Av. Alan Turing, nº 805 - Barão Geraldo – Campinas

Por que estudar design digital na FACAMP?

O atual mercado de trabalho para designers está profundamente marcado pela era da transformação digital. O designer do futuro é um profissional cada vez mais multidisciplinar: criativo e com um sólido conhecimento da tecnologia e como ela impacta a vida das pessoas e o mundo dos negócios.

Através da criatividade e inovação, o Designer Digital encontra problemas e propõe soluções, ajudando na criação de aplicativos como o Uber, iFood ou Spotify, novos modelos para sites, interfaces, e-commerces e jogos digitais de sucesso.

Você está pronto para ajudar a transformar o mundo com criatividade e tecnologia? Projete o seu caminho com a FACAMP.

DESIGN DIGITAL FACAMP
ESPECIALIZAÇÃO EM UX/UI E GAME DESIGN

CONHEÇA NOSSO CURSO
A formação técnica de excelência é a base fundamental para o sucesso profissional no mercado de trabalho ou em seu próprio negócio. A FACAMP dá grande ênfase à prática Profissional dentro da escola, preparando o aluno para o estágio qualificado.

Ampliar as opções de desenvolvimento profissional dos nossos alunos é uma das principais missões do curso de Design da FACAMP.  

O designer que terá as melhores oportunidades profissionais deve ter formação multidisciplinar, deve ser criativo, inovador e empreendedor, deve ter sólidos conhecimentos tecnológicos e ainda ter ampla visão de negócios.
Para ter essa formação completa a FACAMP oferece aos seus alunos e alunas um curso elaborado para transmitir o amplo conhecimento necessário para o sucesso profissional, unindo teoria e prática, e utilizando os mais modernos softwares do mercado. O egresso de nosso curso domina as melhores técnicas de design digital, tais como Design Thinking e Agile, mas pode ainda se aprofundar em ferramentas de UX/UI ou de Game Design. E, claro, tem ampla visão de mercado, pois receberá muitos conhecimentos de propaganda publicidade e marketing.
Para os que desejarem uma formação ainda mais abrangente existe a possiblidade de bidiplomação em Propaganda e Marketing, ampliando ainda mais sua empregabilidade. 

 

FORMAÇÃO COMPLETA EM USER EXPERIENCE E USER INTERFACE (UX/UI)

O designer especializado em UX/UI é o responsável por entender as necessidades dos usuários e na maneira como aplicativos, sites e outras interfaces podem ajudar nas soluções de problemas, criando produtos digitais de sucesso.
Curiosidade, pesquisa, análise e interação são partes fundamentais do dia a dia deste profissional que além de todo o conhecimento prático e teórico precisa pensar diferente e inovar constantemente. É preciso pensar soluções não somente para o presente, mas também para o futuro. Com as disciplinas de humanidades nossos alunos ampliam a capacidade de análise crítica e como proporcionar as melhores soluções. 

 

FORMAÇÃO COMPLETA EM GAME DESIGN

Com o crescimento dos últimos anos, a indústria dos jogos digitais já é maior do que a da música, TV e cinema juntas. Este crescimento gera uma necessidade cada vez maior por um profissional capacitado a entender, projetar e desenvolver jogos para diversas plataformas.
Os nossos alunos são capacitados a trabalhar em estúdios de diversos tamanhos e em qualquer lugar do mundo. Se ele preferir pode ainda, abrir a sua própria empresa de games.
Para facilitar o contato do aluno com o mercado de trabalho e com produções de jogos reais a FACAMP criou o GameLAB, um espaço moderno com professores sempre a disposição e que reflete o dia a dia de um estúdio de jogos. 

 

CENTRO DE EMPREENDEDORISMO

Em conjunto com estudantes de outros cursos da FACAMP, o  Centro de Empreendedorismo  acelera o desenvolvimento do espírito empreendedor de nossos alunos, com minicursos, palestras, estudos de caso e até incubação de startups. As atividades do Centro incluem: 

  • estudo de casos reais; 
  • debates mensais com empresários de sucesso; 
  • cursos intensivos sobre inovação e criação de empresas; 
  • discussão de negócios originais entre alunos, professores da FACAMP e empresários; 
  • formulação de projetos de investimento; 
  • apoio financeiro, jurídico, de marketing e contábil para as empresas criadas no Centro. 

 

DOMÍNIO DE IDIOMAS

As disciplinas de línguas e leitura preparam o aluno para boa comunicação dentro das empresas, seja no país ou no exterior. Além das aulas de redação, leitura e inglês para negócios, a FACAMP oferece cursos de espanhol, francês, alemão e mandarim. 

 

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTERNACIONAL

Para os alunos que almejam experiência e certificação internacional a FACAMP criou seu Programa de Educação Internacional. Desde 2016, mais de 300 alunos, metade deles com bolsas de mérito, participaram de cursos e imersão cultural na Alemanha, Holanda, EUA, China, Inglaterra, Rússia, Itália, Canadá e Coreia do Sul. 

 

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E ENTIDADES ESTUDANTIS 

 O futuro de um profissional completo também passa pelos programas voluntários de literatura, cinema, fotografia e artes, pelas inúmeras atividades da Empresa Júnior (Qualitas), das Instituições Estudantis (DCE, Centro Acadêmico, AIESEC, PAS, Globe&Co e Liga Financeira), pelos esportes na Associação Atlética Acadêmica ou mesmo pela rica vivência no campus da FACAMP, onde o aluno forma valores, amizades e laços que o acompanharão por toda sua vida. 

 

DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS PESSOAIS 

O desenvolvimento das potencialidades de cada um dos alunos é meta da FACAMP. O aprimoramento das competências pessoais exige turmas pequenas e diálogo permanente com os professores e coordenadores. 
Na FACAMP, cada aluno é uma pessoa e não um número. 

No Curso de Design Digital, a Prática Profissional Avançada é desenvolvida em diversas áreas: 

  • Nas disciplinas práticas de UX/UI, Game Design, Lógica, Computação Gráfica, Comunicação Visual, Fotografia, Programação;
  • Através de softwares amplamente utilizados no mercado como Unity, Photoshop, 3D Max, Visual Studio, Figma entre outros; 
  • Nas Oficinas de preparação para processos seletivos; 
  • Nas disciplinas específicas para a criação de um portfólio profissional; 
  • No GameLab, no UxLab e também em conjunto com a agência de Propaganda e Marketing da FACAMP, focando em soluções para clientes reais. 

O aluno toma contato com as principais ferramentas de criação do mercado e aplica na prática os conceitos mais modernos das áreas na criação de aplicativos, jogos digitais para diversas plataformas, algoritmos e análise de dados em um ciclo de desenvolvimento completo de qualquer produto digital vivenciando diariamente as várias áreas envolvidas. 

 
DESIGN THINKING, GAMIFICAÇÃO E AGILE

Focada nas modernas formas de abordagem utilizadas em empresas, estúdios de jogos e startups, os alunos são estimulados a solucionar problemas de maneira inovadora e colaborativa, colocando as pessoas no centro do desenvolvimento do produto. Dessa maneira os alunos e alunas aprendem a: 

  • Identificar e encontrar oportunidades para inovar; 
  • Desenvolver o produto;
  • Testar as ideias;
  • Implementar a solução.

PESQUISA APLICADA PARA CONCLUSÃO DO CURSO 

Trabalho coletivo que resulta na formulação de um aplicativo para clientes reais ou em um jogo digital pronto para ser publicado em celulares ou computadores. 
  
ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Depois do extenso treinamento profissional realizado dentro da FACAMP, o aluno está pronto para estagiar em qualquer empresa, startup ou estúdio do país ou no exterior. 
  
FERRAMENTAS DIGITAIS

  • Unity: uma das principais engines para criação de jogos do mundo e que possibilita o desenvolvimento para celulares, computadores e consoles como o PS5 e o Xbox X; 
  • Ferramentas Adobe como o Photoshop, Illustrator entre outras: o principal pacote de ferramentas para criação e edição de imagens 2D e também vídeos; 
  • 3d Studio Max: ferramenta utilizada pelos grandes estúdios mundiais para a criação de ambientes, personagens e jogos em 3D; 
  • Figma: aplicativo para a criação de interfaces gráficas para aplicativos, sites entre outros; 
  • Visual Studio: principal ambiente de desenvolvimento para jogos e também sites; 
  • Ferramentas de acompanhamento como Google Analytics e Unity Analytics; 

Coordenador

Prof. Dr. André Kadow
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6481609383560502
Área de Atuação: Design Digital, Tecnologia, Games, Inovação, Marketing
Formação: Administração de Empresas (FPA,  1998)
Mestrado em Design Digital (PUC-SP, 2013)
Doutorado em Tecnologia (PUC-SP, 2017)
email: andre.kadow@facamp.com.br

Corpo Docente

Profª Drª Adriana Aparecida Quartarolla
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8790947708369232
Área de atuação: Língua Portuguesa, Prática de leitura e produção de textos.
Formação: Graduação (Bacharelado em Letras, UNICAMP, 1993)
Especialização (Aquisição da linguagem escrita, UNICAMP, 1994)
Doutorado (Linguística, Análise do Discurso, UNICAMP, 2017)

Prof. Dr. André Luis Dal Santo Kadow
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6481609383560502
Área de Atuação: Tecnologia, Inteligência Artificial e Novas Mídias
Formação: Graduação (Administração de Empresas, FPA, 1998)
Mestrado (Tecnologia, PUC-SP, 2013)
Doutorado (Tecnologia, PUC-SP, 2017)

Profa. Dra. Beatriz Freire Bertasso
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5671520923634672
Área de Atuação: Macroeconomia, Contabilidade Social, Economia Internacional
Formação: Graduação (Economia, Unicamp, 1991)
Mestrado em Economia (Esalq-USP, 2001)
Doutorado em Economia (Unicamp, 2012)

Prof. Dr. Bruno Bordeaux Rego
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8293964259749148
Área de atuação: Marketing de Relacionamento, Customer Relationship Management (CRM), Key Account Management (KAM), Criação de Valor para o Cliente; Métricas de Marketing.
Mestrado em Administração (UFRGS, 2015)
Doutorado em Administração (USP, 2016)

Profa Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos
cv Lattes: http://lattes.cnpq.br/2428733207583699
Área de Atuação: Marketing Estratégico, Marketing Internacional, Administração Estratégica, Educação, Gestão Educacional
Graduação: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, PUC-CAMPINAS, 2001
Pós Graduação: MBA em Marketing, ESPM – 2004
Mestrado em Administração, UNISAL – 2008
Doutorado em Educação, UNICAMP – 2016

Profa. Dra. Claudia Satie Hamazaki
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4036815406847233
Área de Atuação: Microeconomia
Formação: Economia (USP, 1994)
Mestrado em Economia (UFPE, 1997)
Doutorado em Economia (UFPE, 2003)

Profa. MSc. Daniela Sacuchi Amereno
CV Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138675P6
Área de Atuação: Mídia I; Laboratório de Publicidade e Propaganda
Formação: Graduação (Propaganda, Publicidade e Criação – Mackenzie, 1999)
Lato Sensu (Marketing -UNIP, 2003)
Mestrado (Artes Visuais – UNICAMP 2006).
Doutorado (letras – Universidade Presbiteriana Mackenzie – em andamento)

Prof. Dr. Fábio Caim Viana
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1252698376395769
Área de Atuação: Comunicação Comparada, Laboratório de Marketing, Comportamento do Consumidor.
Formação: Graduação (Publicidade e Propaganda, UAM. 1997)
Especialização (Teoria e Técnicas de Comunicação, FCSCL, 2000)
Especialização (Marketing, UAM, 2004)
Mestrado (Comunicação e Mercado, FCSCL, 2002)
Doutorado (Comunicação e Semiótica, PUC/SP, 2008)
Pós-Doutorado (Comunicação e Semiótica, PUC/SP, 2019)

Profa. Dra. Fátima Regina de Toledo Pinto
Área de Atuação: Marketing
Formação: Graduação (Economia, USP, 1994)
Mestrado (Administração, FGV-SP, 2000)
Doutorado (Antropologia Social, FFLCH-USP, 2012)

Prof. MSc. Fernando dos Santos Fraga
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9459203216023152
Área de Atuação: Fundamentos em Processos e Serviços, Planejamento em Controle de Produção, Fundamentos em Projeto de Engenharia
Formação: Graduação (Engenharia de Produção – Mecânica , UNIFEI, 2005)
Mestrado ( Production Systems, Högskolan i Jönköping. 2009)

Prof. MSc. Filipe Negrão
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1631547631753383
Área de Atuação: Design Gráfico
Graduação: Bacharelado em Design Gráfico. Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil, 2004
Pós-Graduação lato sensu: MBA em Gestão Estratégica. Faculdades de Campinas, FACAMP, Brasil.2012
Pós-Graduação lato sensu: Typeface Design. Cooper Union For The Advancement Of Science And Art, C.U.A.S.A., Nova Iorque, Estados Unidos. 2017
Mestrado (em andamento): Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Prof. Flavio Valverde Garotti
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3540764869985604
Área de Atuação: Computação Gráfica, Laboratório de Publicidade e Propaganda, Rádio e TV.
Graduação em Design (Faculdades de Campinas, 2006), Especialização em Formação de Professores para o Ensino Superior (Unip, 2010)
Mestrado no Instituto de Artes (Unicamp, 2014)

Profa. MSc. Gisele Silveira Valim Bertinato
CV Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4518785D6
Área de Atuação: Comunicação Visual; Fotografia
Formação: Graduação (Ciências, PUC Campinas, 1989)
Mestrado (Multimeios – UNICAMP, 2000)

Prof. Especialista Hildebrando Cândido Pereira Neto
Área de Atuação: Direção de Arte e Redação Publicitária
Formação: Graduação (Publicidade e Propaganda, PUCCAMP, 1992)
Especialista (Gerenciamento de Marketing, ESPM, 1995)

Prof. Dr. Lucas Jannoni Soares
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1301746906621019
Área de Atuação: História Moderna e Contemporânea
Formação: Graduação (História, USP, 1999)
Mestrado (História Econômica, USP, 2005)
Doutorado (História Econômica, FFLCH/USP, 2011)

Prof. Ms. Márcio Sampaio de Castro
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8479870737714929
Área de atuação: Jornalismo, Administração e Propaganda e Marketing, Assessoria de Comunicação
Formação: Graduação (Jornalismo, Fundação Casper Líbero, 1990)
Especialização em Teoria e Técnicas de Comunicação (Fundação Cásper Líbero, 2002)
Mestrado em Ciências da Comunicação (USP, 2006)

Prof. Esp. Marco Antônio Queiroz Fraga
CV Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259108E9
Área de Atuação: Computação Gráfica
Formação: Graduação (Tecnólogo em Marketing – Policamp, 2010)
Lato Sensu (Design Gráfico – SENAC, 2013)

Profa. Ma. Marilia Tunes Mazon
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2007283205475799
Área de Atuação: padrões de consumo, comportamento do consumidor
Formação: Graduação (Economia e RI, FACAMP, 2010)
Mestrado (Política Científica e Tecnológica, Unicamp, 2014)
Doutorado (Desenvolvimento Econômico, Unicamp, em andamento)

Profa. Dra. Renata Steffanoni Bernardes De Queiroz
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9958447501085227
Área de Atuação: Marketing, Laboratório e Marketing, Estratégia Empresarial
Formação: Graduação (USP, Economia, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, 1998)
Especialização (Capacitação Gerencial, FIA, 2003)
Mestrado (USP, Administração, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, 2007)
Doutorado (Ciências da Comunicação, USP, 2015)

Prof. MSc. Renato Luis Pereira dos Santos
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0670257657733932
Área de Atuação: Finanças
Formação: Administração (USP, 1994)
Mestrado em Administração (UFRGS, 2010)
Doutorado em Finanças (USP, em andamento)

Prof. MSc. Ruy Martins Sanches
CV: http://lattes.cnpq.br/8434104394134255
Área de Atuação: Criação e Redação Publicitária
Formação: Graduação (Publicidade e Propaganda, ESPM, 1981)
Mestrado (Comunicação, Anhembi – Morumbi, 2012)

Profa. MSc. Tania Santana Gandolfo
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0673472286884511
Área de Atuação: Psicologia
Graduação (Psicologia, PUC-SP, 1992)
Mestrado (Psicologia, PUC-SP, 1998)

Prof. Ms. Vitor Damiani
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2051250341441330
Área de atuação: Design, Fotografia, Comunicação Visual, Computação Gráfica
Formação: Graduação (Artes Visuais e Design, PUCCAMP, 2004)
Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie, 2016)

Total Disciplinas Obrigatórias: 5.184h
Total Optativas: 36h
Total para Graduação em Design Digital: 5.076h

DISCIPLINAS PARA BI-DIPLOMAÇÃO EM PROPAGANDA E MARKETING: 1440H

1º SEMESTRE CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

Fundamentos de Marketing 72

4

História das imagens e do design 72

4

Padrões de Consumo I 72

4

Computação Gráfica I: Edição de Imagens Digitais 72

4

Desenho 36

2

Comunicação Comparada 72

4

Laboratório de design I 72

4

Comunicação Empresarial 72

4

Business English I 72

4

Oficina de Leitura 36

2

Total Obrigatórias 648

36

Total Optativas Disponíveis 0
2º SEMESTRE CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

Criação e Inovação em design 72

4

Tendências da propaganda contemporânea 72

4

Padrões de Consumo II 72

4

Computação Gráfica II: Ilustração e Design de Produto 72

4

Desenho de personagem 36

2

Gestão de Empresas 72

4

Fotografia 36

2

Laboratório de design II 72

4

Comunicação na Propaganda 72

4

Business English II 72

4

Total Obrigatórias 648

36

Total Optativas Disponíveis 0
3º SEMESTRE CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

Fundamentos do UX design 72

4

Game Design I 72

4

Desenho digital 72

4

Marketing Digital 72

4

Ambientes para a realidade Virtual 36

2

Computação Gráfica III: Motion Graphics e Impressão 3D 36

4

Dinâmica de uma agência de comunicação 72

4

Sociologia do Consumo 72

4

Laboratório de design III 36

2

Estrutura da Narrativa 36

2

Advanced Business English I 72

4

Total Obrigatórias 648

36

Total Optativas Disponíveis 0
4º SEMESTRE CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

Desenvolvimento de campanhas de comunicação 72

4

Comunicação Visual 72

4

Digital Storytelling 72

4

Comportamento do Consumidor 72

4

História da arte 36

2

Produção de Rádio, TV e Cinema 72

4

Algoritmos e Programação 72

4

Projeto integrado : Narrativas Visuais 72

4

Produção de Textos 36

2

Advanced Business English II 72

4

Total Obrigatórias 648

36

Total Optativas Disponíveis 0
Núcleo Comum

UX/UI

Design de Games

5º SEMESTRE CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

Branding

72

4

Big Data Visualization

72

4

Criação e Gestão de Startups 36

2

Oficina de Desenvolvimento de Competências Pessoais 36

2

Advanced Business English III 72

4

Tecnologias para Interação e Interfaces 72

4

Aplicativos híbridos (app, mobile, site) 72

4

Projeto Integrado – (HTML, CSS e JavaScript) 144

8

Game Design II 72

4

Projeto Jogos 2D 72

4

Projeto Integrado – Jogo para mobile (programação e design) 144

8

Linguagem Libras (optativa) 36

2

Total para cada Trilha 576

32

6º SEMESTRE CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

Teoria da Comunicação 72

4

Direção de arte 72

4

Oficina de Preparação para Processos Seletivos de Estágios 72

4

Advanced Business English III 72

4

Métricas e análise de User Experience 72

4

Gestão de projetos em Design 72

4

Projeto Integrado – (Campanha Digital em multimeios) 144

8

Projeto Jogo 3d 72

4

Level Design 72

4

Projeto Integrado – (Criação de personagens e ambientes) 144

8

Tópicos Especiais de Comunicação (optativa) 36

2

Cultura e Arte Afro-Ameríndia Brasileira  (optativa) 36

2

Total para cada Trilha 576

32

7º SEMESTRE CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

Metodologia Agile e Design Thinking 36

2

Design e Gamificação 72

4

Trabalho de Conclusão de Curso I 144

8

Semiótica 36

2

Estágio Supervisionado I 360

20

Portfólio em UX 72

4

Portifólio em Games 72

4

Total para cada Trilha 720

40

8º SEMESTRE CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

Design Estratégico 36

2

Direito Digital e Ética 36

2

Trabalho de Conclusão de Curso II 144

8

Estágio Supervisionado II 360

20

Tópicos Especiais de Design Digital 72

4

Design em um contexto de negócio 72

4

Bancos de dados para jogos digitais 72

4

Inteligência Artificial para personagens 72

4

Total para cada Trilha 720

40

Quer conhecer melhor o Curso de DESIGN DIGITAL?
CADASTRE-SE

Receba mais informações!
Não mandamos spam :)

facamp

ACONTECE NA FACAMP

Picture6
11 nov: Boletim De Comércio Exterior Da Região Metropolitana De Campinas Nº 2 – Outubro De 2021

Este boletim tem o objetivo de apresentar o desempenho do comércio exterior da RMC, fazendo referência à trajetória as- sumida na década (tratada com maior profundidade no primeiro número da série) e observando mais detidamente a conjuntura. Este número apresenta os resultados até o terceiro trimestre de 2021

Screenshot 2021-11-11 100101
11 nov: Boletim De Comércio Exterior Da Região Metropolitana De Campinas Nº 1

O Boletim De Comércio Exterior Da Região Metropolitana De Campinas tem como objetivo acompanhar, em edições trimestrais, a evolução do comércio internacional da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

01
04 nov: Queda da taxa de desemprego em agosto contrasta com avanço da precarização e estagnação da renda

A taxa de desocupação em agosto desse ano caiu para 13,2% ante a 13,7% de junho. Esse número reflete não…