Av. Alan Turing, nº 805 - Barão Geraldo – Campinas

O campo de trabalho

No mundo globalizado, o Marketing e a Propaganda tornaram-se poderosos instrumentos na disputa pela liderança de mercado. Por essas razões, a carreira do profissional de Propaganda e Marketing continuará em ascensão no século XXI. O profissional de Marketing orienta decisões estratégicas para o crescimento da empresa. A sua participação é crescente na concepção do produto, na formação de preço e é decisiva na construção e fixação da marca. É o profissional responsável por toda estratégia de comunicação da empresa e de suas marcas.

PROPAGANDA E MARKETING FACAMP
EMPREGABILIDADE: 98%

CONHEÇA NOSSO CURSO
A formação técnica de excelência é a base fundamental para o sucesso profissional no mercado de trabalho ou em seu próprio negócio. A FACAMP dá grande ênfase à prática Profissional dentro da escola, preparando o aluno para o estágio qualificado.

FORMAÇÃO COMPLETA EM MARKETING

Os conceitos e ferramentas da gestão de marketing, branding, as principais tendências do comportamento do consumidor e os fundamentos de pesquisa de mercado são estudados neste eixo. Os alunos tomam conhecimento de casos reais de ações de marketing no Brasil e no mundo e os discutem. Em suma, os conceitos debatidos em sala de aula são complementados pelos Laboratórios de Prática Profissional.

FORMAÇÃO COMPLETA EM PROPAGANDA

Os alunos aprendem as principais técnicas da comunicação publicitária moderna, da comunicação digital à propaganda nas novas mídias. Estudam a evolução da publicidade, a relevância das marcas e a crescente importância da comunicação digital na era das redes sociais. Além disso, estudam as relações entre a propaganda, as relações públicas e o marketing. Neste eixo, os alunos têm contato com uma agência de propaganda e a conhecem profundamente.

FUNDAMENTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS DA PPM

As disciplinas de humanidades, como Filosofia, História, Sociologia, Ciência Política, ampliam a capacidade de compreender o mundo e desenvolvem o espírito crítico do profissional. Essas habilidades são cruciais para quem interpretará as necessidades e os desejos dos consumidores.

VISÃO DE NEGÓCIOS: A EMPRESA NA ECONOMIA GLOBALIZADA

Estudo aprofundado das áreas de gestão de uma empresa e do cenário econômico que a envolve. O conhecimento integrado do mundo dos negócios permite ao profissional formular campanhas de propaganda e marketing eficientes.

DOMÍNIO DE LÍNGUAS

O domínio da língua materna é, hoje, um grande diferencial competitivo. E, sem o inglês fluente, é impossível alcançar empregos de qualidade.

DISCIPLINAS INSTRUMENTAIS

Uma sólida formação em tecnologia,  fotografia, rádio e TV é instrumento indispensável a um curso de Propaganda e Marketing de alta qualidade.

CENTRO DE EMPREENDEDORISMO

O Centro de Empreendedorismo, desenvolve as seguintes atividades:

  • estudo de casos reais;
  • debates mensais com empresários de sucesso;
  • cursos intensivos sobre inovação e criação de empresas;
  • discussão de negócios originais entre alunos, professores da FACAMP e empresários;
  • formulação de projetos de investimento;
  • apoio financeiro, jurídico, de marketing e contábil para as empresas criadas no Centro.

CRIATIVIDADE ATRAVÉS DA CULTURA

A FACAMP é pioneira na utilização do ensino de Artes e das Humanidades para o desenvolvimento da criatividade, uma exigência da sociedade que inova permanentemente.

DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS PESSOAIS

O desenvolvimento das potencialidades de cada um dos alunos é meta da FACAMP. O aprimoramento das competências pessoais exige turmas pequenas e diálogo permanente com os professores e coordenadores.
Na FACAMP, cada aluno é uma pessoa e não um número.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTERNACIONAL

A FACAMP conta com um inédito e exclusivo programa de educação internacional para todos os seus alunos fluentes em inglês. Desde 2016, cerca de 300 alunos, metade deles com bolsas de estudo, participaram da educação internacional na Alemanha, China, Inglaterra, Rússia, Itália, Canadá, EUA, Holanda, França e Coreia do Sul.

No Curso de Propaganda e Marketing, a Prática Profissional Avançada é desenvolvida:

  • Nos Laboratórios de Marketing e nos Laboratórios de Propaganda (do 1º ao 4º semestres);
  • Nas Oficinas de Prática Profissional (5º e 6º semestres);
  • Nas disciplinas práticas de Computação Gráfica, Comunicação Visual, Fotografia,
    Produção Gráfica e Produção de Rádio, TV e Cinema;
  • Nas Agências de Propaganda e Pesquisa de Mercado.

Nesses ambientes de Prática Profissional Avançada, o aluno desenvolve:

PRÁTICA PROFISSIONAL ON-LINE 

O aluno toma contato com as principais ferramentas de análise de dados de mercado e de comportamento do consumidor. Aplica, na prática, as mais avançadas ferramentas digitais para analisar o mercado e formular campanhas de sucesso nas redes sociais e no ambiente virtual. Em suma, o aluno aprende a interpretar resultados de Big Data, vivenciando o dia a dia das Agências de Propaganda e Pesquisa de Mercado.

PRÁTICA PROFISSIONAL OFF-LINE 

O aluno elabora e produz, nos modernos estúdios da FACAMP, campanhas de propaganda e marketing voltadas para as mídias tradicionais, como Jornais, Rádio, TV etc. Também na prática profissional off-line as Agências de Propaganda e de Pesquisa de Mercado são ambientes fundamentais para o aprendizado onde se elaboram campanhas completas para veiculação.

PESQUISA APLICADA PARA CONCLUSÃO DO CURSO 

Trabalho coletivo que resulta na formulação de uma estratégia de marketing e de uma campanha de propaganda para clientes reais.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO 

Depois do extenso treinamento profissional realizado dentro da FACAMP, o aluno está pronto para estagiar nas maiores empresas e agências do país.

FERRAMENTAS DIGITAIS

Harvard Business Publishing: Base de casos reais de marketing

Euromonitor: Base de dados sobre consumo no Brasil e no mundo, incluindo market share por empresas e tendências do comportamento do consumidor

Ferramentas de BIG DATA aplicadas ao marketing: IBOPE (Choice, Monitor Evolution, BDE Information, Media Workstation, Easy Media),  Google Analytics e Google Data Studio, Scoop.it, comScore
Ferramentas para criação de campanhas publicitárias digitais: AdWords, Facebook Ads, Instagram Ads, Spotfy Ads, Invision

Coordenadora

Profa. Dra. Juliana Fedak Sabbatini
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2610983353551441
Área de Atuação: Administração, Estratégia Empresarial, Marketing
Formação: Ciências Sociais (Unicamp, 1996)
Mestrado em Comunicação (UMESP, 2005)
Doutorado em Comunicação Social (USP, 2010)
email: juliana.sabbatini@facamp.com.br

Corpo Docente

Profª Drª Adriana Aparecida Quartarolla
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8790947708369232
Área de atuação: Língua Portuguesa, Prática de leitura e produção de textos.
Formação: Graduação (Bacharelado em Letras, UNICAMP, 1993)
Especialização (Aquisição da linguagem escrita, UNICAMP, 1994)
Doutorado (Linguística, Análise do Discurso, UNICAMP, 2017)

Prof. Dr. André Luis Dal Santo Kadow
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6481609383560502
Área de Atuação: Tecnologia, Inteligência Artificial e Novas Mídias
Formação: Graduação (Administração de Empresas, FPA, 1998)
Mestrado (Tecnologia, PUC-SP, 2013)
Doutorado (Tecnologia, PUC-SP, 2017)

Profa. Dra. Beatriz Freire Bertasso
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5671520923634672
Área de Atuação: Macroeconomia, Contabilidade Social, Economia Internacional
Formação: Graduação (Economia, Unicamp, 1991)
Mestrado em Economia (Esalq-USP, 2001)
Doutorado em Economia (Unicamp, 2012)

Prof. Dr. Bruno Bordeaux Rego
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8293964259749148
Área de atuação: Marketing de Relacionamento, Customer Relationship Management (CRM), Key Account Management (KAM), Criação de Valor para o Cliente; Métricas de Marketing.
Mestrado em Administração (UFRGS, 2015)
Doutorado em Administração (USP, 2016)

Profa Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos
cv Lattes: http://lattes.cnpq.br/2428733207583699
Área de Atuação: Marketing Estratégico, Marketing Internacional, Administração Estratégica, Educação, Gestão Educacional
Graduação: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, PUC-CAMPINAS, 2001
Pós Graduação: MBA em Marketing, ESPM – 2004
Mestrado em Administração, UNISAL – 2008
Doutorado em Educação, UNICAMP – 2016

Profa. Dra. Claudia Satie Hamazaki
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4036815406847233
Área de Atuação: Microeconomia
Formação: Economia (USP, 1994)
Mestrado em Economia (UFPE, 1997)
Doutorado em Economia (UFPE, 2003)

Profa. MSc. Daniela Sacuchi Amereno
CV Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138675P6
Área de Atuação: Mídia I; Laboratório de Publicidade e Propaganda
Formação: Graduação (Propaganda, Publicidade e Criação – Mackenzie, 1999)
Lato Sensu (Marketing -UNIP, 2003)
Mestrado (Artes Visuais – UNICAMP 2006).
Doutorado (letras – Universidade Presbiteriana Mackenzie – em andamento)

Prof. Dr. Fábio Caim Viana
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1252698376395769
Área de Atuação: Comunicação Comparada, Laboratório de Marketing, Comportamento do Consumidor.
Formação: Graduação (Publicidade e Propaganda, UAM. 1997)
Especialização (Teoria e Técnicas de Comunicação, FCSCL, 2000)
Especialização (Marketing, UAM, 2004)
Mestrado (Comunicação e Mercado, FCSCL, 2002)
Doutorado (Comunicação e Semiótica, PUC/SP, 2008)
Pós-Doutorado (Comunicação e Semiótica, PUC/SP, 2019)

Profa. Dra. Fátima Regina de Toledo Pinto
Área de Atuação: Marketing
Formação: Graduação (Economia, USP, 1994)
Mestrado (Administração, FGV-SP, 2000)
Doutorado (Antropologia Social, FFLCH-USP, 2012)

Prof. MSc. Fernando dos Santos Fraga
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9459203216023152
Área de Atuação: Fundamentos em Processos e Serviços, Planejamento em Controle de Produção, Fundamentos em Projeto de Engenharia
Formação: Graduação (Engenharia de Produção – Mecânica , UNIFEI, 2005)
Mestrado ( Production Systems, Högskolan i Jönköping. 2009)

Prof. MSc. Filipe Negrão
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1631547631753383
Área de Atuação: Design Gráfico
Graduação: Bacharelado em Design Gráfico. Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil, 2004
Pós-Graduação lato sensu: MBA em Gestão Estratégica. Faculdades de Campinas, FACAMP, Brasil.2012
Pós-Graduação lato sensu: Typeface Design. Cooper Union For The Advancement Of Science And Art, C.U.A.S.A., Nova Iorque, Estados Unidos. 2017
Mestrado (em andamento): Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Prof. Flavio Valverde Garotti
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3540764869985604
Área de Atuação: Computação Gráfica, Laboratório de Publicidade e Propaganda, Rádio e TV.
Graduação em Design (Faculdades de Campinas, 2006), Especialização em Formação de Professores para o Ensino Superior (Unip, 2010)
Mestrado no Instituto de Artes (Unicamp, 2014)

Profa. MSc. Gisele Silveira Valim Bertinato
CV Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4518785D6
Área de Atuação: Comunicação Visual; Fotografia
Formação: Graduação (Ciências, PUC Campinas, 1989)
Mestrado (Multimeios – UNICAMP, 2000)

Prof. Especialista Hildebrando Cândido Pereira Neto
Área de Atuação: Direção de Arte e Redação Publicitária
Formação: Graduação (Publicidade e Propaganda, PUCCAMP, 1992)
Especialista (Gerenciamento de Marketing, ESPM, 1995)

Prof. Dr. Lucas Jannoni Soares
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1301746906621019
Área de Atuação: História Moderna e Contemporânea
Formação: Graduação (História, USP, 1999)
Mestrado (História Econômica, USP, 2005)
Doutorado (História Econômica, FFLCH/USP, 2011)

Prof. Ms. Márcio Sampaio de Castro
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8479870737714929
Área de atuação: Jornalismo, Administração e Propaganda e Marketing, Assessoria de Comunicação
Formação: Graduação (Jornalismo, Fundação Casper Líbero, 1990)
Especialização em Teoria e Técnicas de Comunicação (Fundação Cásper Líbero, 2002)
Mestrado em Ciências da Comunicação (USP, 2006)

Prof. Esp. Marco Antônio Queiroz Fraga
CV Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259108E9
Área de Atuação: Computação Gráfica
Formação: Graduação (Tecnólogo em Marketing – Policamp, 2010)
Lato Sensu (Design Gráfico – SENAC, 2013)

Profa. Ma. Marilia Tunes Mazon
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2007283205475799
Área de Atuação: padrões de consumo, comportamento do consumidor
Formação: Graduação (Economia e RI, FACAMP, 2010)
Mestrado (Política Científica e Tecnológica, Unicamp, 2014)
Doutorado (Desenvolvimento Econômico, Unicamp, em andamento)

Profa. Dra. Renata Steffanoni Bernardes De Queiroz
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9958447501085227
Área de Atuação: Marketing, Laboratório e Marketing, Estratégia Empresarial
Formação: Graduação (USP, Economia, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, 1998)
Especialização (Capacitação Gerencial, FIA, 2003)
Mestrado (USP, Administração, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, 2007)
Doutorado (Ciências da Comunicação, USP, 2015)

Prof. MSc. Renato Luis Pereira dos Santos
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0670257657733932
Área de Atuação: Finanças
Formação: Administração (USP, 1994)
Mestrado em Administração (UFRGS, 2010)
Doutorado em Finanças (USP, em andamento)

Prof. MSc. Ruy Martins Sanches
CV: http://lattes.cnpq.br/8434104394134255
Área de Atuação: Criação e Redação Publicitária
Formação: Graduação (Publicidade e Propaganda, ESPM, 1981)
Mestrado (Comunicação, Anhembi – Morumbi, 2012)

Profa. MSc. Tania Santana Gandolfo
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0673472286884511
Área de Atuação: Psicologia
Graduação (Psicologia, PUC-SP, 1992)
Mestrado (Psicologia, PUC-SP, 1998)

Prof. Ms. Vitor Damiani
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2051250341441330
Área de atuação: Design, Fotografia, Comunicação Visual, Computação Gráfica
Formação: Graduação (Artes Visuais e Design, PUCCAMP, 2004)
Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie, 2016)

Total Disciplinas Obrigatórias: 5.040h
Total Optativas Trilha Publicidade e Propaganda: 252h
Total Optativas Trilha Marketing: 252h
Total para Graduação em Propaganda ou Marketing: 5.292h

1º semestre Carga Horária Créditos
Marketing I: Fundamentos 72 4
Comunicação em Língua Inglesa I 72 4
Comunicação em Língua Portuguesa I 72 4
Oficina de Leitura I 36 2
Comunicação Comparada 72 4
Demografia 72 4
Propaganda I: História da Propaganda 72 4
Computação Gráfica I 36 2
Laboratório de Publicidade, Propaganda e Marketing I 36 2
Padrões de Consumo I 72 4
Total Obrigatórias 612 34
2º semestre Carga Horária Créditos
Marketing II: Marketing e Comunicação Integrada 72 4
Comunicação em Língua Inglesa II 72 4
Comunicação em Língua Portuguesa II 72 4
Psicologia 72 4
Gestão de Empresas 72 4
Padrões de Consumo II 72 4
Laboratório de Publicidade, Propaganda e Marketing II 36 2
Computação Gráfica II 36 2
Propaganda II: Tendências da propaganda contemporânea 72 4
Fotografia 36 2
Total Obrigatórias 612 34
3º semestre Carga Horária Créditos
Marketing III: Marketing Digital 72 4
Comunicação em Língua Inglesa III 72 4
Comunicação em Língua Portuguesa III 72 4
Economia do Consumo 72 4
Sociologia do Consumo 72 4
Psicologia do Consumidor 72 4
Concorrência e Competitividade I 72 4
Laboratório de Publicidade, Propaganda e Marketing III 36 2
Computação Gráfica III 72 4
Propaganda III: Dinâmica de uma agência de publicidade e propaganda 36 2
Total Obrigatórias 648 36
4º semestre Carga Horária Créditos
Marketing IV: Trade Marketing 72 4
Propaganda IV: Prática de uma campanha completa 72 4
Comunicação em Língua Inglesa IV 72 4
Comunicação em Língua Portuguesa IV 36 2
Estatística 72 4
Produção de Rádio, TV e Cinema 72 4
Concorrência e Competitividade II 72 4
Comunicação Visual 72 4
Comportamento do Consumidor 72 4
Total Obrigatórias 612 34
5º semestre Carga Horária Créditos
Marketing V: Branding e Arquitetura de Marketing 72 4
Planejamento de Mídia Tradicional 72 4
Comunicação em Língua Inglesa V 72 4
Pesquisa Mercadológica I 72 4
Gestão Financeira 72 4
Oficina de Prática Profissional I 144 8
Teoria da Comunicação I 72 4
Oficina de Desenvolvimento de Competências Pessoais 36 2
Propaganda V: Big Data e Sistemas de Inteligência 72 4
Total Obrigatórias 684 38
6º semestre Carga Horária Créditos
Planejamento de Marketing I (Optativa para Trilha Marketing) 72 4
Tópicos Especiais de Marketing I (Optativa para Trilha Marketing) 72 4
Oficina de Prática Profissional II 144 8
Comunicação em Língua Inglesa VI 72 4
Temas Contemporâneos I: Globalização 72 4
Pesquisa Mercadológica II 72 4
Planejamento de Mídia Digital 72 4
Teoria da Comunicação II 72 4
Oficina de Preparação para Processos Seletivos 36 2
Tópicos Especiais de Propaganda I (Optativa para Trilha PP) 72 4
Direção de Arte e Redação (Optativa para Trilha PP) 72 4
Total Obrigatórias 540 30
Total Optativas Disponíveis 144 8
7º semestre Carga Horária Créditos
Planejamento de Marketing II (Optativa para Trilha Marketing) 72 4
Tópicos Especiais de Marketing II (Optativa para Trilha de Marketing) 36 2
Temas Contemporâneos II: O Brasil e a Globalização 72 4
Projeto Empresarial I 36 2
Trabalho de Conclusão de Curso I 144 8
Estágio Supervisionado I 360 20
Tópicos Especiais de Propaganda II (Optativa para Trilha PP) 72 4
Pasta e Portfólio Publicitários (Optativa para Trilha PP) 72 4
Total Obrigatórias 612 34
Total Optativas Disponíveis 144 8
8º semestre Carga Horária Créditos
Produção Gráfica 72 4
Tendências da Cultura Contemporânea 72 4
Projeto Empresarial II 36 2
Trabalho de Conclusão de Curso II 180 10
Estágio Supervisionado II 360 20
Tópicos Especiais de Comunicação (optativa) 72 4
Linguagem Libras (optativa) 36 2
Total Obrigatórias 720 40
Total Optativas Disponíveis 108 6
Quer conhecer melhor o Curso de propaganda e marketing?
CADASTRE-SE

Receba mais informações!
Não mandamos spam :)

facamp

Youtube FACAMP

ACONTECE NA FACAMP

bcb
13 abr: A autonomia do BCB: muito barulho por nada

A Câmara dos Deputados aprovou, em 10 de fevereiro próximo, o projeto de autonomia do Banco Central do Brasil (BCB). O Projeto de Lei Complementar 19/2019 segue para sanção presidencial que, quando feita, tornará o BCB uma autarquia de caráter especial, pois não vinculada a nenhum ministério e com autonomia financeira, administrativa, técnica e operacional.

covid300321
30 mar: Comunicado COVID-19 Nº 2 de 2021

Diante da persistência da crise de COVID-19 na região de Campinas (98% de ocupação de leitos de UTI na cidade em 26/03/2021) e das mais recentes decisões das autoridades sanitárias estaduais (manutenção da Fase Emergencial do Plano SP), a FACAMP comunica que manterá as atividades acadêmicas apenas de forma remota ao menos até 02 de maio de 2021.

mercadodetrabalho
30 mar: Boletim mulheres no mercado de trabalho – 4º trimestre de 2020

Este boletim tem por objetivo analisar os resultados do mercado de trabalho do 4º trimestre de 2020. Nesse período, a economia brasileira apresentou um crescimento de 3,2% em relação ao trimestre anterior.

× Olá! Como podemos ajudar?