Av. Alan Turing, nº 805 - Barão Geraldo – Campinas

VESTIBULAR

VESTIBULAR 2021.2

O Processo Seletivo 2021.2 das Faculdades de Campinas tem como objetivo selecionar candidatos para o preenchimento das vagas remanescentes nos cursos de Administração, Economia, Direito, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Propaganda e Marketing e Relações Internacionais, turma de 2021.

No Processo Seletivo 2021.2, serão exigidas habilidades de leitura e produção de textos, raciocínio lógico, capacidade de argumentação, de análise e de síntese, além do domínio dos conteúdos básicos desenvolvidos no ensino médio.

COMO SERÁ O PROCESSO SELETIVO 2021.2

O Processo Seletivo 2021.2 das Faculdades de Campinas tem como objetivo fazer uma avaliação global do potencial do candidato. O candidato deverá optar, no momento da inscrição, por uma das duas modalidades de avaliação abaixo:

1)      PROCESSO SELETIVO – VESTIBULAR

2)      PROCESSO SELETIVO – ENEM

 

CRONOGRAMA

VESTIBULAR
ENEM
Início das inscrições 16 de abril 16 de abril
Fim das inscrições 14 de junho 20 de junho
Processo Seletivo – Vestibular: prova on-line de redação, lógica elementar e conhecimentos gerais 16 de junho – das 9h às 12h
Divulgação resultado da 1ª fase 21 de junho 21 de junho
2ª fase: entrevista com a coordenação 23 a 28 de junho 23 a 28 de junho
Resultado final 30 de junho 30 de junho
Matrícula 05 a 07 de julho 05 a 07 de julho
Início das aulas 09 de agosto 09 de agosto

LOCAL DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS

FACAMP – Faculdades de Campinas
Av. Alan Turing, nº 805
Barão Geraldo – Campinas – SP

QUEM PODE PARTICIPAR

Processo Seletivo – Vestibular: podem participar estudantes que concluíram o ensino médio ou curso equivalente até o final de 2020.

Processo Seletivo – ENEM: podem participar estudantes que concluíram o ensino médio e ou curso equivalente até o final de 2020 e que realizaram pelo menos um Exame Nacional do Ensino Médio dos anos 2018, 2019, 2020 ou 2021.

VAGAS OFERECIDAS

As vagas oferecidas para o segundo semestre letivo de 2021 estão distribuídas da seguinte forma:

CURSO
VESTIBULAR
ENEM
Administração 30 10
Ciências Econômicas 30 10
Direito 30 10
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda 30 10
Relações Internacionais 30 10
Engenharia de Produção 30 10
Engenharia de Computação 30 10

BOLSA MÉRITO

Os mais bem colocados no Processo Seletivo – Vestibular 2021.2 serão contemplados com o Programa de Bolsa Mérito.

As bolsas representam 30% de desconto no valor das mensalidades e serão destinadas aos 10 primeiros colocados em cada curso, de acordo com a classificação final do candidato, incluindo as duas fases de seleção no Processo Seletivo – Vestibular 2021.2.

A manutenção da Bolsa Mérito estará diretamente relacionada ao desempenho acadêmico do aluno durante o período regular do seu curso.

Não será permitida a transferência da Bolsa Mérito entre os cursos.

Os candidatos pelo Processo Seletivo – ENEM não poderão disputar as bolsas do Programa de Bolsa Mérito.

Conheça outras opções do Fundo de Bolsas 

COMO SE INSCREVER

As inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 serão realizadas exclusivamente no site facamp.com.br, no período de:

Processo Seletivo – Vestibular: de 16 de abril a 14 de junho de 2021

Processo Seletivo – ENEM: de 16 de abril a 20 de junho de 2021

O contato com o candidato será realizado através do e-mail e do número do celular (por envio de SMS ou Whatsapp), cadastrados por ele na ficha de inscrição disponível no site.

Assim que a inscrição for concluída, o candidato receberá, no e-mail cadastrado, o número de sua inscrição e as orientações para consulta e acompanhamento das informações através de área exclusiva do candidato.

No momento da inscrição, o candidato deverá optar por uma das duas modalidades de avaliação abaixo:

1)      PROCESSO SELETIVO – VESTIBULAR

2)      PROCESSO SELETIVO – ENEM

Dentre os cursos oferecidos, o candidato poderá fazer duas opções, ordenando-as por prioridade decrescente. Veja o exemplo:

1ª Opção: Administração

2ª Opção: Direito

TAXA DE INSCRIÇÃO

O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00 (setenta reais) para as duas modalidades de avaliação: Vestibular e ENEM. O pagamento poderá ser feito com cartão de crédito ou boleto impresso pelo próprio candidato logo após a confirmação da inscrição.

PROCESSO SELETIVO – VESTIBULAR

O Processo Seletivo – Vestibular será composto por duas fases: prova on-line e entrevista com a coordenação.

1ª Fase: PROVA ON-LINE

A prova on-line será realizada no dia 16 de junho e terá duas partes, com duração total de 3 horas:

a)      Prova de redação – peso: 60% da nota da prova on-line

b) Prova de lógica elementar e conhecimentos gerais – peso: 40% da prova on-line

A média ponderada das duas provas resulta na nota da prova on-line, que, por sua vez, terá peso de 50% na classificação final do candidato. Ou seja, a nota da prova on-line será computada na nota final do candidato e contribuirá para a classificação definitiva no Processo Seletivo – Vestibular.

O candidato que estiver ausente a qualquer uma das provas da 1ª fase estará automaticamente eliminado.

O candidato que tirar zero em qualquer uma das provas da 1ª fase será desclassificado e não será convocado para participar da segunda 2ª fase.

2ª Fase: ENTREVISTA COM A COORDENAÇÃO

Todos os candidatos selecionados na primeira fase terão, obrigatoriamente, que realizar uma entrevista, on-line, com a coordenação do curso.

O objetivo da entrevista é avaliar o perfil e o potencial global do candidato, a partir da discussão de sua trajetória no ensino médio e suas perspectivas profissionais. A data da entrevista será agendada após a aprovação do candidato na primeira fase e terá duração máxima de 30 minutos.

Antes da entrevista, o candidato deverá fazer o upload do seu histórico escolar ou boletim do ensino médio na área do candidato. A avaliação do histórico escolar ou boletim possibilitará que se tenha uma referência individual a respeito da evolução do desempenho de cada candidato ao longo de todo o ensino médio, o que proporcionará, juntamente com a entrevista com a coordenação, que se tenha uma visão mais justa da trajetória e potencial do candidato.

O upload do histórico escolar ou boletim poderá ser feito a partir do momento da inscrição.

LOCAL DAS PROVAS

Devido à pandemia de coronavírus, as provas do Processo Seletivo 2021.2 serão realizadas no formato on-line através da plataforma Mercer – Mettl.

DATA E HORÁRIO DAS PROVAS DA 1ª FASE – Vestibular

Na quarta-feira, 16 de junho de 2021, as provas serão realizadas das 9h às 12 h.

ORIENTAÇÕES GERAIS E TÉCNICAS PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS

Para evitar fraudes, as provas on-line obedecerão a normas rígidas de segurança, que serão previamente comunicadas aos candidatos, pelos canais de comunicação cadastrados no momento da inscrição e pelas redes oficiais da FACAMP. As normas serão divulgadas com até 30 dias de antecedência da realização das provas.

PROCESSO SELETIVO – ENEM

O Processo Seletivo – ENEM será composto por duas fases: avaliação notas do ENEM e entrevista com a coordenação.

1 ª Fase: AVALIAÇÃO NOTAS DO ENEM

Os candidatos que optarem pela modalidade PROCESSO SELETIVO – ENEM, deverão, obrigatoriamente, informar seu número de inscrição do ENEM no momento da inscrição no Processo Seletivo FACAMP 2021.2.

Serão consideradas, para a classificação, as notas fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC).

O candidato que optar por participar através da Nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) estará sujeito às seguintes condições:

·       Poderá concorrer o candidato que tiver participado de pelo menos uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2018 até 2021 e que tenha, obrigatoriamente, concluído o ensino médio ou curso equivalente até 2020.

·       O candidato deverá preencher corretamente os campos da ficha de inscrição que solicitam os números do CPF e o número de inscrição no ENEM. A FACAMP não se responsabilizará por informações incorretas que impossibilitarão a conferência de suas notas no Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP).

·       O candidato que obteve média das notas do ENEM inferior a 450 pontos ou que tenha zerado na redação será eliminado e não será convocado para a 2 ª fase.

2ª Fase: ENTREVISTA COM A COORDENAÇÃO

Todos os candidatos selecionados na primeira fase terão, obrigatoriamente, que realizar uma entrevista, on-line, com a coordenação do curso.

O objetivo da entrevista é avaliar o perfil e o potencial do candidato. A data da entrevista será agendada após a aprovação do candidato na primeira fase e terá duração máxima de 30 minutos.

O candidato terá, antes da entrevista, que fazer o upload do seu histórico escolar ou boletim do ensino médio na área do candidato. A avaliação do histórico escolar ou boletim possibilitará que se tenha uma referência individual a respeito da evolução do desempenho de cada candidato, o que proporcionará, juntamente com a entrevista com a coordenação, que se tenha uma visão mais justa da trajetória do candidato.

O candidato que não participar da entrevista com a coordenação será automaticamente desclassificado.

LISTA DE APROVADOS

As listas de aprovados na 1ª Fase do Processo Seletivo – Vestibular e do Processo Seletivo – ENEM, estarão disponíveis a partir do dia 21 de junho de 2021 no site facamp.com.br. 

As listas com o resultado final estarão disponíveis a partir do dia 30 de junho de 2021, no site facamp.com.br.

MATRÍCULAS

DATAS

05 a 07 de junho de 2021

O Processo Seletivo 2021.2 das Faculdades de Campinas tem como objetivo selecionar candidatos para o preenchimento das vagas remanescentes nos cursos de Administração, Economia, Direito, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Propaganda e Marketing e Relações Internacionais, turma de 2021.

No Processo Seletivo 2021.2, serão exigidas habilidades de leitura e produção de textos, raciocínio lógico, capacidade de argumentação, de análise e de síntese, além do domínio dos conteúdos básicos desenvolvidos no ensino médio.

COMO SERÁ O PROCESSO SELETIVO 2021.2

O Processo Seletivo 2021.2 das Faculdades de Campinas tem como objetivo fazer uma avaliação global do potencial do candidato. O candidato deverá optar, no momento da inscrição, por uma das duas modalidades de avaliação abaixo:

1)      PROCESSO SELETIVO – VESTIBULAR

2)      PROCESSO SELETIVO – ENEM

 

CRONOGRAMA

VESTIBULAR
ENEM
Início das inscrições 16 de abril 16 de abril
Fim das inscrições 14 de junho 20 de junho
Processo Seletivo – Vestibular: prova on-line de redação, lógica elementar e conhecimentos gerais 16 de junho – das 9h às 12h
Divulgação resultado da 1ª fase 21 de junho 21 de junho
2ª fase: entrevista com a coordenação 23 a 28 de junho 23 a 28 de junho
Resultado final 30 de junho 30 de junho
Matrícula 05 a 07 de julho 05 a 07 de julho
Início das aulas 09 de agosto 09 de agosto

LOCAL DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS

FACAMP – Faculdades de Campinas
Av. Alan Turing, nº 805
Barão Geraldo – Campinas – SP

QUEM PODE PARTICIPAR

Processo Seletivo – Vestibular: podem participar estudantes que concluíram o ensino médio ou curso equivalente até o final de 2020.

Processo Seletivo – ENEM: podem participar estudantes que concluíram o ensino médio e ou curso equivalente até o final de 2020 e que realizaram pelo menos um Exame Nacional do Ensino Médio dos anos 2018, 2019, 2020 ou 2021.

VAGAS OFERECIDAS

As vagas oferecidas para o segundo semestre letivo de 2021 estão distribuídas da seguinte forma:

CURSO
VESTIBULAR
ENEM
Administração 30 10
Ciências Econômicas 30 10
Direito 30 10
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda 30 10
Relações Internacionais 30 10
Engenharia de Produção 30 10
Engenharia de Computação 30 10

BOLSA MÉRITO

Os mais bem colocados no Processo Seletivo – Vestibular 2021.2 serão contemplados com o Programa de Bolsa Mérito.

As bolsas representam 30% de desconto no valor das mensalidades e serão destinadas aos 10 primeiros colocados em cada curso, de acordo com a classificação final do candidato, incluindo as duas fases de seleção no Processo Seletivo – Vestibular 2021.2.

A manutenção da Bolsa Mérito estará diretamente relacionada ao desempenho acadêmico do aluno durante o período regular do seu curso.

Não será permitida a transferência da Bolsa Mérito entre os cursos.

Os candidatos pelo Processo Seletivo – ENEM não poderão disputar as bolsas do Programa de Bolsa Mérito.

Conheça outras opções do Fundo de Bolsas 

COMO SE INSCREVER

As inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 serão realizadas exclusivamente no site facamp.com.br, no período de:

Processo Seletivo – Vestibular: de 16 de abril a 14 de junho de 2021

Processo Seletivo – ENEM: de 16 de abril a 20 de junho de 2021

O contato com o candidato será realizado através do e-mail e do número do celular (por envio de SMS ou Whatsapp), cadastrados por ele na ficha de inscrição disponível no site.

Assim que a inscrição for concluída, o candidato receberá, no e-mail cadastrado, o número de sua inscrição e as orientações para consulta e acompanhamento das informações através de área exclusiva do candidato.

No momento da inscrição, o candidato deverá optar por uma das duas modalidades de avaliação abaixo:

1)      PROCESSO SELETIVO – VESTIBULAR

2)      PROCESSO SELETIVO – ENEM

Dentre os cursos oferecidos, o candidato poderá fazer duas opções, ordenando-as por prioridade decrescente. Veja o exemplo:

1ª Opção: Administração

2ª Opção: Direito

TAXA DE INSCRIÇÃO

O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00 (setenta reais) para as duas modalidades de avaliação: Vestibular e ENEM. O pagamento poderá ser feito com cartão de crédito ou boleto impresso pelo próprio candidato logo após a confirmação da inscrição.

PROCESSO SELETIVO – VESTIBULAR

O Processo Seletivo – Vestibular será composto por duas fases: prova on-line e entrevista com a coordenação.

1ª Fase: PROVA ON-LINE

A prova on-line será realizada no dia 16 de junho e terá duas partes, com duração total de 3 horas:

a)      Prova de redação – peso: 60% da nota da prova on-line

b) Prova de lógica elementar e conhecimentos gerais – peso: 40% da prova on-line

A média ponderada das duas provas resulta na nota da prova on-line, que, por sua vez, terá peso de 50% na classificação final do candidato. Ou seja, a nota da prova on-line será computada na nota final do candidato e contribuirá para a classificação definitiva no Processo Seletivo – Vestibular.

O candidato que estiver ausente a qualquer uma das provas da 1ª fase estará automaticamente eliminado.

O candidato que tirar zero em qualquer uma das provas da 1ª fase será desclassificado e não será convocado para participar da segunda 2ª fase.

2ª Fase: ENTREVISTA COM A COORDENAÇÃO

Todos os candidatos selecionados na primeira fase terão, obrigatoriamente, que realizar uma entrevista, on-line, com a coordenação do curso.

O objetivo da entrevista é avaliar o perfil e o potencial global do candidato, a partir da discussão de sua trajetória no ensino médio e suas perspectivas profissionais. A data da entrevista será agendada após a aprovação do candidato na primeira fase e terá duração máxima de 30 minutos.

Antes da entrevista, o candidato deverá fazer o upload do seu histórico escolar ou boletim do ensino médio na área do candidato. A avaliação do histórico escolar ou boletim possibilitará que se tenha uma referência individual a respeito da evolução do desempenho de cada candidato ao longo de todo o ensino médio, o que proporcionará, juntamente com a entrevista com a coordenação, que se tenha uma visão mais justa da trajetória e potencial do candidato.

O upload do histórico escolar ou boletim poderá ser feito a partir do momento da inscrição.

LOCAL DAS PROVAS

Devido à pandemia de coronavírus, as provas do Processo Seletivo 2021.2 serão realizadas no formato on-line através da plataforma Mercer – Mettl.

DATA E HORÁRIO DAS PROVAS DA 1ª FASE – Vestibular

Na quarta-feira, 16 de junho de 2021, as provas serão realizadas das 9h às 12 h.

ORIENTAÇÕES GERAIS E TÉCNICAS PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS

Para evitar fraudes, as provas on-line obedecerão a normas rígidas de segurança, que serão previamente comunicadas aos candidatos, pelos canais de comunicação cadastrados no momento da inscrição e pelas redes oficiais da FACAMP. As normas serão divulgadas com até 30 dias de antecedência da realização das provas.

PROCESSO SELETIVO – ENEM

O Processo Seletivo – ENEM será composto por duas fases: avaliação notas do ENEM e entrevista com a coordenação.

1 ª Fase: AVALIAÇÃO NOTAS DO ENEM

Os candidatos que optarem pela modalidade PROCESSO SELETIVO – ENEM, deverão, obrigatoriamente, informar seu número de inscrição do ENEM no momento da inscrição no Processo Seletivo FACAMP 2021.2.

Serão consideradas, para a classificação, as notas fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC).

O candidato que optar por participar através da Nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) estará sujeito às seguintes condições:

·       Poderá concorrer o candidato que tiver participado de pelo menos uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2018 até 2021 e que tenha, obrigatoriamente, concluído o ensino médio ou curso equivalente até 2020.

·       O candidato deverá preencher corretamente os campos da ficha de inscrição que solicitam os números do CPF e o número de inscrição no ENEM. A FACAMP não se responsabilizará por informações incorretas que impossibilitarão a conferência de suas notas no Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP).

·       O candidato que obteve média das notas do ENEM inferior a 450 pontos ou que tenha zerado na redação será eliminado e não será convocado para a 2 ª fase.

2ª Fase: ENTREVISTA COM A COORDENAÇÃO

Todos os candidatos selecionados na primeira fase terão, obrigatoriamente, que realizar uma entrevista, on-line, com a coordenação do curso.

O objetivo da entrevista é avaliar o perfil e o potencial do candidato. A data da entrevista será agendada após a aprovação do candidato na primeira fase e terá duração máxima de 30 minutos.

O candidato terá, antes da entrevista, que fazer o upload do seu histórico escolar ou boletim do ensino médio na área do candidato. A avaliação do histórico escolar ou boletim possibilitará que se tenha uma referência individual a respeito da evolução do desempenho de cada candidato, o que proporcionará, juntamente com a entrevista com a coordenação, que se tenha uma visão mais justa da trajetória do candidato.

O candidato que não participar da entrevista com a coordenação será automaticamente desclassificado.

LISTA DE APROVADOS

As listas de aprovados na 1ª Fase do Processo Seletivo – Vestibular e do Processo Seletivo – ENEM, estarão disponíveis a partir do dia 21 de junho de 2021 no site facamp.com.br. 

As listas com o resultado final estarão disponíveis a partir do dia 30 de junho de 2021, no site facamp.com.br.

MATRÍCULAS

DATAS

05 a 07 de junho de 2021

× Olá! Como podemos ajudar?