Graduação em Engenharia de Produção

I. FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENGENHARIA

Os conteúdos técnicos dão a base indispensável para o engenheiro de produção. Por exemplo, os
conhecimentos em Termodinâmica são empregados em projetos de Energia, os conhecimentos em materiais são fundamentais para o desenvolvimento de novos produtos, o conhecimento de automação e de sistemas eletrônicos para o avanço produtivo das plantas industriais.

II. GESTÃO DE OPERAÇÃO E DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

O engenheiro de produção é o profissional mais habilitado para analisar processos produtivos, para cuidar do planejamento e gerenciamento da empresa, dimensionando a capacidade de produção na busca por maior eficiência produtiva.

III. GESTÃO DA TECNOLOGIA E DA INOVAÇÃO

As empresas devem estar sintonizadas com os extraordinários avanços tecnológicos a que estamos assistindo. Sua competitividade depende da sua capacidade de inovar continuamente.

IV. GESTÃO DA QUALIDADE

As empresas são obrigadas a aprimorar continuamente seus processos e seus produtos, sejam bens ou serviços. Isso exige uma gestão de qualidade competente, fundamentada nos princípios de responsabilidade socioambiental.

V. DOMÍNIO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS

A formação avançada em Matemática, Estatística, Programação e técnicas de construção de Modelos de Otimização é indispensável ao engenheiro de produção de excelência. É necessária não só à sua atuação técnica como também à sua atuação como gestor de empresas, nas
projeções do mercado nacional e internacional, na construção de cenários econômicos e na análise de riscos de investimento.

VI. VISÃO DE NEGÓCIOS

Para avançar na carreira e alcançar postos de direção ou para se tornar empreendedor, o Engenheiro de Produção necessita de uma boa formação em negócios (finanças, marketing, gestão de pessoas, cenários econômicos, estratégia empresarial).

VII. DOMÍNIO DE LÍNGUAS

O domínio da língua materna é imprescindível para o engenheiro de produção atuar de forma competente no mercado de trabalho. A fluência em língua inglesa é, hoje, uma exigência do mercado de trabalho.

VIII. PRÁTICA PROFISSIONAL AVANÇADA

A. PROJETO INTEGRADO DE ENGENHARIA

Durante os três primeiros semestres, os alunos, orientados por uma equipe de professores, aprendem a criar soluções estruturadas executando projetos. Os principais objetivos são integrar os conteúdos básicos da engenharia, estimular o trabalho em equipe e acompanhar todas as etapas de um projeto.

1º SEMESTRE

Projeto Integrado de Engenharia da FACAMP – I

Alunos da Engenharia de Produção, Computação e Mecânica
executam um projeto em parceria e compreendem como as
áreas se complementam.

2º SEMESTRE

Projeto Integrado de Engenharia da FACAMP – II

Os alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Computação e Mecânica propõem, em conjunto, um produto inovador com base nas necessidades do mercado e nas técnicas das engenharias.

3º SEMESTRE

Projeto Integrado de Engenharia da FACAMP – III

Os alunos propõem um novo serviço para o público universitário com base nas necessidades do mercado e no conhecimento de processos.

B. CENTRO DE ENGENHARIA APLICADA DA FACAMP – CEAF – 3º E 4º ANOS

A FACAMP criou um sistema de parcerias com mais de 30 grandes empresas privadas de vários setores. O objetivo é iniciar a prática profissional exercida na empresa já no terceiro e quarto anos, preparando os alunos para o Estágio Qualificado no quinto ano.

COMO FUNCIONA

No terceiro ano: Os alunos são organizados em pequenos grupos e apresentados à direção de uma das empresas parceiras. A empresa propõe questões integradas a processos de engenharia para serem analisadas pelos alunos. Sempre sob assistência e supervisão de professores e engenheiros da empresa parceira, os alunos:
• estudam a situação da empresa parceira no contexto da concorrência;
• estudam o problema proposto com o suporte de um levantamento detalhado de informações
econômicas e administrativas;
• desenvolvem um projeto integrado de engenharia;
• elaboram um plano de ação baseado nos resultados a que chegaram.
No fim do quarto ano: Os alunos reúnem-se com a direção das empresas parceiras para apresentar um relatório propositivo.
No quinto ano: O aluno ingressa no programa de estágio qualificado com visão integrada dos processos econômicos e administrativos, com a compreensão dos sistemas de gestão empresarial e dos mecanismos da concorrência.

C. ESTÁGIO QUALIFICADO – 5º ANO

A FACAMP considera o estágio prematuro um erro pedagógico. No último ano, o aluno da FACAMP está preparado para o estágio de qualidade, depois de passar por uma excelente formação pedagógica
e profissional dentro da escola.

Carga horária

Carga horária do Curso de Engenharia de Produção da FACAMP

Carga horária mínima exigida pelo MEC para o curso de Engenharia de Produção

Mais tempo de estudo | Melhor formação prática e conceitual

Melhores engenheiros

DURAÇÃO E HORÁRIOS

1º Ano – 4º Ano: 8h às 17h10
5º Ano: 19h às 22h40

Formas de Admissão

Vestibular – ENEM
Processos Internacionais ou Transferências

Conheça nossos programas de bolsas de estudos

RESULTADOS COMPROVAM A EXCELÊNCIA DA FACAMP

EMPREGABILIDADE RECORDE:

99% em 2024

PROGRESSÃO NA CARREIRA

A FACAMP já formou mais de 6.000 profissionais, 75% ocupam cargos executivos de liderança e mais de 850 são empresários de sucesso. A acelerada progressão na carreira é um dos diferenciais marcantes na performance profissional dos formados pela FACAMP.

Acontece na FACAMP

Próximos Eventos