera uma necessidade cada vez maior por um profissional capacitado a entender, projetar e desenvolver jogos para diversas plataformas.
Os nossos alunos são capacitados a trabalhar em estúdios de diversos tamanhos e em qualquer lugar do mundo. Se ele preferir pode ainda, abrir a sua própria empresa de games.
Para facilitar o contato do aluno com o mercado de trabalho e com produções de jogos reais a FACAMP criou o GameLAB, um espaço moderno com professores sempre a disposição e que reflete o dia a dia de um estúdio de jogos. 

 

CENTRO DE EMPREENDEDORISMO

Em conjunto com estudantes de outros cursos da FACAMP, o  Centro de Empreendedorismo  acelera o desenvolvimento do espírito empreendedor de nossos alunos, com minicursos, palestras, estudos de caso e até incubação de startups. As atividades do Centro incluem: 

  • estudo de casos reais; 
  • debates mensais com empresários de sucesso; 
  • cursos intensivos sobre inovação e criação de empresas; 
  • discussão de negócios originais entre alunos, professores da FACAMP e empresários; 
  • formulação de projetos de investimento; 
  • apoio financeiro, jurídico, de marketing e contábil para as empresas criadas no Centro. 

 

DOMÍNIO DE IDIOMAS

As disciplinas de línguas e leitura preparam o aluno para boa comunicação dentro das empresas, seja no país ou no exterior. Além das aulas de redação, leitura e inglês para negócios, a FACAMP oferece cursos de espanhol, francês, alemão e mandarim. 

 

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTERNACIONAL

Para os alunos que almejam experiência e certificação internacional a FACAMP criou seu Programa de Educação Internacional. Desde 2016, mais de 300 alunos, metade deles com bolsas de mérito, participaram de cursos e imersão cultural na Alemanha, Holanda, EUA, China, Inglaterra, Rússia, Itália, Canadá e Coreia do Sul. 

 

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E ENTIDADES ESTUDANTIS 

 O futuro de um profissional completo também passa pelos programas voluntários de literatura, cinema, fotografia e artes, pelas inúmeras atividades da Empresa Júnior (Qualitas), das Instituições Estudantis (DCE, Centro Acadêmico, AIESEC, PAS, Globe&Co e Liga Financeira), pelos esportes na Associação Atlética Acadêmica ou mesmo pela rica vivência no campus da FACAMP, onde o aluno forma valores, amizades e laços que o acompanharão por toda sua vida. 

 

DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS PESSOAIS 

O desenvolvimento das potencialidades de cada um dos alunos é meta da FACAMP. O aprimoramento das competências pessoais exige turmas pequenas e diálogo permanente com os professores e coordenadores. 
Na FACAMP, cada aluno é uma pessoa e não um número. 

No Curso de Design Digital, a Prática Profissional Avançada é desenvolvida em diversas áreas: 

  • Nas disciplinas práticas de UX/UI, Game Design, Lógica, Computação Gráfica, Comunicação Visual, Fotografia, Programação;
  • Através de softwares amplamente utilizados no mercado como Unity, Photoshop, 3D Max, Visual Studio, Figma entre outros; 
  • Nas Oficinas de preparação para processos seletivos; 
  • Nas disciplinas específicas para a criação de um portfólio profissional; 
  • No GameLab, no UxLab e também em conjunto com a agência de Propaganda e Marketing da FACAMP, focando em soluções para clientes reais. 

O aluno toma contato com as principais ferramentas de criação do mercado e aplica na prática os conceitos mais modernos das áreas na criação de aplicativos, jogos digitais para diversas plataformas, algoritmos e análise de dados em um ciclo de desenvolvimento completo de qualquer produto digital vivenciando diariamente as várias áreas envolvidas. 

 
DESIGN THINKING, GAMIFICAÇÃO E AGILE

Focada nas modernas formas de abordagem utilizadas em empresas, estúdios de jogos e startups, os alunos são estimulados a solucionar problemas de maneira inovadora e colaborativa, colocando as pessoas no centro do desenvolvimento do produto. Dessa maneira os alunos e alunas aprendem a: 

  • Identificar e encontrar oportunidades para inovar; 
  • Desenvolver o produto;
  • Testar as ideias;
  • Implementar a solução.

PESQUISA APLICADA PARA CONCLUSÃO DO CURSO 

Trabalho coletivo que resulta na formulação de um aplicativo para clientes reais ou em um jogo digital pronto para ser publicado em celulares ou computadores. 
  
ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Depois do extenso treinamento profissional realizado dentro da FACAMP, o aluno está pronto para estagiar em qualquer empresa, startup ou estúdio do país ou no exterior. 
  
FERRAMENTAS DIGITAIS

  • Unity: uma das principais engines para criação de jogos do mundo e que possibilita o desenvolvimento para celulares, computadores e consoles como o PS5 e o Xbox X; 
  • Ferramentas Adobe como o Photoshop, Illustrator entre outras: o principal pacote de ferramentas para criação e edição de imagens 2D e também vídeos; 
  • 3d Studio Max: ferramenta utilizada pelos grandes estúdios mundiais para a criação de ambientes, personagens e jogos em 3D; 
  • Figma: aplicativo para a criação de interfaces gráficas para aplicativos, sites entre outros; 
  • Visual Studio: principal ambiente de desenvolvimento para jogos e também sites; 
  • Ferramentas de acompanhamento como Google Analytics e Unity Analytics; 

Coordenador

Prof. Dr. André Kadow
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6481609383560502
Área de Atuação: Design Digital, Tecnologia, Games, Inovação, Marketing
Formação: Administração de Empresas (FPA,  1998)
Mestrado em Design Digital (PUC-SP, 2013)
Doutorado em Tecnologia (PUC-SP, 2017)
email: andre.kadow@facamp.com.br

Corpo Docente

Profª Drª Adriana Aparecida Quartarolla
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8790947708369232
Área de atuação: Língua Portuguesa, Prática de leitura e produção de textos.
Formação: Graduação (Bacharelado em Letras, UNICAMP, 1993)
Especialização (Aquisição da linguagem escrita, UNICAMP, 1994)
Doutorado (Linguística, Análise do Discurso, UNICAMP, 2017)

Prof. Dr. André Luis Dal Santo Kadow
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6481609383560502
Área de Atuação: Tecnologia, Inteligência Artificial e Novas Mídias
Formação: Graduação (Administração de Empresas, FPA, 1998)
Mestrado (Tecnologia, PUC-SP, 2013)
Doutorado (Tecnologia, PUC-SP, 2017)

Profa. Dra. Beatriz Freire Bertasso
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5671520923634672
Área de Atuação: Macroeconomia, Contabilidade Social, Economia Internacional
Formação: Graduação (Economia, Unicamp, 1991)
Mestrado em Economia (Esalq-USP, 2001)
Doutorado em Economia (Unicamp, 2012)

Prof. Dr. Bruno Bordeaux Rego
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8293964259749148
Área de atuação: Marketing de Relacionamento, Customer Relationship Management (CRM), Key Account Management (KAM), Criação de Valor para o Cliente; Métricas de Marketing.
Mestrado em Administração (UFRGS, 2015)
Doutorado em Administração (USP, 2016)

Profa Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos
cv Lattes: http://lattes.cnpq.br/2428733207583699
Área de Atuação: Marketing Estratégico, Marketing Internacional, Administração Estratégica, Educação, Gestão Educacional
Graduação: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, PUC-CAMPINAS, 2001
Pós Graduação: MBA em Marketing, ESPM – 2004
Mestrado em Administração, UNISAL – 2008
Doutorado em Educação, UNICAMP – 2016

Profa. Dra. Claudia Satie Hamazaki
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4036815406847233
Área de Atuação: Microeconomia
Formação: Economia (USP, 1994)
Mestrado em Economia (UFPE, 1997)
Doutorado em Economia (UFPE, 2003)

Profa. MSc. Daniela Sacuchi Amereno
CV Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138675P6
Área de Atuação: Mídia I; Laboratório de Publicidade e Propaganda
Formação: Graduação (Propaganda, Publicidade e Criação – Mackenzie, 1999)
Lato Sensu (Marketing -UNIP, 2003)
Mestrado (Artes Visuais – UNICAMP 2006).
Doutorado (letras – Universidade Presbiteriana Mackenzie – em andamento)

Prof. Dr. Fábio Caim Viana
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1252698376395769
Área de Atuação: Comunicação Comparada, Laboratório de Marketing, Comportamento do Consumidor.
Formação: Graduação (Publicidade e Propaganda, UAM. 1997)
Especialização (Teoria e Técnicas de Comunicação, FCSCL, 2000)
Especialização (Marketing, UAM, 2004)
Mestrado (Comunicação e Mercado, FCSCL, 2002)
Doutorado (Comunicação e Semiótica, PUC/SP, 2008)
Pós-Doutorado (Comunicação e Semiótica, PUC/SP, 2019)

Profa. Dra. Fátima Regina de Toledo Pinto
Área de Atuação: Marketing
Formação: Graduação (Economia, USP, 1994)
Mestrado (Administração, FGV-SP, 2000)
Doutorado (Antropologia Social, FFLCH-USP, 2012)

Prof. MSc. Fernando dos Santos Fraga
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9459203216023152
Área de Atuação: Fundamentos em Processos e Serviços, Planejamento em Controle de Produção, Fundamentos em Projeto de Engenharia
Formação: Graduação (Engenharia de Produção – Mecânica , UNIFEI, 2005)
Mestrado ( Production Systems, Högskolan i Jönköping. 2009)

Prof. MSc. Filipe Negrão
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1631547631753383
Área de Atuação: Design Gráfico
Graduação: Bacharelado em Design Gráfico. Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil, 2004
Pós-Graduação lato sensu: MBA em Gestão Estratégica. Faculdades de Campinas, FACAMP, Brasil.2012
Pós-Graduação lato sensu: Typeface Design. Cooper Union For The Advancement Of Science And Art, C.U.A.S.A., Nova Iorque, Estados Unidos. 2017
Mestrado (em andamento): Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Prof. Flavio Valverde Garotti
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3540764869985604
Área de Atuação: Computação Gráfica, Laboratório de Publicidade e Propaganda, Rádio e TV.
Graduação em Design (Faculdades de Campinas, 2006), Especialização em Formação de Professores para o Ensino Superior (Unip, 2010)
Mestrado no Instituto de Artes (Unicamp, 2014)

Profa. MSc. Gisele Silveira Valim Bertinato
CV Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4518785D6
Área de Atuação: Comunicação Visual; Fotografia
Formação: Graduação (Ciências, PUC Campinas, 1989)
Mestrado (Multimeios – UNICAMP, 2000)

Prof. Especialista Hildebrando Cândido Pereira Neto
Área de Atuação: Direção de Arte e Redação Publicitária
Formação: Graduação (Publicidade e Propaganda, PUCCAMP, 1992)
Especialista (Gerenciamento de Marketing, ESPM, 1995)

Prof. Dr. Lucas Jannoni Soares
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1301746906621019
Área de Atuação: História Moderna e Contemporânea
Formação: Graduação (História, USP, 1999)
Mestrado (História Econômica, USP, 2005)
Doutorado (História Econômica, FFLCH/USP, 2011)

Prof. Ms. Márcio Sampaio de Castro
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8479870737714929
Área de atuação: Jornalismo, Administração e Propaganda e Marketing, Assessoria de Comunicação
Formação: Graduação (Jornalismo, Fundação Casper Líbero, 1990)
Especialização em Teoria e Técnicas de Comunicação (Fundação Cásper Líbero, 2002)
Mestrado em Ciências da Comunicação (USP, 2006)

Prof. Esp. Marco Antônio Queiroz Fraga
CV Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259108E9
Área de Atuação: Computação Gráfica
Formação: Graduação (Tecnólogo em Marketing – Policamp, 2010)
Lato Sensu (Design Gráfico – SENAC, 2013)

Profa. Ma. Marilia Tunes Mazon
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2007283205475799
Área de Atuação: padrões de consumo, comportamento do consumidor
Formação: Graduação (Economia e RI, FACAMP, 2010)
Mestrado (Política Científica e Tecnológica, Unicamp, 2014)
Doutorado (Desenvolvimento Econômico, Unicamp, em andamento)

Profa. Dra. Renata Steffanoni Bernardes De Queiroz
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9958447501085227
Área de Atuação: Marketing, Laboratório e Marketing, Estratégia Empresarial
Formação: Graduação (USP, Economia, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, 1998)
Especialização (Capacitação Gerencial, FIA, 2003)
Mestrado (USP, Administração, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, 2007)
Doutorado (Ciências da Comunicação, USP, 2015)

Prof. MSc. Renato Luis Pereira dos Santos
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0670257657733932
Área de Atuação: Finanças
Formação: Administração (USP, 1994)
Mestrado em Administração (UFRGS, 2010)
Doutorado em Finanças (USP, em andamento)

Prof. MSc. Ruy Martins Sanches
CV: http://lattes.cnpq.br/8434104394134255
Área de Atuação: Criação e Redação Publicitária
Formação: Graduação (Publicidade e Propaganda, ESPM, 1981)
Mestrado (Comunicação, Anhembi – Morumbi, 2012)

Profa. MSc. Tania Santana Gandolfo
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0673472286884511
Área de Atuação: Psicologia
Graduação (Psicologia, PUC-SP, 1992)
Mestrado (Psicologia, PUC-SP, 1998)

Prof. Ms. Vitor Damiani
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2051250341441330
Área de atuação: Design, Fotografia, Comunicação Visual, Computação Gráfica
Formação: Graduação (Artes Visuais e Design, PUCCAMP, 2004)
Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie, 2016)

Total Disciplinas Obrigatórias: 5.040h
Total Optativs: 36h
Total para Graduação em Design Digital: 5.076h

DISCIPLINAS PARA BI-DIPLOMAÇÃO EM PROPAGANDA E MARKETING: 1440H

1º Semestre

Créditos

CH

Business English I

4

72

Comunicação Empresarial

4

72

Fundamentos de Marketing

4

72

Comunicação Comparada

4

72

Computação Gráfica I: Edição de Imagens Digitais

4

72

Padrões de Consumo I

4

72

História das imagens e do design

4

72

Oficina de Leitura I

2

36

Desenho

2

36

Laboratório de design I

4

72

Total Obrigatórias

36

648

2º Semestre

Créditos

CH

Business English II

4

72

Comunicação na Propaganda

4

72

Gestão de Empresas

4

72

Computação Gráfica II: Ilustração e Design de Produto

4

72

Fotografia

2

36

Padrões de Consumo II

4

72

Tendências da propaganda contemporânea

4

72

Desenho de personagem

2

36

Laboratório de design II

4

72

Criação e Inovação em design

4

72

Total Obrigatórias

36

648

3º Semestre

Créditos

CH

Marketing Digital

4

72

Advanced Business English I

4

72

Estrutura da Narrativa

2

36

Sociologia do Consumo

4

72

Computação Gráfica III: Motion Graphics e Impressão 3D

4

72

Dinâmica de uma agência de comunicação

2

36

Game Design

4

72

Desenho digital

4

72

Fundamentos do UX design

4

72

Laboratório de design III

2

36

Ambientes para a realidade Virtual

2

36

Total Obrigatórias

36

648

4º Semestre

Créditos

CH

Advanced Business English II

2

36

Produção de Textos

2

36

Desenvolvimento de campanhas de comunicação

4

72

Comunicação Visual

4

72

Comportamento do Consumidor

4

72

Produção de Rádio, TV e Cinema

4

72

História da arte

4

72

Digital Storytelling

4

72

Algoritimos e Programação

4

72

Projeto integrado : Narrativas Visuais

4

72

Total Obrigatórias

36

648

Núcleo Comum

UX/UI

Design de Games

5º Semestre

Créditos

CH

Branding

4

72

Big Data Visualization

4

72

Criação e Gestão de Startups

2

36

Oficina de Desenvolvimento de Competências Pessoais

2

36

Tecnologias para Interação e Interfaces

4

72

Aplicativos híbridos (app, mobile, site)

4

72

Projeto Integrado – (HTML, CSS e JavaScript)

8

144

Game Design

4

72

Projeto Jogos 2D

4

72

Projeto Integrado – Jogo para mobile (programação e design)

8

144

Linguagem Libras (optativa)

2

36

Total para cada Trilha

28

504

6º Semestre

Créditos

CH

Oficina de Preparação para Processos Seletivos

4

72

Teoria da Comunicação

4

72

Direção de arte

4

72

Métricas e análise de User Experience

4

72

Gestão de projetos em Design

4

72

Projeto Integrado – (Campanha Digital em multimeios)

8

144

Projeto Jogo 3d

4

72

Level Design

4

72

Projeto Integrado – (Criação de personagens e ambientes)

8

144

Tópicos Especiais de Comunicação (optativa)

2

36

Cultura e Arte Afro-Ameríndia Brasileira  (optativa)

2

36

Total para cada Trilha

28

504

7º Semestre

Créditos

CH

Estágio Supervisionado I

20

360

Trabalho de Conclusão de Curso I

8

144

Semiótica

2

36

Metodologia Agile e Design Thinking

2

36

Design e Gamificação

4

72

Portfolio em UX

4

72

Portifolio em Games

4

72

Total para cada Trilha

40

720

8º Semestre

Créditos

CH

Estágio Supervisionado II

20

360

Trabalho de Conclusão de Curso II

8

144

Design Estratégico

2

36

Direito Digital e Ética

2

36

Tópicos Especiais de Design Digital I

4

72

Design em um contexto de negócio

4

72

Bancos de dados para jogos digitais

4

72

Inteligência Artificial para personagens

4

72

Linguagem Libras (optativa)

2

36

Tópicos Especiais de Comunicação (optativa)

2

36

Total para cada Trilha

40

720

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ACONTECE NA FACAMP

Imagem4
20 set: ITE/FACAMP cresce em abril e sinaliza recuperação no segundo trimestre

O Índice de Tendência Econômica da FACAMP (ITE/FACAMP) subiu 1,2% em abril de 2021 em relação a março de 2021, já descontados os efeitos sazonais.

Imagem3
20 set: ITE/FACAMP recua em junho e sinaliza incertezas para os próximos meses

O Índice de Tendência Econômica da FACAMP (ITE/FACAMP)[2] caiu 0,4% em junho de 2021 em relação ao mês anterior, já descontados os efeitos sazonais.

Imagem2
20 set: ITE/FACAMP sobe em março e amplia incerteza para os próximos meses

O Índice de Tendência Econômica da FACAMP (ITE/FACAMP) subiu 0,4% em março de 2021 em relação a fevereiro de 2021, já descontados os efeitos sazonais.