O campo de trabalho
No mundo globalizado, o Marketing e a Propaganda tornaram-se poderosos instrumentos na disputa pela liderança de mercado. Por essas razões, a carreira do profissional de Propaganda e Marketing continuará em ascensão no século XXI. O profissional de Marketing orienta decisões estratégicas para o crescimento da empresa. A sua participação é crescente na concepção do produto, na formação de preço e é decisiva na construção e fixação da marca. É o profissional responsável por toda estratégia de comunicação da empresa e de suas marcas.
PROPAGANDA E MARKETING FACAMP
EMPREGABILIDADE: 98%
FORMAÇÃO COMPLETA EM MARKETING
Os conceitos e ferramentas da gestão de marketing, branding, as principais tendências do comportamento do consumidor e os fundamentos de pesquisa de mercado são estudados neste eixo. Os alunos tomam conhecimento de casos reais de ações de marketing no Brasil e no mundo e os discutem. Em suma, os conceitos debatidos em sala de aula são complementados pelos Laboratórios de Prática Profissional.
FORMAÇÃO COMPLETA EM PROPAGANDA
Os alunos aprendem as principais técnicas da comunicação publicitária moderna, da comunicação digital à propaganda nas novas mídias. Estudam a evolução da publicidade, a relevância das marcas e a crescente importância da comunicação digital na era das redes sociais. Além disso, estudam as relações entre a propaganda, as relações públicas e o marketing. Neste eixo, os alunos têm contato com uma agência de propaganda e a conhecem profundamente.
FUNDAMENTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS DA PPM
As disciplinas de humanidades, como Filosofia, História, Sociologia, Ciência Política, ampliam a capacidade de compreender o mundo e desenvolvem o espírito crítico do profissional. Essas habilidades são cruciais para quem interpretará as necessidades e os desejos dos consumidores.
VISÃO DE NEGÓCIOS: A EMPRESA NA ECONOMIA GLOBALIZADA
Estudo aprofundado das áreas de gestão de uma empresa e do cenário econômico que a envolve. O conhecimento integrado do mundo dos negócios permite ao profissional formular campanhas de propaganda e marketing eficientes.
DOMÍNIO DE LÍNGUAS
O domínio da língua materna é, hoje, um grande diferencial competitivo. E, sem o inglês fluente, é impossível alcançar empregos de qualidade.
DISCIPLINAS INSTRUMENTAIS
Uma sólida formação em tecnologia, fotografia, rádio e TV é instrumento indispensável a um curso de Propaganda e Marketing de alta qualidade.
CENTRO DE EMPREENDEDORISMO
DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS PESSOAIS
O desenvolvimento das potencialidades de cada um dos alunos é meta da FACAMP. O aprimoramento das competências pessoais exige turmas pequenas e diálogo permanente com os professores e coordenadores.
Na FACAMP, cada aluno é uma pessoa e não um número.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTERNACIONAL
A FACAMP conta com um inédito e exclusivo programa de educação internacional para todos os seus alunos fluentes em inglês. Desde 2016, cerca de 300 alunos, metade deles com bolsas de estudo, participaram da educação internacional na Alemanha, China, Inglaterra, Rússia, Itália, Canadá, EUA, Holanda, França e Coreia do Sul.
Coordenadora
Profa. Dra. Juliana Fedak Sabbatini
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2610983353551441
Área de Atuação: Administração, Estratégia Empresarial, Marketing
Formação: Ciências Sociais (Unicamp, 1996)
Mestrado em Comunicação (UMESP, 2005)
Doutorado em Comunicação Social (USP, 2010)
email: juliana.sabbatini@facamp.com.br
Corpo Docente
Profª Drª Adriana Aparecida Quartarolla
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8790947708369232
Área de atuação: Língua Portuguesa, Prática de leitura e produção de textos.
Formação: Graduação (Bacharelado em Letras, UNICAMP, 1993)
Especialização (Aquisição da linguagem escrita, UNICAMP, 1994)
Doutorado (Linguística, Análise do Discurso, UNICAMP, 2017)
Prof. Dr. André Luis Dal Santo Kadow
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6481609383560502
Área de Atuação: Tecnologia, Inteligência Artificial e Novas Mídias
Formação: Graduação (Administração de Empresas, FPA, 1998)
Mestrado (Tecnologia, PUC-SP, 2013)
Doutorado (Tecnologia, PUC-SP, 2017)
Profa. Dra. Beatriz Freire Bertasso
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5671520923634672
Área de Atuação: Macroeconomia, Contabilidade Social, Economia Internacional
Formação: Graduação (Economia, Unicamp, 1991)
Mestrado em Economia (Esalq-USP, 2001)
Doutorado em Economia (Unicamp, 2012)
Prof. Dr. Bruno Bordeaux Rego
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8293964259749148
Área de atuação: Marketing de Relacionamento, Customer Relationship Management (CRM), Key Account Management (KAM), Criação de Valor para o Cliente; Métricas de Marketing.
Mestrado em Administração (UFRGS, 2015)
Doutorado em Administração (USP, 2016)
Profa Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos
cv Lattes: http://lattes.cnpq.br/2428733207583699
Área de Atuação: Marketing Estratégico, Marketing Internacional, Administração Estratégica, Educação, Gestão Educacional
Graduação: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, PUC-CAMPINAS, 2001
Pós Graduação: MBA em Marketing, ESPM – 2004
Mestrado em Administração, UNISAL – 2008
Doutorado em Educação, UNICAMP – 2016
Profa. Dra. Claudia Satie Hamazaki
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4036815406847233
Área de Atuação: Microeconomia
Formação: Economia (USP, 1994)
Mestrado em Economia (UFPE, 1997)
Doutorado em Economia (UFPE, 2003)
Profa. MSc. Daniela Sacuchi Amereno
CV Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138675P6
Área de Atuação: Mídia I; Laboratório de Publicidade e Propaganda
Formação: Graduação (Propaganda, Publicidade e Criação – Mackenzie, 1999)
Lato Sensu (Marketing -UNIP, 2003)
Mestrado (Artes Visuais – UNICAMP 2006).
Doutorado (letras – Universidade Presbiteriana Mackenzie – em andamento)
Prof. Dr. Fábio Caim Viana
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1252698376395769
Área de Atuação: Comunicação Comparada, Laboratório de Marketing, Comportamento do Consumidor.
Formação: Graduação (Publicidade e Propaganda, UAM. 1997)
Especialização (Teoria e Técnicas de Comunicação, FCSCL, 2000)
Especialização (Marketing, UAM, 2004)
Mestrado (Comunicação e Mercado, FCSCL, 2002)
Doutorado (Comunicação e Semiótica, PUC/SP, 2008)
Pós-Doutorado (Comunicação e Semiótica, PUC/SP, 2019)
Profa. Dra. Fátima Regina de Toledo Pinto
Área de Atuação: Marketing
Formação: Graduação (Economia, USP, 1994)
Mestrado (Administração, FGV-SP, 2000)
Doutorado (Antropologia Social, FFLCH-USP, 2012)
Prof. MSc. Fernando dos Santos Fraga
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9459203216023152
Área de Atuação: Fundamentos em Processos e Serviços, Planejamento em Controle de Produção, Fundamentos em Projeto de Engenharia
Formação: Graduação (Engenharia de Produção – Mecânica , UNIFEI, 2005)
Mestrado ( Production Systems, Högskolan i Jönköping. 2009)
Prof. MSc. Filipe Negrão
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1631547631753383
Área de Atuação: Design Gráfico
Graduação: Bacharelado em Design Gráfico. Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil, 2004
Pós-Graduação lato sensu: MBA em Gestão Estratégica. Faculdades de Campinas, FACAMP, Brasil.2012
Pós-Graduação lato sensu: Typeface Design. Cooper Union For The Advancement Of Science And Art, C.U.A.S.A., Nova Iorque, Estados Unidos. 2017
Mestrado (em andamento): Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Prof. Flavio Valverde Garotti
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3540764869985604
Área de Atuação: Computação Gráfica, Laboratório de Publicidade e Propaganda, Rádio e TV.
Graduação em Design (Faculdades de Campinas, 2006), Especialização em Formação de Professores para o Ensino Superior (Unip, 2010)
Mestrado no Instituto de Artes (Unicamp, 2014)
Profa. MSc. Gisele Silveira Valim Bertinato
CV Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4518785D6
Área de Atuação: Comunicação Visual; Fotografia
Formação: Graduação (Ciências, PUC Campinas, 1989)
Mestrado (Multimeios – UNICAMP, 2000)
Prof. Especialista Hildebrando Cândido Pereira Neto
Área de Atuação: Direção de Arte e Redação Publicitária
Formação: Graduação (Publicidade e Propaganda, PUCCAMP, 1992)
Especialista (Gerenciamento de Marketing, ESPM, 1995)
Prof. Dr. Lucas Jannoni Soares
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1301746906621019
Área de Atuação: História Moderna e Contemporânea
Formação: Graduação (História, USP, 1999)
Mestrado (História Econômica, USP, 2005)
Doutorado (História Econômica, FFLCH/USP, 2011)
Prof. Ms. Márcio Sampaio de Castro
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8479870737714929
Área de atuação: Jornalismo, Administração e Propaganda e Marketing, Assessoria de Comunicação
Formação: Graduação (Jornalismo, Fundação Casper Líbero, 1990)
Especialização em Teoria e Técnicas de Comunicação (Fundação Cásper Líbero, 2002)
Mestrado em Ciências da Comunicação (USP, 2006)
Prof. Esp. Marco Antônio Queiroz Fraga
CV Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259108E9
Área de Atuação: Computação Gráfica
Formação: Graduação (Tecnólogo em Marketing – Policamp, 2010)
Lato Sensu (Design Gráfico – SENAC, 2013)
Profa. Ma. Marilia Tunes Mazon
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2007283205475799
Área de Atuação: padrões de consumo, comportamento do consumidor
Formação: Graduação (Economia e RI, FACAMP, 2010)
Mestrado (Política Científica e Tecnológica, Unicamp, 2014)
Doutorado (Desenvolvimento Econômico, Unicamp, em andamento)
Profa. Dra. Renata Steffanoni Bernardes De Queiroz
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9958447501085227
Área de Atuação: Marketing, Laboratório e Marketing, Estratégia Empresarial
Formação: Graduação (USP, Economia, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, 1998)
Especialização (Capacitação Gerencial, FIA, 2003)
Mestrado (USP, Administração, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, 2007)
Doutorado (Ciências da Comunicação, USP, 2015)
Prof. MSc. Renato Luis Pereira dos Santos
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0670257657733932
Área de Atuação: Finanças
Formação: Administração (USP, 1994)
Mestrado em Administração (UFRGS, 2010)
Doutorado em Finanças (USP, em andamento)
Prof. MSc. Ruy Martins Sanches
CV: http://lattes.cnpq.br/8434104394134255
Área de Atuação: Criação e Redação Publicitária
Formação: Graduação (Publicidade e Propaganda, ESPM, 1981)
Mestrado (Comunicação, Anhembi – Morumbi, 2012)
Profa. MSc. Tania Santana Gandolfo
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0673472286884511
Área de Atuação: Psicologia
Graduação (Psicologia, PUC-SP, 1992)
Mestrado (Psicologia, PUC-SP, 1998)
Prof. Ms. Vitor Damiani
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2051250341441330
Área de atuação: Design, Fotografia, Comunicação Visual, Computação Gráfica
Formação: Graduação (Artes Visuais e Design, PUCCAMP, 2004)
Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie, 2016)
Total Disciplinas Obrigatórias: 5.040h
Total Optativas Trilha Publicidade e Propaganda: 252h
Total Optativas Trilha Marketing: 252h
Total para Graduação em Propaganda ou Marketing: 5.292h
1º semestre | Carga Horária | Créditos |
Marketing I: Fundamentos | 72 | 4 |
Comunicação em Língua Inglesa I | 72 | 4 |
Comunicação em Língua Portuguesa I | 72 | 4 |
Oficina de Leitura I | 36 | 2 |
Comunicação Comparada | 72 | 4 |
Demografia | 72 | 4 |
Propaganda I: História da Propaganda | 72 | 4 |
Computação Gráfica I | 36 | 2 |
Laboratório de Publicidade, Propaganda e Marketing I | 36 | 2 |
Padrões de Consumo I | 72 | 4 |
Total Obrigatórias | 612 | 34 |
2º semestre | Carga Horária | Créditos |
Marketing II: Marketing e Comunicação Integrada | 72 | 4 |
Comunicação em Língua Inglesa II | 72 | 4 |
Comunicação em Língua Portuguesa II | 72 | 4 |
Psicologia | 72 | 4 |
Gestão de Empresas | 72 | 4 |
Padrões de Consumo II | 72 | 4 |
Laboratório de Publicidade, Propaganda e Marketing II | 36 | 2 |
Computação Gráfica II | 36 | 2 |
Propaganda II: Tendências da propaganda contemporânea | 72 | 4 |
Fotografia | 36 | 2 |
Total Obrigatórias | 612 | 34 |
3º semestre | Carga Horária | Créditos |
Marketing III: Marketing Digital | 72 | 4 |
Comunicação em Língua Inglesa III | 72 | 4 |
Comunicação em Língua Portuguesa III | 72 | 4 |
Economia do Consumo | 72 | 4 |
Sociologia do Consumo | 72 | 4 |
Psicologia do Consumidor | 72 | 4 |
Concorrência e Competitividade I | 72 | 4 |
Laboratório de Publicidade, Propaganda e Marketing III | 36 | 2 |
Computação Gráfica III | 72 | 4 |
Propaganda III: Dinâmica de uma agência de publicidade e propaganda | 36 | 2 |
Total Obrigatórias | 648 | 36 |
4º semestre | Carga Horária | Créditos |
Marketing IV: Trade Marketing | 72 | 4 |
Propaganda IV: Prática de uma campanha completa | 72 | 4 |
Comunicação em Língua Inglesa IV | 72 | 4 |
Comunicação em Língua Portuguesa IV | 36 | 2 |
Estatística | 72 | 4 |
Produção de Rádio, TV e Cinema | 72 | 4 |
Concorrência e Competitividade II | 72 | 4 |
Comunicação Visual | 72 | 4 |
Comportamento do Consumidor | 72 | 4 |
Total Obrigatórias | 612 | 34 |
5º semestre | Carga Horária | Créditos |
Marketing V: Branding e Arquitetura de Marketing | 72 | 4 |
Planejamento de Mídia Tradicional | 72 | 4 |
Comunicação em Língua Inglesa V | 72 | 4 |
Pesquisa Mercadológica I | 72 | 4 |
Gestão Financeira | 72 | 4 |
Oficina de Prática Profissional I | 144 | 8 |
Teoria da Comunicação I | 72 | 4 |
Oficina de Desenvolvimento de Competências Pessoais | 36 | 2 |
Propaganda V: Big Data e Sistemas de Inteligência | 72 | 4 |
Total Obrigatórias | 684 | 38 |
6º semestre | Carga Horária | Créditos |
Planejamento de Marketing I (Optativa para Trilha Marketing) | 72 | 4 |
Tópicos Especiais de Marketing I (Optativa para Trilha Marketing) | 72 | 4 |
Oficina de Prática Profissional II | 144 | 8 |
Comunicação em Língua Inglesa VI | 72 | 4 |
Temas Contemporâneos I: Globalização | 72 | 4 |
Pesquisa Mercadológica II | 72 | 4 |
Planejamento de Mídia Digital | 72 | 4 |
Teoria da Comunicação II | 72 | 4 |
Oficina de Preparação para Processos Seletivos | 36 | 2 |
Tópicos Especiais de Propaganda I (Optativa para Trilha PP) | 72 | 4 |
Direção de Arte e Redação (Optativa para Trilha PP) | 72 | 4 |
Total Obrigatórias | 540 | 30 |
Total Optativas Disponíveis | 144 | 8 |
7º semestre | Carga Horária | Créditos |
Planejamento de Marketing II (Optativa para Trilha Marketing) | 72 | 4 |
Tópicos Especiais de Marketing II (Optativa para Trilha de Marketing) | 36 | 2 |
Temas Contemporâneos II: O Brasil e a Globalização | 72 | 4 |
Projeto Empresarial I | 36 | 2 |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 144 | 8 |
Estágio Supervisionado I | 360 | 20 |
Tópicos Especiais de Propaganda II (Optativa para Trilha PP) | 72 | 4 |
Pasta e Portfólio Publicitários (Optativa para Trilha PP) | 72 | 4 |
Total Obrigatórias | 612 | 34 |
Total Optativas Disponíveis | 144 | 8 |
8º semestre | Carga Horária | Créditos |
Produção Gráfica | 72 | 4 |
Tendências da Cultura Contemporânea | 72 | 4 |
Projeto Empresarial II | 36 | 2 |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 180 | 10 |
Estágio Supervisionado II | 360 | 20 |
Tópicos Especiais de Comunicação (optativa) | 72 | 4 |
Linguagem Libras (optativa) | 36 | 2 |
Total Obrigatórias | 720 | 40 |
Total Optativas Disponíveis | 108 | 6 |
Receba mais informações!
Não mandamos spam :)
Youtube FACAMP
-
O Brasil em 2021: entre a distopia e a esperança
-
Webinário Startup Maker
Neste webinário, você vai entender como funciona a criação de uma startup diretamente de especialistas no assunto! Participação de:
* Fábio Póvoa - Cofundador da Movile, startup unicórnio;
* Arsenio Pagliarini - CEO da InterEDTech, fundador da plataforma Eduzz e com atuação na Packard Bell e Buscapé;
* Rodrigo Sabbatini - Diretor Acadêmico da FACAMP Faculdades de Campinas.
Link para a oferta especial!
https://extensaoead.facamp.com.br/extensao-criacao-de-startups-facamp-2 -
Perspectivas do multilateralismo - inovando na governança global climática
Para celebrar nossa volta às aulas, receberemos uma convidada especial para a aula inaugural de 2021: a professora Adriana Erthal Abdenur.
Ela é co-fundadora e Diretora Executiva da Plataforma CIPÓ (www.plataformacipo.org), um instituto independente dedicado a temas de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe. Integra o Comitê de Políticas de Desenvolvimento das Nações Unidas e, em 2021, acumula a posição de Senior Policy Fellow no Centro de Pesquisa em Políticas na United Nations University (UNU). Obteve seu doutorado em sociologia do desenvolvimento em 1996 pela Universidade Princeton (EUA). E o tema da aula não poderia ser mais central para a política internacional: "Perspectivas do multilateralismo - inovando na governança global climática". -
Centro Empreendedorismo FACAMP 2021
Apresentação sobre o Centro de Empreendedorismo, fluxo de trabalho e oportunidades para 2021 -
Relações de gênero e mercado de trabalho
RELAÇÕES DE GÊNERO E MERCADO DE TRABALHO é o primeiro evento aberto do Núcleo de Pesquisas de Economia de Gênero (NPEGen – FACAMP).
O evento tem como discutirá temas pertinentes às pesquisas recentemente publicadas pelo Núcleo, incorporando referências de importantes pesquisadoras sobre temas ligados ao pensamento econômico, Mercado de trabalho e políticas públicas sob perspectiva de gênero. -
O futuro do Direito e as carreiras públicas
Quer saber como serão as carreiras públicas no futuro?
O Coordenador do curso de Direito da FACAMP Álvaro Silva e o Professor e Desembargador Cláudio Pedrassi vão conversar sobre as tendências e seus impactos na formação dos alunos.
ACONTECE NA FACAMP
A Câmara dos Deputados aprovou, em 10 de fevereiro próximo, o projeto de autonomia do Banco Central do Brasil (BCB). O Projeto de Lei Complementar 19/2019 segue para sanção presidencial que, quando feita, tornará o BCB uma autarquia de caráter especial, pois não vinculada a nenhum ministério e com autonomia financeira, administrativa, técnica e operacional.
Diante da persistência da crise de COVID-19 na região de Campinas (98% de ocupação de leitos de UTI na cidade em 26/03/2021) e das mais recentes decisões das autoridades sanitárias estaduais (manutenção da Fase Emergencial do Plano SP), a FACAMP comunica que manterá as atividades acadêmicas apenas de forma remota ao menos até 02 de maio de 2021.
Este boletim tem por objetivo analisar os resultados do mercado de trabalho do 4º trimestre de 2020. Nesse período, a economia brasileira apresentou um crescimento de 3,2% em relação ao trimestre anterior.